Um lema que é consenso em diversas áreas de atuação é que não dá para agradar a todos, muito menos ser perfeito. É por isso que bordões como “Se for bom e barato, não vai ser rápido. Se for barato e rápido, não vai ser bom. Se for bom e rápido, não vai ser barato” fazem tanto sentido.
Entretanto, mesmo com tantos exemplos ao redor do mundo, ainda existem pessoas que acreditam em fórmulas mágicas vendidas por aí e elas só descobrem que o barato sai caro após o fracasso de uma campanha ou projeto.
Aplicação no marketing digital
É muito comum vermos gurus do marketing vendendo cursos, consultoria e outros serviços com a promessa de resultado em curto tempo e com investimento extremamente baixo. Infelizmente, boa parte dessas promessas não passam de uma versão do “emagreça 20kg em 5 dias” aplicada ao marketing.
Claro que existem maneiras de alcançar números expressivos no curto prazo, mas normalmente isso custa caro ou não é tão bom quanto prometido.
Bom e barato
Um bom exemplo de serviço bom e barato dentro do marketing é a aplicação de estratégias orgânicas para sites e redes sociais. É um serviço barato do ponto de vista financeiro, mas exige tempo, estudo e dedicação para atingir resultados.
Você precisará nutrir sua audiência com conteúdo de qualidade, captar os leads, qualificá-los e e só então tentar oferecer um serviço ou produto de acordo com a necessidade detectada.
Barato e rápido
Por outro lado, existem diversos serviços que vendem seguidores no Instagram. Algumas pessoas compram os famosos 10.000 seguidores para finalmente utilizar a funcionalidade de arrastar para cima, muitas até acreditam que conseguirão vendas com tal ação, mas na verdade elas só estão inflando a conta com robôs.
O que é mais interessante para o negócio: comprar 10.000 seguidores e não realizar vendas ou conquistar 200 seguidores no Instagram e realizar 3 vendas? Na minha visão a resposta parece bem simples.
Existe também o risco de você perder sua conta ao realizar ações desse tipo, pois o Instagram e outras redes sociais monitoram comportamentos anormais.
Rápido e bom
Para conseguir resultados rápidos e bons são necessários dois fatores: investimento em mídia e profissionais qualificados, ambos podem ser alcançados com dinheiro.
Um investimento mensal de R$ 10.000,00 + 15% para um profissional qualificado pode parecer muito para pequenos negócios, mas isso pode aumentar exponencialmente as vendas no curto prazo.
Ao contrário da solução anterior, são pessoas reais e qualificadas, pois todas estarão de acordo com o perfil definido pela empresa e especialista em marketing.
Quando o barato sai caro
Não é incomum encontrar “profissionais” que aceitam projetos sem contrato, pouco planejamento e baratos que abandonam os projetos.
Existem diversos riscos envolvendo serviços de má qualidade, como eventuais punições nas redes sociais, Google, Bing e até mesmo processos por utilização indevida de dados ou de recursos.
Por isso, antes de contratar um profissional, todo contratante deve:
- Ter conhecimento mínimo do trabalho que será prestado;
- Comparar preços com ao menos 2 outros profissionais do mercado;
- Definir a carga horária semanal e horário para atendimento;
- Realizar o planejamento em parceria com o consultor ou prestador de serviço;
- Esclarecer e definir prioridades;
- Em caso de competências diferentes, buscar um profissional adequado. Exemplo: não utilizar o mesmo profissional para SEO, redes sociais, Ads e programação.
Se você ainda está em dúvida, conheça as melhores agências de SEO da atualidade e confira o artigo do Google explicando como escolher um SEO.