Há 14 anos, Google, Yahoo e Microsoft introduziram coletivamente o atributo “nofollow”, visando o combate ao spam e a melhoria de qualidade dos links inseridos em sites. Essa atualização foi essencial para diminuir comentários mau intencionados dentro de plataformas de blogging, como o Blogger e WordPress.
Esse atributo é muito adotado em portais de notícias que possuem espaço publicitário, pois links pagos não podem passar autoridade do site para o anunciante, o que evita penalizações relacionadas à esquema de links.
Até mais, rel=”nofollow”. Olá rel=”sponsored” e rel=”ugc”
Um dos grandes pontos dos links nofollow é que o mecanismo de busca simplesmente desconsidera esse link e não vai até o site encontrado. Existem pontos bons ruins para isso. Do lado positivo, temos a redução de spam e indicação do que deve ou não transmitir autoridade. Do lado negativo, temos a falta de diferenciação do link e a banalização de seu uso.
Exatamente por isso, os buscadores encontraram uma maneira de identificar melhor a utilidade de cada link.
O Google tratou como novas formas de identificar a natureza dos links:
Today, we’ve announced two new link attributes – “sponsored” and “ugc” – that join “nofollow” as ways to identify the nature of links. All will now work as hints about which links Google Search should consider or exclude for ranking purposes. More details:https://t.co/V6X2xjEC5L
— Google Webmasters (@googlewmc) September 10, 2019
Exemplos de uso do nofollow antes de atualização
Como mencionado anteriormente, portais de notícia utilizavam-no para linkar para anunciantes. Comentários em blogs também são marcados com o atributo, links na Wikipédia, produtores de conteúdo que não se sentem seguros ao linkar para determinado site, e etc.
Com as novas opções, o uso fica separado da seguinte forma:
rel=”sponsored”
Atributo utilizado para identificar links de anúncios, patrocínios, publieditorial e outros.
rel=”ugc”
User Generated Content, em tradução literal “Conteúdo Gerado pelo Usuário”. Deve ser utilizado principalmente para comentários, postagens em fóruns ou artigos em blogs que aceitam conteúdo sem aprovação.
rel=”nofollow”
Com toda essa diferenciação, o nofollow tornou-se responsável pelos links que não passarão nenhuma autoridade, crédito ou endosso.
Nofollow, Sponsored e UGC afetam o posicionamento?
Segundo o próprio blog do Google, sim. Todos os links contarão como consideração, sejam como um complemento ou sugestão de serviço/produto.
Claro que continuarão sem transmitir autoridade, mas talvez tenhamos uma nova forma de encarar links.
Quando essas mudanças entram em vigor?
As mudanças poderão ser vistas a partir de 1 de março de 2020. Até lá, os responsáveis devem adequar os links apontando para páginas que não desejam indexar, seja com metatags ou atualização do arquivo robots.txt.