O dropshipping é considerado por muitos, na atualidade, como uma das formas mais fáceis de iniciar um e-commerce.
Por meio desse modelo de negócio é possível vender sem precisar ter um estoque, o que é ideal para aquelas pessoas que estão apenas começando um negócio do zero e não têm muitos recursos para investir.
Para conhecer tudo sobre essa modalidade de e-commerce, não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O que é dropshipping
O dropshipping, como dito, trata-se de um modelo de e-commerce bastante específico onde a pessoa atua como um intermediário nas vendas feitas através da internet.
Essa é uma enorme vantagem porque o vendedor não precisa manter o estoque dos produtos comercializados em sua loja virtual e nem fazer o envio aos clientes, isso fica a cargo das empresas fornecedoras.
Como nesse modelo de e-commerce não há a necessidade de armazenar o estoque, seus custos com estrutura física são praticamente nulos. Além disso, todo o processo logístico também fica por conta do fabricante.
Em outras palavras, o lojista fica responsável somente pelo processo de aquisição de clientes até a loja virtual, gerenciamento de pedidos, repasse à empresa fornecedora juntamente com os dados dos clientes e cobrança.
O lucro do vendedor fica em reter, no valor cobrado pelo produto, a sua parcela ou porcentagem do preço da venda, o que ajuda a sustentar esse modelo de negócio.
Por esses motivos, o vendedor precisa encontrar fornecedores de confiança que garantam o envio dos produtos aos clientes e que assumam prejuízos com quaisquer defeitos de fabricação.
Como funciona o dropshipping na prática
O funcionamento do dropshipping é bastante simples e fácil de entender, baseando-se nesses passos:
- O cliente acessa a sua loja virtual, escolhe os produtos (entre aqueles disponíveis no site) e faz seu pedido online;
- O lojista recebe o pedido feito pelo consumidor e envia a ordem de compra para seu fornecedor, este irá separar os produtos da encomenda;
- Antes desse repasse, o vendedor tira sua porcentagem de lucro sobre o valor da venda;
- Após separar os pedidos, o fornecedor faz a entrega usando os dados dos clientes enviados pelo vendedor, enviando-o por correios ou transportadora.
Dropshipping é ilegal?
Uma dúvida que muitas pessoas que desejam começar a trabalhar com essa modalidade de negócio possuem é sobre a legalidade desse modelo de negócio.
O que acontece é que há uma sobre o assunto, já que muitos vendores obtém lucro com a venda e não há o pagamento dos impostos, o que é conhecido como descaminho fiscal (essa prática, sim, é ilegal no país).
Entretanto, o que você deve ter em mente é que esse modelo de negócio não possui essa finalidade. O dropshipping, inclusive, é totalmente de acordo com as leis brasileiras, e a maior prova disso é que grandes marcas usam desse processo de vendas.
O lojista ou vendedor que resolver trabalhar com essa modalidade de e-commerce deverá regularizar através do pagamento dos impostos de cada ganho obtido com as vendas, para não ficar na ilegalidade.
Vantagens e desvantagens
O dropshipping, como qualquer outra modalidade de negócio virtual ou físico, possui suas vantagens e desvantagens.
É importante que você conheça tudo sobre elas para poder definir se irá ou não trabalhar com esse tipo de negócio.
As principais vantagens de atuar com esse modelo de e-commerce são:
- Custos reduzidos: por não precisar gerenciar estoque e nem fazer o envio das encomendas aos clientes, você irá ter uma enorme redução dos custos, principalmente os iniciais, o que é muito importante para empreendedores que estão começando;
- Maior variedade de produtos: como você não precisará comprar produtos e colocá-los em estoque para vendê-los, então isso amplia a variedade de itens que poderão ser vendidos e isso aumenta mais as chances de lucro;
- Possibilidade de trabalho remoto: sem que haja a necessidade de ter estoque físico, você não irá necessitar de um local de trabalho que seja fixo, por isso há uma maior possibilidade de trabalhar de maneira remota, tudo o que será preciso é um computador e uma ótima conexão de internet;
- Atendimento amplo para clientes pelo país: quando você possui um negócio virtual que não precisa de estoque físico e toda a transação pode ser feita online, isso amplia as possibilidades de vender para clientes de todo o Brasil.
E em relação às desvantagens de optar pelo dropshipping, existem algumas que precisam ser citadas:
- As barreiras alfandegárias podem ser um problema: no caso de você trabalhar com um fornecedor internacional, lembre-se de que há o risco de que os produtos fiquem presos na alfândega, ao entrar no país, o que vai gerar enormes custos sobre o preço do produto e tirar todo seu lucro;
- Alta competitividade: tenha em mente que o mercado encontra-se cada vez mais concorrido e você irá precisar esforçar-se para poder se diferenciar dos concorrentes, garantindo mais vendas;
- Margem de lucro ainda menor que o varejo: o varejo já é conhecido por possuir baixas margens de venda, mas vale ressaltar que esse modelo de e-commerce traz lucros ainda menores, com um margem média de 30%, ou seja, dependendo do tipo de produto será necessário vender em grandes volumes.
Como começar a lucrar com dropshipping
Agora que você já conhece tudo sobre o que é dropshipping, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens, vamos entender como começar a lucrar com esse modelo de negócio.
#1. Defina o tipo de produto que deseja vender
A primeira coisa que você precisa fazer para trabalhar com esse modelo de e-commerce é definir em qual nicho de mercado pretende atuar e os produtos que irá vender.
Você precisa entender exatamente o que o seu público precisa para garantir que irá oferecer aquilo que essas pessoas pretendem comprar, garantindo assim uma maior chance de lucratividade.
Além disso, opte sempre por um nicho dentro do qual, além de ser lucrativo, você identifique-se e goste, o que ajuda bastante a ter maior satisfação em seu trabalho.
#2. Encontre fornecedores de dropshipping
Os fornecedores possuem um papel crucial dentro do sucesso ou não de um negócio dessa modalidade, por isso você precisa encontrar ótimos parceiros.
Eles irão ajudar a trazer um nível maior de satisfação em relação ao serviço que os clientes estão recebendo, garantindo a empresa de produtos de alta qualidade e que os prazos serão cumpridos.
Faça uma pesquisa ampla sobre a reputação das empresas, confira fábrica ou galpão e dados cadastrais para garantir que você não acabará se prejudicando de alguma forma no negócio.
Uma dica interessante é analisar os possíveis concorrentes e tentar identificar a origem das mercadorias. Às vezes até mesmo efetuar a compra em um deles pode facilitar esse processo, bastando apenas conferir a origem do material na embalagem de envio.
#3. Crie um e-commerce
O terceiro passo é criar o seu e-commerce através da escolha da melhor plataforma para desenvolvimento da sua loja virtual.
Existem diversas plataformas de e-commerce entre as quais você pode escolher para criar seu negócio, que são:
- WooCommerce;
- PrestaShop;
- Nuvemshop;
- Magento;
- OpenCart.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça as principais plataformas de e-commerce aqui!
#4. Venda em outros sites
Caso você assim deseje, há a possibilidade de vender usando plataformas de marketplace já famosas no mercado.
Algumas das opções que ajudarão a trazer muitas oportunidades de vendas são:
- Amazon;
- Mercado Livre;
- Shopee.
Leia também: Vale a pena vender na Shopee?
Conclusão
Como você viu, o dropshipping é um modelo de negócio interessante para quem quer começar empreender, mas que possui poucos recursos para isso, mas não é um mar azul como muitos pensam. Assim como outros negócios, é preciso se planejar e montar estratégias para não sair no prejuízo.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é o dropshipping? Confira outras dicas aqui no blog!