Dentro das estratégias de vendas, o Youtube se tornou uma excelente alternativa para quem deseja exibir produtos e serviços de uma maneira similar ao que acontece na TV. Hoje, vamos entender como anunciar no Youtube usando o Google Ads sem complicações e ter resultados práticos para sua empresa.
A força do Youtube
A plataforma é a mais utilizada no planeta para exibição de vídeos. Sua audiência mensal é de mais de 1 bilhão de visualizações, cerca de 10 vezes mais o público do Super Bowl, o principal evento esportivo anual.
O site foi criado em 2005 por três ex-funcionários do PayPal, e o objetivo inicial era criar uma nova forma para que as pessoas pudessem ter entretenimento, educação e que ficassem impressionadas com a novidade.
No ano seguinte, o Google precisava expandir o mercado de publicidade de vídeos pelo AdSense, o qual não tinha resultados com o Google Vídeo. Além disso, a empresa buscava se consolidar como uma das maiores plataformas de publicidade do mundo.
Vendo essa possibilidade, a gigante de Mountain View comprou o Youtube em 2006 por US$ 1,65 bilhão e incorporou a empresa dentro do seu portfólio.
Com a chegada do novo projeto, o Google ampliou as opções de divulgação de anúncios aos usuários com a inclusão da plataforma de vídeos dentro do Google Ads.
Se você deseja aparecer no Youtube, siga os passos abaixo e aprenda a conquistar leads e vendas.
Como anunciar
Como vimos anteriormente, o Youtube se tornou uma rede social de enorme alcance em todo o mundo. Pelo Ranking Alexa, ele é o segundo site mais acessado no mundo, perdendo apenas para o site de pesquisa do Google.
Anunciar na plataforma de vídeos é altamente viável pela diversidade de opções de pesquisa. Assim como no site, é possível anunciar pela rede de pesquisa ou por display.
A rede de display é aquela na qual o anunciante aparece antes dos vídeos, nas recomendações e nos banners de visualização que aparecem durante a execução do vídeo.
Tipos de anúncio no Youtube
Dentro da rede, existem diversas opções de anúncios:
- Os Bumpers Ads, ou anúncios curtos, que são feitos em seis segundos e assistidos antes de o vídeo começar;
- Anúncios de vídeo de 30 segundos sem a possibilidade de serem pulados para assistir o vídeo em si;
- Anúncios de pesquisa na mesma sistemática do Google. Ideal para vídeos patrocinados;
- Anúncios de sobreposição, que são aqueles semitransparentes exibidos na parte inferior do vídeo;
- Gráficos, como banners, no lado direito da página e acima das sugestões de vídeo.
Escolher a melhor forma de anunciar no Youtube dependerá do público alvo, o que exige abordagem específica para cada situação.
Da mesma forma que no Google Ads, no Youtube é cobrado por meio do custo por clique (CPC) e do custo por visualização (CPV). Com a boa segmentação do público, o lance será mais efetivo e terá melhor desempenho.
É importante saber também que há índice de qualidade, como no Ads. Quer saber como funciona esse índice? Confira no nosso próximo artigo!
Após entender as opções, faça o planejamento adequado, escolha o que cabe no orçamento e segmente corretamente o público para evitar erros na sua estratégia. Com ações bem executadas, a estratégia se converterá em novos clientes.
Até a próxima!