O last mile trata-se de uma etapa dentro do processo de distribuição das empresas que é considerada a mais complexa de todas.
Ela envolve diferentes variáveis que poderão acabar impactando em sua maior ou menor eficiência. Além disso, esse impacto também gera problemas no relacionamento da empresa com o cliente, que está esperando ansiosamente pelo seu produto.
Neste artigo, iremos falar mais sobre essa etapa e como fazer para você conseguir otimizar a sua operação logística.
O que é last mile
O termo last mile, em português “última milha”, trata-se da etapa final do transporte pelo qual um produto tem que passar até o momento de chegar nas mãos do consumidor final.
Um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral mostrou um potencial de market share de canais online de mais de 48 bilhões de reais, sendo que boa parte dessas oportunidades são exploradas por grandes varejistas e empresas especializadas no last mile.
Isso ocorre porque dentro dos custos com a logística, mais de 55% deles ocorrem a partir no last mile, ou seja, o transporte dos produtos das empresas para seus clientes gera um custo maior que todo o resto da logística.
Qual a importância do last mile?
A última etapa do processo de logística é o mais importante porque é ele o responsável principal por garantir a satisfação dos seus clientes.
Quando essa etapa não é feita adequadamente, pode ocasionar atrasos no pedido, produtos danificados e outros problemas, o que afeta negativamente a reputação da sua empresa perante os consumidores.
Ao oferecer um ótimo last mile, a empresa garante que os clientes ficarão mais satisfeitos e aumenta bastante a chance de fidelização dos mesmos.
Por outro lado, caso você não faça um bom processo na última etapa, há um grande risco de que os clientes fiquem com uma má impressão da empresa ou até mesmo abram reclamações.
Problemas comuns no last mile
É muito importante conhecer quais são os problemas mais comuns que podem acontecer no last mile, porque isso ajudará você a conseguir contorná-los e garantir uma maior satisfação aos seus clientes.
Como essa é uma etapa de transporte, então alguns problemas que podem acontecer ao longo dela são:
- Distância da empresa ou depósito até o local de entrega;
- As condições da via que será percorrida pelo veículo de transporte;
- Possíveis avarias do produto que podem acontecer ao longo do trajeto;
- Ocorrências de furtos e, principalmente, roubos;
- A forma como o motorista dirige o veículo.
Todos esses são fatores que impactam cada entrega e variam de uma para outra, por isso é preciso estar preparado para todos eles.
É importante que se invista uma grande soma de recursos para fazer a gestão de todas essas variáveis de maneira eficaz e assim se possa cumprir aquele prazo de entrega que você estabeleceu ao cliente.
Por outro lado, nem toda empresa pode investir alguns valores mais altos para a última etapa, pois isso vai deixar o frete mais caro e fará o cliente desistir da compra.
A seguir, você verá algumas dicas importantes que lhe ajudarão a otimizar a última etapa de entrega do produto ao cliente.
Como otimizar o Last Mile
Com essas dicas, você vai poder tornar essa última etapa mais rápida e menos propensa a erros, mas sem encarecer o processo total. Veja quais são elas!
Analise todo o processo de entrega
Antes de você começar a tomar as decisões, é preciso fazer uma análise completa de todo o processo de entrega, como é o caso de quais rotas vão ser usadas.
Isso ajudará, inclusive, a manter os seus clientes bem informados sobre os produtos que estão esperando receber.
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Invista em tecnologia (TMS)
A segunda dica de como otimizar o processo de last mile é investir em tecnologia.
Como são várias as atividades dentro do processo de logística que as empresas precisam se atentar, então elas devem ser bem geridas e um controle mais próximo é essencial.
Assim, a tecnologia para realizar a gestão de fretes, como a TMS (Transportation Management System), um sistema para gestão de transporte que é muito completo ao reunir diferentes dados dentro de uma interface totalmente integrada, que ajuda a mostrar as operações de logísticas e transporte da empresa.
Esse tipo de ferramenta é muito importante por ajudar a reduzir muito os custos nas etapas de transporte, incluindo a last mile.
Faça entregas agendadas e planejadas
As entregas, para que elas possam ser as mais eficientes possíveis, devem ser muito bem agendas e planejadas para que atenda ao prazo estipulado ao seu cliente.
Normalmente o cliente tem a expectativa de receber a encomenda na data que foi estabelecida ou até mesmo alguns dias antes.
O planejamento faz uma diferença enorme dentro da etapa last mile, de modo que a entrega seja eficiente em seguir com o que se espera dela.
Isso quer dizer que você deve considerar, usando a tecnologia a seu favor, fatores que podem atrasar a entrega, como o trânsito daquela região ou ainda o intervalo ou janela de entrega.
Melhore a malha de distribuição
A malha de distribuição deverá ser melhorada se o seu objetivo é otimizar toda a operação logística e evitar problemas no momento da entrega.
O investimento que você deve fazer nessa malha permitirá que todos os produtos estejam muito mais próximos dos seus clientes, o que reduz bastante o tempo da entrega e os custos com ela.
Conclusão
Como você viu, o last mile é uma etapa extremamente importante da logística de qualquer empresa e por isso mesmo ela precisa ser bem conhecida para garantir bons resultados.
Neste texto, você conheceu mais a respeito de como fazer para otimizar a operação de logística da sua empresa, potencializando essa última e essencial etapa.
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Gostou do artigo de hoje sobre o que é o last mile?