Todos falam sobre redes sociais mas nem todos sabem exatamente a melhor estratégia para usá-las. Se você se encaixa nesse grupo, é hora de aprender a fazer um planejamento para redes sociais e publicar seus conteúdos com o propósito certo. Veja como, agora!
Régua de ações para um planejamento de conteúdo perfeito
Independente do tipo de rede social ou a razão da criação do seu perfil, traçar uma forma para alcançar visualizações e seguidores deve ser sua primeira preocupação. Afinal, se você criou um perfil, é porque deseja ser notado, não é? Por isso, o planejamento para redes sociais, é a maneira que você terá de organizar as ideias para que sua empresa ou perfil cresça na internet. Siga os passos abaixo:
Objetivo
Geralmente todos os tipos de conteúdos se encaixam em uma dessas 4 finalidades: atrair, converter, engajar e interagir. Então, após entender perfeitamente qual é a intenção de cada conteúdo, passe para a próxima etapa.
Estratégia
Após definir quais são os objetivos dos conteúdos, pense em como fará para alcançá-los, este ato chamamos de estratégia.
Conteúdo
Depois disso é hora de pensar no conteúdo propriamente dito. Isso é, no que as pessoas verão de fato. Pode ser uma imagem, um vídeo, um formato específico, um tom de abordagem. Todas essas questões envolvem o conteúdo prático.
Canal
Agora, qual é a melhor rede social para postar este conteúdo? Isso funciona caso seu perfil tenha vários canais de comunicação. Mas se você optar por ter apenas uma rede social, todos os seus conteúdos serão destinados a ele.
Frequência
Pensado sobre o canal, identifique qual é a melhor frequência para repetir esse conteúdo por lá. Para te contextualizar sobre isso, o tema de 2018 da redação do Enem já revelava alguns dados importantes. Por exemplo: Cerca de 85% dos jovens de 18 a 24 anos usam a internet, enquanto que apenas 25% das pessoas com 60 anos acessam a web. Com base em informações como essa você pode entender como o seu público se comporta, quando e quanto deve mostrar os conteúdos para ele.
Investimento
A mídia paga, como chamamos o conteúdo impulsionado através de dinheiro, é uma forma de fazer seu conteúdo chegar a pessoas que possam se interessar por ele. Por isso, mesmo que você tenha uma boa audiência nos conteúdos orgânicos (os posts NÃO pagos), ela ainda não vai representar a taxa de engajamento total que você poderia ter. Já que nem todos os seus seguidores consumiram seu conteúdo. Para entender melhor o assunto veja aqui o que o Instagram explicou sobre seus algoritmos.
Resultado
Após postar e decidir se impulsiona seu post ou não, é hora de avaliar o resultado do seu trabalho. As redes sociais têm seus próprios painéis de análise onde você poderá entender melhor sobre a quantidade de seguidores X conversões X engajamento, etc.
De acordo com esses dados você poderá mensurar o que deu certo ou não a partir do retorno esperado, e assim vai direcionar os esforços e estratégias para o lugar correto.
Monitoramento
Depois de publicar o conteúdo lembre-se que é importante manter a interação com seu público. Por isso, monitore os comentários, curtidas e engajamento dos seguidores. Busque também responder aos comentários ainda na primeira hora de publicação para estimular o algoritmo das redes a entregar seu conteúdo.
Monte seu planejamento para redes sociais em uma planilha
Alguns também chamam essa planilha de calendário editorial. Mas sua função é simples e eficaz. Ele é responsável por organizar seus conteúdos, aqueles nos quais seus usuários devem ver.
Ele geralmente é pensado mensalmente ou trimestralmente, mas isso não é uma regra. O ideal é ao menos ter noção do que será publicado dentro de alguns dias, para que você não fique preso sobre o que postar no dia para o mesmo dia, nem sofra com imprevisto e acabe ficando sem postar.
Para isso, siga um modelo semelhante ao proposto abaixo e adapte o que for necessário:
Tema ou Assunto
Denomine o nome dos seus conteúdos em poucas palavras.
Canal
Escolha em quais redes sociais deve publicar cada conteúdo.
Formato
Agora escolha o formato que deve publicá-los, já que numa mesma rede social temos diversos tipos de conteúdos.
Objetivo
Pense no ponto que conversamos lá em cima. Seu conteúdo precisa se encaixar em pelo menos uma dessas 4 finalidades: atrair, converter, engajar e interagir.
Legenda
Pense numa legenda bacana que estimule a interação dos seus usuários.
Dia e hora
Agora pense em uma maneira de publicar seus conteúdos de forma que fiquem distribuídos por todo o período escolhido.
O resultado final pode ser um controle semelhante a esse:
Saiba mais sobre essa planilha de gerenciamento de redes sociais
Pronto, agora você já tem um planejamento para redes sociais e pode começar a pensar e produzir seus conteúdos com mais propósito.
Gostou das nossas dicas? Então encontre instruções como essa lendo outros artigos por aqui. Acesse Bluelinks e boa leitura!