Você sabe o que é uma persona, ou ainda, qual a diferença de persona para público-alvo?
A expressão “persona” é bastante utilizada no marketing digital para se referir ao que seria o cliente ideal, mas ainda é muito confundida com o conceito de público-alvo.
Sendo assim, vamos falar sobre as principais diferenças entre esses dois tipos de definição e como definir a sua persona.
O que é persona?
Conceitualmente, a persona pode ser entendida como um personagem criado com base nos dados da sua pesquisa de mercado, e claro, nos comportamentos do seu cliente ideal.
Por isso, antes da abertura de qualquer negócio, é essencial fazer a pesquisa de mercado, para assim identificar o comportamento dos clientes que você deseja atrair e criar estratégias direcionadas a esse público.
Ou seja, a criação da persona consiste, basicamente, em criar um perfil que liste as principais características do cliente ideal e lhe direcione em suas estratégias de negócio, sempre visando atender a necessidade desse cliente.
Sendo assim, para que você construa a persona da forma correta, você deve ter os seguintes pontos muito bem alinhados:
- Quem são os seus clientes;
- Hábitos de consumo;
- Profissão e formação;
- Hobbies;
- Maneira com a qual se comunicam, se usam muito as redes sociais e quais as mais utilizadas;
- Maiores necessidades, desejos e dores.
Ao saber todos esses detalhes, você já terá um perfil previamente traçado para assim direcionar o seu negócio e as suas estratégias de marketing.
Principais diferenças entre persona e público-alvo
Se você já trabalha com vendas ou tem conhecimentos de marketing, possivelmente já sabe o que é o público-alvo. Mas qual a diferença entre o público-alvo e a persona?
De modo geral, o público-alvo é a definição de um segmento de pessoas com características em comum que as empresas escolhem para direcionar as suas estratégias.
Pense no seguinte: qual seria o público-alvo de uma campanha de vestibular? Provavelmente, o público seria os estudantes do ensino médio, na faixa etária entre 16 e 20 anos, com renda familiar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.
Além disso, esse público está passando por uma fase de transição do ensino médio para a faculdade, dando os primeiros passos na vida profissional e em busca da sua própria independência.
Com base nessas informações, você irá criar as suas estratégias de marketing e campanhas, alcançando esse público e fazendo com que eles cheguem até você.
Já a persona possui um direcionamento muito mais assertivo e focado em uma “pessoa” específica, e não em grupo na totalidade. Ou seja, com a persona, você traça um perfil específico, lidando com as especificidades do consumidor.
Neste mesmo exemplo, podemos criar uma persona chamada Julia, jovem de 17 anos que mora com os pais e que está concluindo o ensino médio. Ela ainda está em dúvida de qual curso escolher e qual universidade, mas acompanha influenciadores da sua faixa de idade para entender o que fazer nesse período da vida.
Porque criar
Criar uma persona é essencial para ter estratégias mais assertivas, e claro, garantir que a comunicação seja muito mais efetiva, trazendo os resultados esperados.
Essa etapa da estratégia de marketing contribui para a definição dos conteúdos que devem ser produzidos, tal como o tom de voz da sua marca e o estilo do seu conteúdo.
Além disso, a persona pode lhe ajudar a desenhar as melhores estratégias de marketing, fazendo com que você tenha resultados efetivos.
Tipos de personas
Agora que você compreendeu o que é e a sua importância para o direcionamento das estratégias de marketing, vamos falar sobre os tipos de persona existentes e como elas funcionam.
Brand persona
Primeiramente, vamos falar sobre a brand persona, que é o perfil de audiência ou de consumidor que a sua marca deseja atrair.
Este tipo é bastante utilizado quando uma marca deseja um perfil mais humanizado e único, focado nos valores e visão de negócio e traduzindo-os por meio das estratégias de marketing.
Um dos exemplos mais efetivos e de sucesso desse tipo de persona é a Magalu, que é a assistente virtual do Magazine Luiza, que se comunica de forma personalizada e humanizada.
Buyer persona
A buyer persona é o perfil de consumidor ou comprador ideal, que é traçado com base nos comportamentos de consumo, demandas, desafios e objetivos desse consumidor, sendo a pessoa que irá consumir o seu produto ou serviço.
Sendo assim, a buyer persona é criada para direcionar as estratégias de negócio, e principalmente, de marketing, gerando assim um impacto positivo e aumentando as possibilidades de venda.
Ou seja, ela é traçada para compreender quais as preferências desse público e testar quais as melhores estratégias, compreendendo o comportamento do consumidor final.
E agora, como criar a sua persona de forma simples e objetiva?
Como criar a sua?
A criação da persona é algo muito particular de cada empresa, por isso, não existe uma receita pronta. Para facilitar esse processo, você pode seguir os passos a seguir:
- Colete os dados dos clientes através da pesquisa de mercado, definindo os objetivos e o público-alvo que será entrevistado, aplicando um questionário e conhecendo o perfil dos seus clientes;
- Aplique o questionário ou a entrevista, focando em aspectos como gênero, idade, escolaridade, rotina pessoal e profissional, dificuldades, redes sociais mais utilizadas e hábitos de compra;
- Analise os dados coletados, buscando compreender quais os padrões encontrados na pesquisa e identificando assim o perfil do seu público;
- Estruture a persona com base nas informações coletadas e tabuladas, fazendo com que ela tome forma por meio de um texto descrito e bem detalhado.
E claro, é importante que a sua equipe participe de todo o processo de criação, para eles estarem sempre informados e atualizados, tendo contato direto e sanando as dúvidas.
Entretanto, é importante lembrar que a criação da persona é um processo composto por fases e pode ser melhorado e mudando conforme a evolução da sua empresa.
Por isso, mais importante do que criar a persona é sempre monitorar os resultados das estratégias e verificar o quanto elas estão alinhadas, ou se é necessário mudar.
Conclusão
Persona e público-alvo são conceitos diferentes, mas que são importantes para a criação de estratégias de negócio e de marketing.
Contudo, é essencial compreender que ambos os conceitos são fundamentais, principalmente se você busca um melhor posicionamento de marca.
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