O fulfillment é um termo que pode significar realização, preenchimento ou ainda cumprimento, considerando uma tradução feita de forma livre.
Dentro do setor de logística, o termo refere-se a uma ação que é responsável por realizar o agrupamento das operações cruciais para que se consiga entender quais são as necessidades que possui o consumidor moderno.
Isso já dá uma pequena ideia de como esse processo é importante para um e-commerce e para saber mais, não deixe de acompanhar esse texto até o final!
O que é fulfillment
O fulfillment está relacionado a todo o processo de logística de um e-commerce, ou seja, todas as etapas, desde a separação do produto adquirido pelo cliente até a entrega final.
Ele funciona como uma espécie de corrente de ligação que se mostra mais do que essencial para uma cadeia de suprimentos.
Seu foco é promover uma experiência cada vez melhor ao cliente, evitando atendimentos e o processamento dos pedidos dos consumidores sem a atenção necessária, o que pode afetar o nível de satisfação.
Um processo de logística de qualidade não deve ter problemas como atrasos, erros de separação de produtos, entre outros, principalmente considerando o comportamento atual dos consumidores.
A entrega de forma rápida, embalagens que demonstrem preocupação com o cliente e uma comunicação correta de status de pedidos sem falhas estão entre os fatores importantes para qualquer empresa e envolvem um bom fulfillment.
Vantagens
O fulfillment possui um grande impacto, de maneira direta, sobre os custos, as vendas e a reputação que tem a sua marca.
Isso ocorre porque quando se tem processos que sejam bem estruturados, há garantia de uma maior eficiência ao realizar entregas, de evitar possíveis imprevistos e de impactar positivamente a satisfação do cliente.
Veja a seguir quais são as principais vantagens do uso de um bom centro de logística pelo seu e-commerce.
Descentralização do estoque
A descentralização do estoque é uma das maiores vantagens do fulfillment para seu e-commerce. Ela ajuda a tornar o seu negócio muito mais competitivo, ao diminuir os custos e trazer um aumento da qualidade para o serviço.
Isso porque em meio a um enorme volume de pedidos, a descentralização do estoque evita gastos desnecessários, seja com um grande espaço físico, com muitos equipamentos ou colaboradores para realizar a logística do negócio.
Diminuição no prazo de entrega
Quando você faz uso do fufillment, o prazo de entrega dos produtos aos clientes, que compraram de maneira online, diminui muito, o que é um ponto positivo para sua marca.
Afinal, todos os clientes querem receber suas encomendas em um prazo curto e quando se há um fluxo de movimento muito grande, esse tipo de processo ajuda a tornar tudo mais rápido e com maior eficiência.
Redução de custos
A redução de custos ocorre quando se elimina custos fixos, como a necessidade de ter um local próprio para alocar os estoques, o que reduz as despesas com a manutenção do espaço, com a segurança e com os colaboradores envolvidos.
Essa é uma maneira de aumentar a lucratividade da empresa sem, em um primeiro momento, ter um aumento considerável no número de vendas realizadas.
Melhoria na experiência do cliente
A melhoria na experiência do cliente é sempre preocupação de qualquer negócio, principalmente no varejo, considerando a competitividade cada vez maior nesse tipo de mercado.
Um serviço especializado que atua com fulfillment é capaz de garantir à empresa que a satisfação do cliente será a maior possível, pois erros serão minimizados e todas as etapas cumpridas com o máximo de profissionalismo.
Etapas do fulfillment
Para entender melhor como funciona o serviço de fulfillment, veja a seguir mais sobre cada uma das etapas!
Estocagem
A primeira etapa dentro das operações de fulfillment é o começo desse processo, que consiste em realizar o armazenamentos de mercados que você adquiriu para vender em sua loja virtual.
Essa é uma etapa da operação que pode ser feita tanto em espaço próprio como em um local alugado, o importante é que os produtos sejam mantidos nas melhores condições de armazenamento, o que evitará possíveis danos.
Separação
A separação no processo de logística trata-se de organizar os produtos considerando fatores como o tamanho, o modelo e a cor do item, depois que o cliente faz uma compra em seu negócio virtual.
É muito importante ter uma maior atenção para que os produtos possam ser localizados de maneira rápida em seu estoque, então separados considerando o pedido feito e com 100% de eficácia e sem erros, para evitar prejuízos.
Packing
A etapa de embalagem ou packing é o que vai trazer garantias de que o produto adquirido pelo cliente irá chegar em condições realmente excelentes até ele.
Isso quer dizer que é preciso que os itens sejam colocados em bons materiais, para garantir a integridade, o que pode ser feito com uso de ferramentas automatizadas e que são especializadas.
Transporte
A etapa de transporte é a próxima depois que os produtos foram separados de acordo com o pedido e embalados adequadamente, sendo enviados ao cliente.
O produto já embalado poderá ser enviado ao consumidor final via correio tradicional ou por meio de uma transportadoras, o importante é que exista uma tecnologia de rastreamento que o destinatário possa acompanhar.
Pós-venda
Por último, temos a etapa do pós-venda, que é quando você irá coletar todas as informações mais importantes a respeito do processo.
Ela é essencial no fulfillment porque ajuda a entender como aconteceram os processos desde o momento da venda em sua loja online até o momento em que o produto foi entregue na casa do cliente.
É muito importante que o cliente esteja satisfeito com a sua compra e com o processo de entrega para que seu negócio possa ter o sucesso esperado.
Terceirização: vale a pena?
A terceirização do processo de fulfillment é uma tendência que pode ser observada no mercado e que gera dúvida sobre se vale ou não a pena.
Na maioria das vezes ela acontece porque é necessário que se atenda às necessidades dos clientes da melhor forma e muitas vezes é preciso ter uma estrutura física ampla e uma grande mão de obra, o que acaba gerando custos muito altos.
A gestão dos processos por conta própria toma tempo e isso pode impactar no foco principal do seu negócio, que deve ser a atividade primária dele.
É por conta disso que as empresas estão buscando terceirizar esse tipo de processo e essa também é a explicação para tantos novos negócios especializados na gestão logística.
O fulfillment terceirizado ajuda as empresas a reduzirem muitos custos, seja para manter a estrutura física do estoque, para pagar o salário dos funcionários ou ainda os encargos sociais.
Além disso, ainda tem a questão da especialização do serviço, tornando-o mais rápido e eficiente, por isso vale a pena sim realizar a terceirização do processo.
Conclusão
Como você viu, o fulfillment é um processo importante dentro da logística de qualquer e-commerce, por isso conhecer sobre ele faz uma grande diferença nos resultados que serão obtidos para seu negócio virtual.
Neste texto, você conheceu mais a respeito de quais são as vantagens do uso desse processo, da sua terceirização e ainda as etapas que o compõem.
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