Nos últimos anos, a concorrência na internet vem aumentando exponencialmente. Hoje, até mesmo o vendedor de pipoca da sua região pode comercializar os produtos por meio de redes sociais e plataformas de delivery.
Graças a esse movimento a tendência é que a disputa se torne cada vez mais local, ou seja, os usuários darão preferência ao local mais próximo. Entretanto, para que o seu negócio fique visível para os consumidores nas proximidades, é importante que você possua um cadastro no Google Meu Negócio e apareça no Maps.
O que é o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio ou Google My Business (GMB) é uma ferramenta gratuita que permite aos proprietários gerenciarem as informações de suas empresas no Google.
Nele é possível gerenciar endereço, horário de funcionamento, serviços prestados, produtos vendidos e outras informações que ficam disponíveis na página de resultados, Google Maps, Waze, Uber e diversos aplicativos que usam os mesmos dados.
Como funciona
Existem basicamente duas interfaces principais para o Meu Negócio. A primeira funciona como um catálogo, você preenche os dados da sua empresa e gera um perfil que pode ser compartilhado e divulgado para os clientes.
Já a segunda interface interage com as demais plataformas do Google, como a busca e o mapa.
Existem basicamente 3 fatores que definem a posição das empresas que aparecem para o usuário:
- relevância: uma combinação entre o termo digitado na pesquisa, dados preenchidos na ficha e histórico de navegação do usuário;
- localização ou distância: ela pode ser definida manualmente pelo usuário se ele pesquisar o [termo] + [São Paulo], ele apresentará lugares que prestam aquele serviço em São Paulo, caso contrário o Google irá considerar a localização do aparelho e procurar estabelecimentos mais próximos;
- proeminência: esse é o grande diferencial de todos os negócios. Ela considera o número de visitas, avaliações, nota média, quantidade de publicações e interações.
Por que utilizar o Google Meu Negócio
Conforme mencionado acima, o Google Meu Negócio explora, principalmente, as oportunidades definidas geograficamente, é o que chamamos de SEO local.
Além disso, a própria página de resultados do Google dá um destaque maior para negócios locais com o painel de mapa:
Ao utilizar o Meu Negócio, você garante que a sua empresa estará presente em diversas plataformas e ainda consegue um bom posicionamento durante as buscas.
Benefícios da plataforma
Um dos benefícios para quem utiliza a plataforma é que ela é gratuita e permite um gerenciamento simples de informações que pode ser feito pelo PC ou app. É possível adicionar fotos, ofertas, informações importantes e novidades. Outros benefícios importantes:
- Ampliação da presença no Google;
- Gerenciamento de informações online;
- Otimização para SEO Local;
- Interação com o público;
- Divulgação do site, produtos e serviços;
- Possibilidade de criar um site gratuito pelo Google Meu Negócio.
Como cadastrar uma empresa Google Meu Negócio
Para inscrever sua empresa no Google Meu Negócio será necessário ter um endereço físico e um telefone para contato, mantenha esses dados em mãos.
Antes mesmo de iniciar, é sempre bom checar se a empresa já não possui cadastro. Para isso, basta acessar o Google Maps e consultar pelo nome do estabelecimento ou endereço.
Se não existe cadastro, vamos lá!
- Acesse o Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”;
- Digite o nome da empresa, escolha uma categoria, adicione o endereço, informe a região de atendimento e adicione os dados de contato;
- Preencha o horário de funcionamento e descrição da empresa;
- Selecione uma opção de verificação e digite o código enviado.
Dados adicionais
É importante que você atualize o cadastro com logotipo, fotos, horário de funcionamento, nome curto (@marca) e descrição.
Após isso, basta compartilhar a URL criada pelo Google e incentivar os clientes a avaliarem o estabelecimento. Não se esqueça de responder educadamente todos os tipos de avaliações.
Se você quiser, ainda é possível adicionar um mapa no seu site mostrando a localização no Google Maps.
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