Não é segredo que as empresas e negócios de sucesso tem buscado cada vez mais a melhoria das suas estratégias, e claro, dos seus resultados. Sendo assim, surgem novos conceitos de indicadores de desempenho, um deles é o KPI.
Segundo a pesquisa realizada pela Content Trends no ano de 2017, cerca de 78% das empresas afirmam que as suas estratégias são bem-sucedidas, e quando comparadas com empresas que não mensuram resultados, o percentual cai para 25%.
Nesse sentido, é possível afirmar que a mensuração de resultados é uma das chaves do sucesso. Mas afinal, qual seria a relação do KPI com esses resultados? É o que você irá descobrir neste artigo!
O que é KPI?
O KPI é uma sigla que vem do inglês (Key Performance Indicator), que em livre tradução pode ser entendida como o indicador-chave de performance.
Esse indicador, por sua vez, é um parâmetro estabelecido para realizar a medição de uma estratégia, ou ainda, um conjunto de ações focadas nos objetivos organizacionais.
A partir destes indicadores você pode analisar se as suas ações estão indo bem ou se será necessário reajustar as estratégias, criando meios para alcançar os seus objetivos.
Existem dois tipos de KPI, eles podem ser numéricos ou percentuais, dependendo do que você deseja medir.
Por exemplo: digamos que você possui um blog e deseja saber quantas páginas o seu visitante viu dentro do seu blog. Perceba que esse indicador será um número inteiro, já que estamos lidando com quantidades.
Contudo, se você estabelece como KPI a taxa de rejeição das suas páginas, esse indicador será um percentual, pois estamos nos referindo a uma taxa e um nível de aceitação.
Além disso, devemos destacar que um KPI difere de uma métrica, pois a métrica é apenas aquilo que deve ser medido e não ao indicador que servirá de parâmetro para a medição.
Para que serve?
Perceba que o KPI está diretamente ligado ao conceito de análise de estratégia e de modelos de gestão, possibilitando o acompanhamento correto do desempenho de um negócio.
Sendo assim, eles possibilitam que a empresa tenha uma visão do todo, acompanhando os resultados e desempenhos por meio dos indicadores, os quais são objetivos, claros e de fácil medição.
Por isso, quanto mais claros e bem descritos forem os seus KPI’s, melhores serão os seus resultados, facilitando assim a tomada de decisão e melhoria contínua do negócio.
Exemplos de KPI
Para você compreender melhor, listamos alguns exemplos para a área de vendas, logística e indústria, considerando os tipos de negócios e os indicadores mais utilizados no mercado.
Vendas
Os KPI’s de vendas são essenciais para medir a efetividade de toda a sua estratégia, sendo válido também para a pré-venda.
Sendo assim, listamos os principais indicadores de vendas:
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC): indica o valor gasto para captar um novo cliente, identificando se esse gasto é maior que o valor ganho ao longo da jornada de venda em si;
- Lifetime Value (LTV), que traduzido para o português significa o valor gerado a partir do relacionamento com o cliente: demonstra o quanto você fatura com o cliente enquanto ele faz parte da sua carteira;
- Conversão em venda: métrica percentual que indica as vendas efetivas;
- Tempo de venda: demonstra o tempo que a sua empresa leva para fechar um negócio com o cliente, considerando o momento em que um lead se torna qualificado, e assim, um cliente real.
No caso das vendas, os KPI’s têm o principal objetivo de demonstrar se as estratégias estão indo bem, e onde será necessário reajustar as ações de marketing.
Logística
Outra área que podemos utilizar como exemplo para a aplicação de KPI’s é a área logística, que é bastante completa e possui grande impacto nos negócios.
Nem sempre as métricas utilizadas pela logística estão relacionadas com o transporte em si, muitas vezes elas possuem dados de produção e estoque. Neste caso vamos simplificar e utilizar apenas informações de transporte:
- Tempo médio de entrega: métrica que calcula o tempo médio que um pedido leva em média para ser entregue ou coletado. Pode ser útil para ajustar prazo de entrega em e-commerces ou definir um maior estoque de segurança em caso de coletas mais demoradas.
- OTIF (On Time In Full): essa segunda métrica avalia pedidos que foram entregues completos na data combinada entre o fornecedor e cliente. Pode ser útil para entender quais fornecedores estão cumprindo com o combinado.
- OTD (On Time Delivery): apesar de parecer com a métrica acima, a OTD avalia apenas se o pedido foi entregue no prazo, não entra no critério de ser 100% correto.
Perceba que todos os indicadores são voltados para áreas estratégicas e de alto impacto da logística, facilitando a tomada de decisão e as mudanças.
Indústria
No caso dos KPI’s para as indústrias, os indicadores são voltados para demonstrar os resultados que a empresa possui no setor, dentro de um espaço de tempo.
Nesse sentido, você pode ter como KPI’s:
- Lucro líquido: onde você irá somar todo o faturamento da sua empresa no período determinado, e assim deduzir as despesas e custos no mesmo período, verificando se houve lucro ou prejuízo;
- Margem de lucro bruta: valor que a sua empresa deseja lucrar, sem considerar os custos e despesas do negócio em sua totalidade;
- Margem de lucro líquida: quanto a sua empresa deseja lucrar em um determinado período, deduzindo os custos e despesas;
- Overall Equipment Effectiveness (OEE): mede a eficiência da produção da empresa, considerando utilização da fábrica, desempenho e qualidade produtiva;
- Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA): pode ser entendida como o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Claro, existem uma série de indicadores que podem ser utilizados na indústria, e devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades e estratégias.
Conclusão
É possível perceber que os KPI’s podem transformar a sua tomada de decisão e melhorar continuamente as suas estratégias de negócio.
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