Os anúncios estão presentes em praticamente todos os sites disponíveis na internet, sendo que a maioria dos proprietários monetiza o conteúdo por meio de ferramentas do Google, como o Adsense.
No entanto, do outro lado estão os anunciantes, estes possuem muitas outras ferramentas e uma delas possui muito destaque, a GDN. Confira neste texto o que é, os tipos de rede e como utilizar.
O que é o GDN?
GDN é sigla para Google Display Network, a Rede de Display do Google, é uma modalidade de anúncios que permite a veiculação em sites e aplicativos de terceiros que participam da rede de anunciantes do Google.
Na prática, a Rede de Display (GDN) aceita anúncios de imagens, vídeos, textos e rich media.
Diferença entre a Rede de Pesquisa e Rede de Display (GDN)
Os anúncios presentes na rede de pesquisa e rede de display são completamente diferentes, mas ao mesmo tempo complementares.
A rede de pesquisa é focada em pesquisas ativas por uma marca, produto ou serviço com base em palavras-chave digitadas no Google.
Já a rede de display é voltada para branding, retargeting ou para alcançar pessoas com interesses similares, mas que nunca pesquisaram pela empresa ou produto.
Os anúncios da rede de pesquisa em sua maioria são textos, mas também podem ser encontrados no formato de carrossel de produtos e outros formatos:
Enquanto os anúncios da rede de display podem ser encontrados em sites, apps e blogs parceiros do Google, como portais de notícia:
Opções de anúncios da Rede de Display do Google
Como mencionado anteriormente, a GDN permite anúncios em diversos formatos e cada um tem uma aplicação própria.
Anúncios de imagem
O formato mais tradicional da rede de display e também o mais simples de trabalhar, pois permite criar um layout com a identidade da marca em diversos tamanhos e exibir de acordo com o dispositivo de acesso do usuário.
Anúncios de vídeo
Os anúncios de vídeo são exibidos no Youtube e podem ser publicados no formato de Bumper Ads ou anúncios de 30 segundos.
Anúncios de rich media (mídia rica)
Apesar do nome incomum, rich media nada mais é que a veiculação de anúncios em formatos interativos, como carrosséis de produtos e animações.
Anúncios de texto
Os anúncios de texto são os menos atrativos, mas também os mais baratos para produção, mesmo assim é importante ser criativo e buscar formas de atrair o público.
Como criar uma campanha de Rede de Display no Google
Para criar uma campanha da rede de display, basta seguir o procedimento padrão do Google Ads:
- Acesse o Google Ads e crie uma conta se você ainda não tiver uma.
- Clique no botão “Novo Anúncio” e selecione “Rede de Display” como o tipo de anúncio que você deseja criar.
- Escolha um objetivo para o seu anúncio. Você pode escolher entre tráfego para o seu site, conversões, interações com o anúncio ou instalações de aplicativos.
- Selecione o público-alvo para o seu anúncio. Você pode escolher o local, o idioma, a idade e os interesses do seu público-alvo.
- Adicione os anúncios que deseja exibir. Você pode escolher entre anúncios em texto, imagem ou vídeo.
- Escolha os sites onde você deseja exibir os anúncios. Você pode escolher sites específicos ou permitir que o Google exiba seus anúncios em qualquer site da Rede de Display que atenda aos critérios de segmentação definidos.
- Defina o orçamento diário para o seu anúncio. Isso determina quanto você está disposto a gastar por dia com o anúncio.
- Clique em “Criar Anúncio” para finalizar o processo de criação do anúncio.
É importante verificar se as tags do Google Ads, como a tag de remarketing e conversão, estão instaladas corretamente.
Agora que você já conhece o que é a rede de display, diferenças comparada com a rede de pesquisa e como criar um anúncio, chegou a hora de compartilhar esse conhecimento com os colegas de trabalho, só assim saberemos se o artigo é relevante.
Até a próxima!