Entender tendências, comportamentos e pesquisas das pessoas são algumas das tarefas mais importantes para analistas de dados e profissionais de marketing. Afinal, são esses dados que ajudam a expandir o alcance da marca e também o número de vendas.
Nesse contexto, o Google Trends se torna uma das ferramentas mais importantes da atualidade, pois além de disponibilizar uma série de dados, ainda é gratuito.
Saiba tudo sobre a ferramenta de tendências do Google no post de hoje.
O que é
O Google Trends é uma ferramenta que mostra os termos mais populares e a tendência de busca para uma determinada palavra-chave. A ferramenta está disponível em todos os países em que o Google possui atuação e pode apresentar dados desde 2004, ano de lançamento da mesma.
É importante reforçar que o Google Trends não apresenta resultados absolutos, apenas estimativas de pesquisas com base no tempo, localização e comparação entre termos.
Como funciona o Google Trends?
Na prática a plataforma disponibiliza uma amostra (anônima) de pesquisas realizadas no Google e outros buscadores da empresa, todos os dados são agrupados e categorizados de acordo com o tipo de pesquisa. Em muitos casos é possível verificar também uma desambiguação do termo no momento em que as palavras estão sendo digitadas na ferramenta:
Ao realizar uma pesquisa, a plataforma exibe um gráfico com a tendência de pesquisa ao longo do tempo, é possível filtrar e escolher períodos personalizados, além de selecionar um país, cidade ou estado, e também as categorias mencionadas anteriormente.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais vantagens de se utilizar o Google Trends em uma empresa é a possibilidade de enxergar tendências de pesquisa para a marca ou produto principal.
O chocolate, por exemplo, é muito buscado nos períodos da Páscoa e Natal. O reality show Big Brother Brasil também possui uma busca extremamente sazonal, ativa apenas durante o período de exibição do programa.
Portanto o Trends pode ser utilizado para enxergar oportunidades de SEO e Ads, e possíveis fraquezas que devem ser trabalhadas ao longo do ano.
Além disso, é uma ferramenta muito boa para definir nomes de produtos. Está em dúvida entre “vaso sanitário” e “bacia sanitária”? O Trends pode ajudar.
Quando se trata de desvantagens, é importante destacar que não existe um detalhamento de quantas buscas são realizadas por mês e nem mesmo quais os melhores resultados, algumas ferramentas pagas fornecem esse tipo de informação, como a Semrush e Systrix.
Como usar o Google Trends
O uso do Trends é extremamente simples, basta acessar o site, digitar um termo, escolher o período, localização e demais filtros se necessário.
É possível conferir o interesse por sub-região, sendo 100 a região com maior interesse, também é possível verificar assuntos e pesquisas relacionadas que estão em alta.
Todos esses dados podem ser baixados em CSV, incorporados em HTML ou até mesmo compartilhados por redes sociais e aplicativos de mensagem.
Termos mais pesquisados do Brasil em 2022
Em um ano marcado por eleições, Copa do Mundo e um pós-pandemia, a paixão pelo futebol tomou conta do interesse dos brasileiros. 5 dos 10 termos mais pesquisados foram sobre futebol, enquanto outros 3 foram sobre as eleições e os dois “intrusos” sobre BBB e Banco Central.
- Eleições 2022
- Copa do Mundo 2022
- Brasileirão
- BBB 22
- Lula
- Flamengo x Corinthians
- Banco Central
- Copinha
- Série B
- TSE
Para efeito de comparação, o evento mais marcante de 2021 foi a perda da cantora Marília Mendonça.
Pesquisas mais populares de 2021
- Marília Mendonça
- Eurocopa
- Palmeiras
- Libertadores
- Brasileirão
- Corinthians
- Copa do Brasil
- MC Kevin
- Copa América
- Lázaro Barbosa
Bateu a curiosidade? Dê uma olhada na ferramenta e faça seus testes, mas não se esqueça de voltar aqui no blog para aprender coisas novas! 😉