O ano de 2020 colocou em evidência a importância do marketing digital para todas as empresas, independente de tamanho e investimento. Apesar de as barragens para entrada no online terem diminuído, muitas pessoas ainda acreditam que é necessário investir muito para conseguir vender.
Aqui no Blog já existem artigos desmistificando o mercado de SEO Local, com a utilização do Google Meu Negócio para o Google Maps e também como otimizar o perfil do Google Meu Negócio, mas existe uma outra ferramenta muito importante para o comerciante local: a ferramenta de criação de sites do Google.
Por que criar um site no Google Meu Negócio?
Existem diversas formas de criar um site, algumas mais burocráticas e técnicas, outras mais simples e baratas, mas todas possuem uma mesma necessidade: você precisará inserir e atualizar informações.
No entanto, se optar por contratar um serviço para desenvolvimento de site com conteúdo, prepare o bolso! Um site profissional normalmente custa entre 3 e 20 mil reais, dependendo da necessidade da empresa pode até ultrapassar esse valor.
Se essa não é a sua realidade, saiba que existem ferramentas gratuitas que permitem criar um site gratuitamente:
- Loja Integrada – plataforma de e-commerce simples, grátis e intuitiva;
- WordPress.com – versão online, gratuita e mais simples da maior plataforma de blogs, o WordPress;
- Wix – o criador de sites mais popular, principalmente pelos recursos interativos;
- Webnode – plataforma que permite criar blog ou loja virtual;
- E o mais simples de todas essas opções: o Google Sites.
O Google Sites é uma ferramenta do Google que é totalmente integrada ao Google Meu Negócio, ou seja, diferentemente de todas as outras opções da lista, você não precisará cadastrar as informações se já tiver um perfil no Google Meu Negócio.
Além disso, a ferramenta permite a inserção das avaliações postadas pelos usuários, bem como fotos e informações de negócio como telefone, e-mail e horário de atendimento.
Como criar um site pelo Google Meu Negócio
O primeiro passo é definir o que é ofertado pela empresa, seus valores e quais são os serviços mais buscados pelos atuais clientes. Se essas informações já estão separadas, siga os passos abaixo:
- Acesse o seu perfil na plataforma por meio do endereço https://business.google.com/;
- Navegue pelo menu lateral e localize a opção “Site”. Nesse momento o Google criará o primeiro rascunho com base nas informações existentes;
- Interaja com o conteúdo que ele gerou. Existe alguma informação errada? Basta clicar e editar. Aproveite para escolher uma boa paleta de cores.
- Após finalizar a edição, escolha um endereço para o site. Por padrão, o endereço será algo parecido com meusite.negocio.site. Se você quiser um domínio pago, como www.bluelinks.com.br, pode adquirir por aproximadamente R$ 50,00, mas não é obrigatório;
- O quinto e último passo é a publicação. Após isso, já será possível divulgar o site nas redes sociais, anúncios, Whatsapp e muitos outros lugares.
É importante que mesmo após a criação do site, as informações sejam atualizadas por meio do perfil no Google Meu Negócio. Publique ofertas, novidades, mudanças de horário, inclua e/ou remova serviços e ofereça sempre o melhor atendimento, dessa forma as informações publicadas pelos clientes serão sempre positivas.
Boa sorte e até o próximo texto!