O que é mapa de empatia e como criar?

Mapa de Empatia

O mapa de empatia é uma ferramenta essencial para entender as necessidades e desejos do seu público-alvo. Por meio dele, é possível criar estratégias de comunicação mais eficazes, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a fidelização de clientes.

Neste artigo, abordaremos como criar um mapa de empatia e suas vantagens. Além disso, destacaremos também a importância de sensibilizar pessoas de diferentes áreas sobre as necessidades dos clientes. Leia mais e descubra como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer.

O que é mapa de empatia?

Mapa de empatia é uma ferramenta visual que proporciona o melhor entendimento das características do cliente. Nela, são traçados dados básicos, comportamentais e satisfações.

Na prática, trata-se de um diagrama que reúne informações sobre o cliente em diferentes aspectos, como o que pensa e sente, o que vê e ouve, o que fala e faz, suas dores e necessidades. O mapa de empatia é muito útil para empresas e profissionais que desejam entender melhor o seu público-alvo, aprimorar a comunicação e criar produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

Exemplo: Uma empresa que vende celulares precisa atrair mais clientes blogueiras, para isso a companhia precisa fazer um estudo a fim de entender suas necessidades, dores e características, traçando no mapa para  alcançar o sucesso do cliente.

Mapa de Empatia Juliana

Template disponibilizado pela Alura.

Vantagens de desenvolver um mapa de empatia

Um mapa de empatia traz diversas vantagens, principalmente no que se refere ao entendimento das necessidades e desejos do seu público-alvo. Algumas das principais vantagens são:

  1. Maior proximidade com o cliente;
  2. Comunicação entre o cliente e a empresa fica mais eficaz;
  3. Melhora a qualidade dos produtos ao entender as necessidades do cliente;
  4. Aumenta a fidelização de clientes;

Como criar um mapa de empatia?

Na criação de um mapa de empatia é necessário se guiar por algumas perguntas que se subdividem durante esse processo para o futuro comprador.

A primeira é: Como o cliente pensa e sente? Nesse momento deve haver um questionamento sobre o que os produtos despertam na mente dos consumidores e de que forma eles reagem a determinados produtos

Segunda: O que escuta e vê? É preciso observar os conteúdos consumidos pelo cliente para montar uma estratégia de comunicação eficaz. Ele(a) consome futebol? Moda? Conteúdos de pet?

Terceira: O que fala e faz? Neste tópico estão os comportamentos do cliente: ele vai para festas ou é mais caseiro? Quais são os hábitos? E em relação aos produtos?

Quarta: Quais são as dores? Os medos, frustrações do seu cliente são essenciais para uma boa análise no mapa de empatia

Quinta e última: Quais são as necessidades? O que o cliente busca para resolver algum problema.

Conclusão

O mapa de empatia pode ser interessante para sensibilizar pessoas de design, marketing e outras áreas sobre as necessidades dos clientes, assim como dores e desejos.

Ao longo do tempo é possível notar se o cliente “desenhado” está de acordo com o público que consome produtos e serviços da marca.

Você já conhecia essa ferramenta? Então, compartilhe em suas redes sociais com pessoas que ainda não conhecem.