O mercado do marketing, principalmente o digital, segue em alta por mais um ano. A mudança de comportamento, a digitalização da população e a expansão de empresas data-driven fazem do marketing digital algo indispensável.
A promessa que o “digital é o futuro” chegou e se popularizou durante a pandemia. No entanto, vimos um volume gigantesco de conteúdo sendo produzido e aos poucos isso acabou se tornando um problema, temas como oversharing surgiram, a qualidade dos conteúdos diminuiu, engajamento e alcance também e com o tempo algumas empresas que tinham ingressado recentemente no mundo digital entenderam que não é tão simples como pensavam.
Como foi o mercado de marketing digital em 2023
O ano pós-pandemia foi marcado pela busca por marcas humanizadas, marketing com propósito e interação com os usuários por meio de conteúdo gerado por eles, também conhecidos como User Generated Content (UGC).
Diversas empresas assumiram uma comunicação “engraçadinha” pensando em copiar a já consolidada comunicação da Netflix, mas falharam por motivos óbvios.
Outro assunto popular foi o surgimento (exagerado) de brand personas. Em 2022 já tínhamos a Lu do Magalu, pioneira no Brasil; CB, o novo Baianinho; Nat da Natura.
Principais cargos em 2023
Por se tratar de uma área que passa por muitas mudanças, anualmente surgem novas profissões e necessidades. O Meio & Mensagem publicou um artigo com as principais novidades, destaque para:
- Martech;
- Inteligência de negócios;
- Inteligência de mercado;
- CX.
Além, claro, dos cargos de gestão da área do marketing digital. Confira o artigo completo.
Principais desafios do mercado de marketing em 2023
Não dá para falar de mudanças sem citar a popularização do uso de inteligência artificial, seja ela para criação, estratégia ou revisão de produções. A BuzzFeed, uma das principais produtoras de conteúdo da década passada, demitiu 15% de seu quadro de funcionários e passou a utilizar IA para produção e otimização de conteúdo.
Uma matéria da Exame destacou uma onda de cerca de 4 mil demissões nos EUA causada pela adoção de IA.
É importante destacar que a inteligência artificial não substitui o ser humano, mas uma pessoa com o conhecimento e habilidade para aplicá-la consegue executar o trabalho de 3 ou 4 colaboradores.
Do lado do negócio, existem fenômenos que preocupam os gestores. A geração nem-nem aumentou após a crise provocada pela COVID-19 e atualmente mais de 35% dos jovens brasileiros não estudam, nem trabalham. Essa falta de qualificação profissional torna a aquisição de talentos um grande problema, então as empresas seguem brigando pelos mesmos profissionais, enquanto a taxa de desemprego continua aumentando.
Falando por uma experiência profissional própria, as vagas estão levando mais de 2 meses para serem ocupadas, sendo a falta de qualificação a principal delas.
Portanto, o gestor precisa formar pessoas internamente e lidar com o risco de perdê-las rapidamente, pois o mercado segue em busca de profissionais já qualificados.
Principais habilidades que o profissional de marketing precisa
Existem diversas áreas dentro do marketing, então é preciso citar habilidades de maneira geral e pesquisar as vagas existentes dentro de cada área.
O panorama das habilidades necessárias é:
- Criatividade;
- Resolução de problemas;
- Curiosidade;
- Habilidade com números;
- Comunicação (escrita e verbal).
Como se qualificar para 2024
A educação é a principal porta de entrada para um bom emprego. Não é necessário cursar Marketing Digital em Amsterdam ou Stanford, basta ter curiosidade e se aprofundar em temas.
Para quem busca uma colocação dentro do marketing digital, existem diversos cursos gratuitos, vídeos e artigos de blogs ensinando o que é, como fazer, montagem de estratégias e muito mais.
Em SEO, por exemplo, é possível aprender do básico ao intermediário apenas lendo a documentação oficial do Google. O mesmo se aplica a área de Ads, já que todas as redes fornecem de forma gratuita tutoriais de como utilizar suas plataformas de anúncio.
Para redes sociais, existem diversos canais e influenciadores que ensinam como utilizar, ferramentas úteis e o que evitar.
Além disso, boa parte das plataformas utilizadas por profissionais oferecem versões gratuitas ou para estudantes. Portanto, com curiosidade e criatividade, é possível até mesmo aprender sozinho.
Para se qualificar da maneira correta, é preciso saber qual a área de interesse, buscar algumas vagas interessantes, ler os requisitos e buscar cursos ou materiais referentes ao assunto. Após adquirir um conhecimento básico, já é possível se candidatar a algumas vagas e entender melhor o que os gestores exigem.
Testes aplicados em entrevistas costumam desagradar, mas eles servem de aprendizado para entender o que aprender.
Se ainda se sente perdido(a), confira outros artigos no blog para encontrar uma área de interesse. É possível aprender sobre e-commerce, Google Ads, Redes Sociais e SEO.