O fim do Google Optimize: alternativas para fazer teste A/B

Teste A/B Google Optimize

O Google é conhecido por inovar e aumentar o acesso a tecnologias normalmente pagas de forma gratuita e livres para todos. No entanto, a mesma empresa é conhecida por encerrar diversos projetos, como o Google Glass, Stadia e outros.

Dessa vez, a “vítima” será a ferramenta Google Optimize, uma das mais usadas e divulgadas por profissionais que realizam testes A/B.

Confira abaixo os principais recursos que a plataforma possui, data de encerramento e quais alternativas usar.

O que é e para que serve um teste A/B

Antes de falar sobre a ferramenta, é importante esclarecer o conceito desse tipo de experiência.

O teste A/B se trata de um método que avalia duas versões de um mesmo produto, durante um período especificado, para entender qual delas é mais interessante ou está mais alinhada com a meta idealizada no teste.

Ele pode ser feito em coisas concretas, comparando dois modelos de celular, por exemplo, ou até mesmo em produtos e informações abstratas. Além disso, o teste A/B pode ser aplicado em design, CRO, SEO, Ads, produtos, informações e diversas aplicações fora da tecnologia.

Essa versatilidade também pode ser notada pela ausência de um criador, já que o ser humano compara coisas desde os primeiros anos de vida. No entanto, o Google é um dos precursores da aplicação quando se trata de experimentos na web.

Como funciona o Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta de testes e análise de dados web, sendo muito utilizada para a criação de testes A/B e otimização de performance/visual.

Na prática, o Optimize permite a edição de trechos de códigos HTML, o que inclui páginas, menus, rodapés, blog posts e diversos outros recursos. Isso possibilita a criação de versões alternativas de uma página para mensurar qual versão é a mais efetiva.

Vale ressaltar que essa ferramenta funciona em conjunto com o Analytics e também é indicada que a sua instalação seja feita pelo Tag Manager, duas ferramentas do Google.

Preços e recursos

Existem basicamente duas versões do Optimize, a versão gratuita e a 360 (premium), ambas executam basicamente as mesmas coisas, mas com algumas diferenças quantitativas e de filtragem.

Principais recursos do Google Optimize:

  • criação de variantes para teste A/B;
  • envio de dados nativamente para o Google Analytics;
  • comportamento do usuário;
  • segmentação por URL;
  • segmentação por tecnologia;
  • segmentação por área geográfica;
  • segmentação por público no GA (versão paga);
  • segmentação com base em JS e camada de dados;
  • suporte a apps da web;
  • 16 combinações do teste multivariável (36 na versão paga);
  • 3 objetivos pré-configurados (10 na versão paga);
  • 5 experimentos simultâneos (100 na versão paga);
  • administração de usuários conforme versão escolhida;
  • configuração, suporte a nível empresarial (versão paga).

Como é possível ver na lista acima, a versão gratuita atende boa parte dos problemas, mas caso precise realmente da versão paga, é importante ter em mente que o valor pode chegar a quase R$ 800.000/ano de acordo com o BrillMark.

Como configurar o Google Optimize

É muito simples utilizar o Optimize, a ferramenta segue a mesma simplicidade de outros produtos da empresa, acompanhe o guia para saber as próximas etapas:

  1. Acesse o site e crie a conta;
  2. Conceda as permissões necessárias para utilizar;
  3. Crie um contêiner (ambiente onde ficam os experimentos);
  4. Vincule sua conta do GA;
  5. Acesse o Tag Manager;
  6. Clique em Tags e depois em Nova.
  7. Vá em Configuração da tag e selecione o Google Optimize;
  8. Crie seu primeiro experimento;
  9. Adicione uma variante;
  10. Defina um objetivo;
  11. Segmente o teste.

Alternativas para o Google Optimize

A popularidade e recursos do Optimize não foram capazes de manter a ferramenta no ar por muito tempo, já que o Google decidiu encerrá-la no dia 30 de setembro de 2023. Essa notícia pegou a todos de surpresa, já que é uma ferramenta amplamente utilizada no mercado.

Apesar do alarde, o Google não está encerrando totalmente a possibilidade de criar testes de forma gratuita, na verdade só está tentando migrar o público para a nova versão do Google Analytics, o GA4.

Caso você não queira continuar dentro das plataformas da empresa, existem algumas ferramentas interessantes de mercado que podem ajudar:

AB Tasty

A AB Tasty é uma ferramenta de teste A/B que permite definir metas para seus experimentos e ao mesmo tempo ajuda fornecendo insights de acordo com as informações definidas no início do teste.

Adobe Target

Já a Target, ferramenta da gigante Adobe, permite a criação dos testes com o auxílio de uma inteligência artificial que ajuda com configurações e ideias. Além disso, ela se destaca por permitir testes em larga escala mesmo se o negócio for omnicanal.

Crazy Egg

A Crazy Egg é mais conhecida pelo recurso de mapa de calor, mas também dispõe de opções para testes A/B, análise de tráfego, gravações e enquetes.

Optimizely

Essa ferramenta permite criar e executar diversos experimentos simultâneos ilimitados, dessa forma você consegue entender como melhorar a experiência em diversos pontos de contato.

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