O processo de design de produtos e serviços é crucial para a criação de um produto bem sucedido. Nesse processo, a criação de um protótipo é um elemento chave para prevenir falhas e erros humanos, além de fornecer feedbacks antecipados.
Neste artigo, vamos abordar os diferentes tipos de protótipos, como o protótipo de papel, o protótipo funcional e o protótipo digital, e discutir a importância de cada um deles no processo de design de produtos e serviços.
O que é um protótipo?
Um protótipo é uma primeira versão de um produto, a versão teste. Ele é feito com o objetivo principal de aprimorar e melhorar a versão final do mesmo. Por exemplo, antes de criar um site, é preciso testar sua arquitetura, velocidade e clareza da informação, portanto, essa primeira versão é chamada de protótipo.
Naturalmente, quando uma empresa faz um protótipo, as chances de sucesso no lançamento do produto e no pós lançamento são mais altas.
Por que é importante no processo de design de produtos e serviços?
Os principais motivos de sua importância na criação de um produto é que ele previne falhas e erros humanos, além de feedbacks antecipados. Por exemplo, se um novo aplicativo é criado, mas tem um botão que não funciona direito em alguns tipos de celulares, os feedbacks dados a partir deste protótipo serão fundamentais para a melhoria e o sucesso no momento do lançamento.
Além disso, a prototipação ajuda a reduzir custos e tempo de produção, já que ao descobrir possíveis falhas, é possível evitar problemas antes da produção em massa, poupando materiais e tempo
Tipos de protótipos
O processo de prototipação pode ser similar, mas existem diferenças muito importantes entre os tipos de protótipos. Temos 3 tipos entre os mais comuns:
Protótipo de papel
Como o próprio nome já diz, esse tipo de protótipo pode ser criado com papel, caneta, lápis, borracha e caderno quadriculado. Ele é criado na forma de desenhos esboçados à mão da interface do produto.
Protótipo digital
Esse tipo de protótipo proporciona aos desenvolvedores do produto um modelo virtual, por meio de programas de computador, como por exemplo, o Adobe XD e o Axure. Essa categoria permite com que os desenvolvedores do produto vejam como os componentes funcionarão de maneira individual e depois de concluído.
Protótipo funcional
São feitos para imitar as funções do produto real o mais similar possível, mesmo que a estética mude na versão final. É utilizado para testar a usabilidade, desempenho e funcionalidade do produto.
Etapas da prototipagem
A prototipagem envolve várias etapas, desde o planejamento até a aprendizagem. Nessas etapas é possível testar e avaliar ideias e conceitos antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento do produto final. Existem ao menos 4 etapas indispensáveis para qualquer prototipação:
- Planejamento: nessa etapa é preciso definir o objetivo do protótipo e é nessa fase que se observa se estamos chegando perto do design final. Nesta fase, o ideal é que escolha um número de 5 a 8 participantes para verificar na prática. Com isso, será obtida uma curva com mais de 75% de aprendizado.
- Implementação: a partir do planejamento, essa é a etapa de agir e desenvolver de fato, o protótipo.
- Mensuração: essa é a fase da coleta de dados e feedbacks de todos os envolvidos para demonstrar o resultado.
- Aprendizado: fase de análise de tudo que foi assimilado e quais questões não foram bem feitas para uma próxima versão.
Conclusão
Como vimos no artigo, os protótipos são úteis para prevenir erros, obter feedbacks antecipados e evitar desperdícios. Nos dias atuais é importante que produtos, sejam eles físicos ou digitais, passem por essa etapa de aprimoramento para que seja possível oferecer a melhor experiência na versão final.
E aí? Gostou do artigo? Então, compartilhe com os amigos!