Com a expansão das redes sociais e mudança de comportamento das pessoas na internet, diversos segmentos passaram por mudanças. Um deles é o setor médico. Reuni dicas para você que é médico ou administra uma clínica, e deseja investir em marketing.
Marketing para médicos antes da internet
Quem nasceu até os anos 80 deve se recordar bem das propagandas na TV e rádio.
Os jornais impressos tinham espaços disputados ferozmente por empresas de diversos segmentos. Revistas reservavam páginas e mais páginas para divulgar um novo tratamento médico ou cirurgia. Rádios com inúmeros spots e exclusividades com gravadoras. Comerciais de TV com sacadas geniais e jingles marcantes.
Mercados similares ao Spotify, Netflix, agregadores de notícias e blogs sempre existiram. Entretanto, podemos notar uma grande diferença entre o modelo anterior e o atual.
A comunicação antes da internet era unilateral. As empresas criavam um material, distribuíam e aguardavam o retorno da campanha.
Hoje, com a internet, a comunicação não é apenas bilateral (empresa x cliente), chegamos ao ponto da comunicação multilateral.
Se um cliente reclama do seu serviço na internet, não é apenas você que vê, outros clientes, interessados, concorrente e fornecedores também vêem.
O jornal O Globo publicou um artigo retratando o papel da internet na publicidade.
Por que investir em marketing digital?
Um relatório publicado pela agência Zenith apontou que o consumo de internet deve uppassar o da TV ainda nesse ano (2019). As pessoas passarão em média 170,6 minutos na web enquanto o tempo em frente às TV não deve passar a média de 170,3 minutos.
Segundo o We Are Social, 70% da população brasileira têm acesso à internet. Desses, 66% utilizam redes sociais. O número é crescente. Somente nesse ano, o uso da internet teve um aumento de 7,2%.
Confira outros dados:
Além do crescimento e presença constante dos usuários, o custo para anunciar na internet também é atrativo.
Enquanto o valor de investimento para anunciar no jornal Estadão, por exemplo, varia entre R$ 1.414,00 e R$ 574.704,00, o investimento em marketing digital pode ser R$ 0,00. Isso mesmo. É possível divulgar seus serviços sem custo, algo impensável há 20 anos atrás.
Para quem deseja retorno imediato ou não possui tempo para produzir material, existe uma maneira mais parecida com a tradicional, os anúncios no Google, Bing e redes sociais.
Por onde começar?
Para iniciar um trabalho de marketing digital, assim como qualquer outro de publicidade, é necessário entender melhor sobre o próprio negócio. Analisar pontos fracos e fortes da empresa, serviços que pretende divulgar, problemas que os clientes enfrentam e muitos outros.
Conheça seu público
Já mencionei em outro artigo que um dos principais motivos do fracasso é o planejamento mal feito.
Veja o trabalho realizado por concorrentes, pergunte aos clientes e veja o que atrai mais atenção. Saiba com quem está se comunicando.
Redes sociais para médicos: vale a pena?
O trabalho de divulgação e comunicação em redes sociais é um ponto-chave para quem deseja conversar melhor com o público sem investir imediatamente.
Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn permitem a publicação de conteúdo de forma gratuita e simplificada, até mesmo para quem não está acostumado a lidar com ferramentas da internet.
Agora aquele levantamento de informações do seu público ganha a vez. Se os potenciais clientes são jovens, pode ser interessante trabalhar com o Instagram. O Facebook para pessoas em uma faixa de 35-44 anos. LinkedIn para gestores e empreendedores, por aí vai.
Como acelerar o crescimento
O ganho de seguidores e curtidas dentro de cada uma das redes sociais é gradual. À medida que produz conteúdo de qualidade, mais pessoas curtem e compartilham e mais aquele conteúdo é visto, entretanto, existem formas de agilizar o crescimento da página ou perfil. As mais comuns são:
- Impulsionamento de posts (posts patrocinados);
- Sorteios;
- Divulgação com influencers.
Essas três formas devem ser feitas de maneira segmentada e planejada, otimizando os resultados.
Atenção: Não compre seguidores. Além de infringir regras das redes sociais, o perfil ficará com inúmeros perfis fantasmas, não terá interação e seus números ficarão mascarados, atrapalhando a mensuração de resultados.
Site
As redes sociais são ótimas para divulgação, mas é bom se atentar às mudanças de algoritmo, disponibilidade do serviço e cogitar um possível abandono por parte do público, como o do Orkut. Por isso é importante ter um site próprio e trazer o leitor para algo que está sob controle total.
Outro ponto importante para se ter um site é a credibilidade, principalmente para médicos. O site serve para demonstrar diferenciais e explicar melhor sobre algum tratamento, sem limitação de caracteres.
Links patrocinados
Para quem deseja retorno imediato, existe a opção de anunciar no Google e Bing. De forma bem resumida: você vai pagar para aparecer. Quanto mais paga, maior é a chance de aparecer.
Mesmo sendo uma estratégia do tipo “pagar para aparecer”, o Ads (ou Adwords) também precisa de estratégia e depende de um site otimizado para trazer retorno.
Blog
Mais uma alternativa sem custo, dessa para quem já possui um site.
Os blogs pessoais foram muito populares entre 2007 e 2012, mas caíram em desuso com a expansão das redes sociais. Hoje, os blogs são profissionais e servem mais como uma ponte de comunicação entre uma empresa e seus consumidores.
É de extrema importância para quem deseja educar o público a respeito de procedimentos e serviços prestados.