Em algum momento da vida, você já deve ter se deparado com um texto que lhe influenciou a comprar algo ou a tomar alguma atitude. Se sim, você teve um primeiro contato com o copywriting.
De modo geral, é uma das estratégias de marketing voltada para a atração e para vendas, utilizando a escrita como meio principal de comunicação.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo até o final.
O que é copywriting?
Antes de falarmos sobre o que é o copywriting, vamos falar sobre a importância e as origens de uma escrita persuasiva.
No mundo do marketing, a escrita tem o objetivo de convencer e atrair as pessoas para os fins desejados, seja a compra de um produto ou serviço, ou até mesmo o compartilhamento de ideias.
Nesse sentido, o copywriting é o meio para alcançar esse público de forma assertiva através da escrita, nos mais diversos formatos.
Ou seja, ele consiste na produção de textos construídos para levar o público a tomar uma decisão, seja para fazer parte da lista de leads ou induzi-los a realizar a compra de um produto ou serviço.
Além disso, o copywriting também possui um papel persuasivo, utilizando de gatilhos mentais para despertar quem está lendo o texto a tomar uma ação.
Contudo, não podemos confundir esse tipo de conteúdo com a redação publicitária, pois ela possui um apelo muito mais sutil, com anúncios muito mais suaves do que o copywriting.
Para você compreender melhor, vamos demonstrar com exemplos como funciona o copywriting na prática, trazendo exemplos de grandes marcas do mercado.
Exemplos
Trouxemos aqui 03 (três) exemplos práticos de copywriting em marcas que são referência no mercado e entre os consumidores.
Netflix
Não temos como falar em marketing, e claro, em copywriting, sem falar da Netflix.
Atualmente, a empresa é uma das maiores plataformas de streaming do mundo, amada por muitos consumidores.
Sendo assim, uma das maiores características do seu copywriting é a linguagem simples e alinhada com os seus consumidores, trazendo uma comunicação muito mais descontraída, popular e divertida.
Inclusive, ao acessar a página principal da marca, você se depara com o seguinte texto: “Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Pronto para assistir? Informe o seu e-mail para criar ou reiniciar sua assinatura.”
Perceba que temos um texto simples, mas com forte apelo aos maiores problemas e necessidades do consumidor, que são a dificuldade no cancelamento e a liberdade para assistir aos filmes.
Outro gatilho bastante forte nesse copy é a questão de uma plataforma com um catálogo único, e claro, sem limites, com filmes e séries para todos os gostos.
Ou seja, a Netflix traz aqui a sua qualidade enquanto empresa, demonstrando que pode oferecer segurança e comodidade aos seus clientes.
Nike
Outra marca com copys inteligentes e inspiradoras é a Nike, que tem como característica principal o storytelling poderoso, criativo, que atrai e cria uma conexão única com o público.
Assim, a Nike investe muito em storytelling, representatividade e identificação, onde o consumidor se sente atraído pela alta qualidade e referência da marca, que possui um slogan bastante simples: Just do it, ou seja, vá e faça!
Apple
Por si só, a Apple é uma marca que se diferencia no mercado pela inovação, design e qualidade dos produtos, que inclusive são únicos. E claro, o copy produzida pela marca não poderia ser diferente.
Nesse sentido, os redatores criam os textos com o objetivo de despertar nos clientes a necessidade de ter um produto da Apple, demonstrando o quanto eles são exclusivos e de alta qualidade.
Assim, as principais características dos textos da Apple são:
- Frases curtas e objetivas, causando assim um impacto na descrição e na divulgação dos produtos;
- Descrição de detalhes técnicos nas frases, demonstrando expertise na área e aumentando a autoridade da marca;
- Presença do storytelling, criando um texto inspirador e, ao mesmo tempo, humano, criando a diferenciação da marca.
Sendo assim, uma das grandes lições que a Apple traz para nós é que não precisamos de um texto complexo para convencer o consumidor.
Na verdade, o que precisamos é demonstrar o quanto o produto e a marca são confiáveis, demonstrando a qualidade além das palavras e por meio do comportamento de consumo.
Outro detalhe muito interessante na copy da Apple é o gatilho de aprovação social que a marca traz, já que a comunidade da marca é bastante forte e única, e com isso, engajando os consumidores e atraindo novos.
Principais técnicas de copywriting
Existem diversas técnicas que podem ser usadas, mas grande parte delas estão relacionadas aos gatilhos mentais.
Conceitualmente, os gatilhos mentais são estímulos externos utilizados especificamente para levar o consumidor a tomar uma decisão, e os principais gatilhos são reciprocidade, prova social, autoridade, escassez, afinidade e compromisso.
Com esses gatilhos em mente, basta trabalhar as principais técnicas:
- Crie títulos únicos e chamativos;
- Use palavras simples e com bom ritmo de leitura;
- Evite o excesso de repetição de palavras;
- Use voz ativa;
- Demonstre conhecimento e confiança.
Como se tornar um copywriter
Para se tornar um copywriter, o primeiro passo é conhecer sobre a área e claro, investir em conhecimentos na área, como por exemplo cursos, workshops e livros para construir uma base.
Conforme você for aprendendo sobre a área, é importante aplicar as técnicas e aprendizados, sempre lembrando de não criar textos mentirosos e que prometam coisas que não é possível cumprir.
Uma boa maneira para começar é fazer testes e oferecer os seus primeiros serviços de forma gratuita, avaliando como você se sai como profissional.
Com o tempo e com um bom portfólio, é possível trabalhar exclusivamente como copywriter.
Dicas de livros e cursos para copywriters
Para lhe ajudar na jornada de se tornar um copywriter, trouxemos uma lista com os melhores livros para começar a aprender sobre o assunto. São eles:
- Manual da Boa Escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas — Maria Tereza de Queiroz Piacentini;
- Trabalhe 4 horas por semana — Tim Ferris;
- Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie;
- Marketing de Conteúdo Épico — Joe Pulizzi;
- So You Think You Can Write? The Definitive Guide to Successful Online Writing — Julia McCoy;
- The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells — Robert W. Bly.
Além desses livros, você pode fazer diversos cursos na área, e os melhores são os da Rock University, Hubspot, Coursera e Udemy.
Conclusão
Embora algumas pessoas acreditem que o copywriting é manipulação, as técnicas que o compõe tem o objetivo de persuadir e não manipular o consumidor.
Sendo assim, o copywriting é essencial para todo e qualquer negócio que deseja alcançar o público e levá-los a tomar a decisão chave, tanto na compra quanto na atração.
Para te auxiliar nessa tarefa, o Bluelinks conta com uma série de ferramentas que podem lhe auxiliar na construção de copys muito bem estruturadas. Confira!