CTR: o que é, para que serve e como melhorar

CTR o que é

O CTR é uma das métricas mais importantes no marketing digital. Ele ajuda a mensurar o desempenho de uma campanha ou publicação e entender quais palavras-chave foram bem selecionadas e se faz sentido mantê-las.

Se você quer aumentar a quantidade de cliques no seu site, anúncio ou post, confira este artigo!

O que é CTR e como calcular?

A métrica CTR (Click Through Rate), também chamada de taxa de cliques, é utilizada no marketing digital para medir a eficiência de uma campanha ou tema em redes sociais e buscadores. Ela leva em conta a quantidade de cliques recebidos divididos pela quantidade de vezes em que a peça foi exibida ao público.

Para calcular o CTR, siga a fórmula abaixo:

Cliques ÷ impressões = CTR

Logo:

2 ÷ 100 = 0,02

Portanto, uma página com 100 impressões e apenas 2 cliques possui um CTR de 2%.

Para que serve o CTR?

Como mencionado acima, o CTR indica a eficiência e também resultados de uma campanha ou publicação. Além disso, ele também ajuda a entender se as palavras-chave foram bem selecionadas e se faz sentido manter algumas palavras-chave.

Se uma página possui muitas impressões e poucos cliques no Google, é preciso tomar alguma ação para melhorar o CTA, ou seja, tentar convencer as pessoas de que o seu site possui a resposta. Neste caso, é importante verificar TODAS as palavras-chave que a página ranqueia e em quais delas o CTR está sendo puxado para baixo.

Caso a palavra-chave não tenha a ver com o seu negócio, é importante revisar e atualizar o conteúdo ou tipo de correspondência dos anúncios. Caso faça sentido, basta melhorar o título e a descrição.

Existem muitas outras formas de explorar essa métrica, essa é apenas uma delas.

Qual a importância dessa métrica?

Conseguir maximizar a quantidade de cliques sem muito esforço já é algo importante, mas existem outros motivos para observar essa métrica com frequência.

Índice de qualidade do Google Ads

O índice de qualidade é uma ferramenta que compara anúncios com os concorrentes e traz um resultado de 1 a 10 com o nível de qualidade para determinada palavra-chave. Ele leva em consideração 3 aspectos:

  • Relevância do anúncio: avalia se o anúncio é relevante para a palavra-chave e para a intenção de busca do usuário.
  • Taxa de cliques esperada (CTR): avalia a probabilidade de um usuário clicar no anúncio com base em sua posição na página de resultados, no histórico de desempenho das palavras-chave e em outros fatores.
  • Experiência do usuário na página de destino: avalia se a página de destino é relevante e satisfatória para o usuário, se oferece uma boa experiência de navegação e se é compatível com dispositivos móveis.

Posicionamento orgânico

Existe uma discussão há muito tempo na comunidade de SEO sobre a influência do CTR no posicionamento do Google, alguns acreditam que uma boa taxa ajuda a melhorar o posicionamento, mas as evidências apontam que o CTR alto é apenas uma consequência do bom posicionamento.

De fato, não há uma comprovação dessa métrica como um fator de ranqueamento, mas se os números gerados por ela forem utilizados com sabedoria (como no tópico “Para que serve o CTR?”), é possível melhorar o posicionamento da página.

Engajamento nas redes sociais

Uma taxa de cliques elevada no Instagram, por exemplo, indica que o conteúdo está sendo consumido e acessado, portanto há engajamento na publicação.

Quanto maior o CTR, maior aderência do conteúdo com o público-alvo.

Como saber o que é um bom CTR?

A taxa de cliques pode variar de acordo com o tipo de plataforma, segmento e conteúdo compartilhado. No geral, o CTR médio varia de 1 a 5%, mas existem casos em que é possível alcançar resultados acima de 10%.

Redes sociais

Utilizando como base uma das redes mais populares da atualidade, o Instagram, é possível notar que o CTR do feed (0,88%) é maior que o obtido nos Stories (0,54%). Esses dados foram publicados pela AdStage.

Google (orgânico)

O Advanced Web Ranking possui um estudo com o CTR orgânico das páginas de resultado do Google (SERP).

SERP CTR Orgânico

É possível notar um CTR de aproximadamente 25% para o primeiro colocado do Google e 1,61% para a décima posição. No entanto, é importante reforçar que esse estudo demonstra uma média e na maioria das vezes um site possui diversas palavras-chave com posições variadas.

Google (pago)

Um estudo publicado pelo Search Engine Journal com dados da Localiq trouxe algumas taxas de clique de acordo com os segmentos de atuação. O menor valor encontrado foi no setor de serviços legais (3,84%), enquanto a melhor taxa foi do segmento de arte e entretenimento (10,67%).

CTR Google Ads

Como aumentar o CTR

Não existe receita de bolo quando se trata de atração de cliques, mas algumas dicas podem ajudar no dia a dia:

  • Utilize títulos e descrições claras e atraentes;
  • Certifique-se de que suas palavras-chave estejam de acordo com o que o público-alvo está buscando e utilizando em suas pesquisas.
  • Utilize extensões de anúncio do Google Ads;
  • Negative palavras-chave irrelevantes para o negócio;
  • Revise a segmentação do público-alvo;
  • Use imagens atraentes e de acordo com o que será encontrado na página de destino;
  • Faça testes de formatos e de conteúdo;
  • Otimize suas páginas de destino visando melhorias de SEO, CRO e UX;
  • Monitore o desempenho de suas campanhas regularmente.

Conclusão

A taxa de cliques (CTR) é muito importante para entender a relevância das peças produzidas pela empresa e a adesão do público.

No artigo de hoje você pode aprender o que é, para que serve, como calcular e a importância dessa métrica.

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