Nos últimos anos tivemos uma boa evolução no armazenamento de dados para celulares e outros dispositivos, no entanto a quantidade de aplicativos segue crescendo e a briga por espaço nos celulares fica cada vez mais complicada.
Nesse contexto surge o PWA, uma tecnologia que une facilidade de criação com espaço modesto de armazenamento. Já pensou em desenvolver um app em minutos? Então confira a dica abaixo.
O que é PWA
PWA é uma sigla para Progressive Web App, Aplicativo Web Progressivo em português, se trata de uma tecnologia que permite a “instalação” de aplicativos por meio dos navegadores da web.
Na prática, o cliente que utiliza esse tipo de aplicação possui uma experiência muito próxima à de quem instala um aplicativo por meio da App Store e Play Store, mas por trás existe uma aplicação web que roda a partir do navegador utilizado.
Algumas características de um PWA
Todo PWA é uma aplicação web, mas nem toda aplicação pode ser considerada um aplicativo progressivo para a web. Existem alguns critérios para definir o que realmente é um PWA:
- O site precisa ser seguro e responsivo;
- As URLs devem ser compartilháveis;
- Precisa ser rastreável e indexável em mecanismos de busca;
- Deve ser possível instalar em qualquer celular com suporte ao PWA;
- Precisa mesmo em conexões instáveis ou até mesmo offline;
- Usar aprimoramento progressivo (progressive enhancement) – usar marcação semântica, CSS externo, JS externo e outros critérios;
- Devem haver notificações em caso de novidades
Como funciona o PWA na prática
Essa tecnologia é composta por 3 elementos básicos que permitem o melhor funcionamento em diversos dispositivos: o Service Worker, componente JavaScript que gerencia as notificações e permite a criação do app offline; Manifest, arquivo com ícone, cores, nome e tema do app; HTTPS, o certificado SSL/TLS garante a segurança do app.
Vantagens de usar o PWA
Apesar das similaridades com os aplicativos de lojas, os PWAs possuem algumas limitações, como a ausência de vibração (pelo até o momento). Porém os ganhos são muito maiores, vale destacar os seguintes pontos:
- Não possui a necessidade de instalar nada;
- Ocupa pouco espaço no armazenamento do dispositivo;
- Mais rápido e otimizado que muitos aplicativos nativos;
- Desenvolvimento mais rápido e barato;
- Não precisa de atualizações;
Vantagens do PWA para SEO
Se existe uma preocupação em relação às pesquisas feitas no Google, fique tranquilo (a), esses apps só trazem benefícios, como a redução no tempo de carregamento, aumento no número de usuários que retornam ao site, melhora na experiência mobile e muitos outros.
Assim como os Web Stories, AMP e outras tecnologias web, os aplicativos progressivos também são aliados do SEO.
Progressive Web App x Aplicativos nativos
Aqui a decisão é complexa, mas vou simplificar: se você possui recursos (humanos e financeiros), maior foco em aplicativos ou seu site possui uma experiência muito ruim em dispositivos móveis, invista em aplicativos nativos.
Já se o seu site oferece uma boa experiência ou não existem tantos recursos para desenvolver um aplicativo nativo para duas plataformas e diversos dispositivos, invista em PWA.
É claro que um aplicativo nativo dá mais liberdade de desenvolvimento, mas quem pensa que o PWA é limitante está totalmente enganado. Separei alguns exemplos de PWA no tópico abaixo.
Empresas que utilizam PWA
Twitter é uma das empresas que mais investem nessa tecnologia desde o início, o PWA funciona de forma muito similar ao app e ainda conta com os últimos recursos testados na versão web.
O Telegram também possui uma versão PWA que é bem interessante, é praticamente a mesma experiência do aplicativo nativo.
Outra empresa muito famosa que utiliza esse tipo de recurso é o Pinterest, a rede social de fotos e bookmarks compartilhou resultados muito interessantes após aderir à tecnologia. 50% de aumento no CTR e 40% a mais de tempo no app.
Como utilizar PWA no WordPress
O WordPress é um CMS muito versátil que possui plugins para diversas necessidades e felizmente o PWA é uma delas. A opção mais famosa é o PWA, ele é gratuito e algumas configurações, mas é limitado.
Alguns plugins possuem mais recursos, mas são pagos, é o caso do Super Progressive Web Apps.
Em qualquer um dos casos, basta instalar e realizar as configurações conforme o manual, não é necessário desenvolvimento ou alterações no tema.
E aí, gostou da novidade? Compartilhe com seus colegas de trabalho para implementar essa tecnologia!