Google Shopping: conheça a vitrine de produtos do Google

Google Shopping

Dentre todas as formas de anunciar produtos e serviços disponíveis pelo Google no Brasil, o Google Shopping é uma excelente opção para e-commerces venderem de forma prática e dinâmica.

Se você ainda não sabe o que é o Google Shopping e como funciona, fique com a gente. Vamos te contar todos os detalhes e como montar uma campanha de sucesso.

O que é o Google Shopping

Criado para comparar preços e exibir produtos de milhares de lojas virtuais aos usuários, o Google Shopping permite a possibilidade de procurar o produto que deseja diretamente pelo método de pesquisa.

O funcionamento é simples e direto: ele exibe produtos que sejam relevantes para a pesquisa feita pelo cliente, sendo o canal com o consumidor final. Ao analisar o termo pesquisado, o Google oferece a relação de lojas que oferecem o produto procurado, preço, disponibilidade e os comentários de usuários sobre aquele bem.

Ao clicar, o usuário é direcionado para a página do anunciante, onde poderá concluir a compra normalmente.

Essa é a parte simples da plataforma, vamos entender agora o funcionamento e como se cadastrar.

Como funciona o Google Shopping

Sua usabilidade é simples. Vamos dar um exemplo.

Suponhamos que você esteja pensando em comprar uma TV 4K para sua casa. Naturalmente, você irá até o Google para pesquisar sobre este modelo.

A SERP exibe os resultados da pesquisa e os itens do shopping com a ofertas de produtos que possuem o termo de pesquisa e exibe:

  • Foto de produto;
  • Nome;
  • Preço;
  • Nome da loja;
  • Reviews de usuários.

Como para incluir sua loja no Shopping

A criação de conta do e-commerce dentro do Google Shopping é feita de forma simples: basta ter uma conta do Google e criar uma campanha dentro da plataforma.

A partir desse momento, você provavelmente precisará do auxílio de um desenvolvedor, pois será necessário  criar um feed, um arquivo em XML com dados dos produtos do seu site que atualiza automaticamente os dados dos produtos, como fotos, preços e dados.

Depois da criação do feed, basta submetê-lo ao Google Merchant Center e seus produtos serão processados e exibidos no Google Shopping.

Além disso, algumas plataformas, como o Mercado Shops, permitem a ativação do recurso Shopping diretamente pelo painel administrativo.

Em outubro de 2020, o recurso de listagens gratuitas foi liberado no Brasil, ou seja, você não precisará pagar para aparecer na aba Shopping.

Conclusão

Hoje, é quase impossível pensar em não ter o e-commerce da sua loja e vender os seus produtos por meio do Google Shopping.

O cadastro em uma plataforma de vendas, como o Google Shopping e Instagram Shopping é fundamental para aumentar o tráfego dentro do seu site e converter em vendas com mais praticidade ao exibir junto com os resultados da rede de pesquisa.

Enquanto isso, queremos saber a sua história com o Google Shopping. Suas vendas aumentaram com seus produtos aparecendo nas pesquisas? Compartilhe esse artigo nas redes sociais com o seu resultado.

Até a próxima!