Não levou muito tempo para o Google anunciar novidades sobre videos para SEO.
Já sabíamos que o buscador consegue extrair informação de vídeos e podcasts. Outro ponto que também podemos notar é que os vídeos se tornaram fundamentais para quem deseja engajamento e confiança.
A prova dessa importância é que vídeos reduzem a taxa de rejeição e aumentam o tempo de permanência no site.
Atualmente existem três lugares que o Google exibe vídeos: na página principal da SERP, na aba de vídeos e no “Descubra” do aplicativo do Google.
Apesar de tal disponibilidade, os critérios para rankeamento e exibição sempre foram um mistério. Entretanto parece que o mistério chegou ao fim.
Dados estruturados para vídeos
A novidade da vez está focada em validar e exibir relatórios de dados estruturados voltados para vídeos. A marcação permite a edição de descrição, miniatura, data do upload e duração.
Existem diversas maneiras de realizar a marcação, seja por JSON-LD para AMP, ItemList (para uma página com diversos vídeos) e o método mais comum, a versão com microdados.
Exemplo da última opção:
Mais informações podem ser vistas na página do Google ou no schema.org.
Marcação de vídeos dentro do Search Console
O novo relatório de vídeos já está disponível dentro do Google Search Console. Com isso, o buscador disponibilizará um relatório de erros e validações de marcações. Entretanto, vale ressaltar que existe uma ferramenta para testar os dados estruturados antes mesmo de publicar em seu site. Clique aqui para acessar.
Em outra imagem, também disponibilizada pelo Google, vemos que a aba vídeos ficará com as demais de Facilidade de uso em dispositivos móveis e AMP.
Vídeos no relatório de desempenho
Outra novidade é a existência da opção “vídeos” dentro da aba “Aspecto da pesquisa” do Search Console. Agora poderemos acompanhar impressões, cliques e CTR dos vídeos dentro do console. Isso vale para qualquer uma das 3 aparições demonstradas na imagem no início do artigo.