Uma boa segmentação pode aumentar o alcance e vendas, levando a empresa ao sucesso, enquanto ignorar essa etapa ou até mesmo realizar sem muita atenção pode levar a empresa à falência.
A frase acima é forte, mas é uma etapa que muitas empresas negligenciam, confira no texto abaixo porque você não deve fazer isso.
O que é segmentação do mercado?
Segmentação de mercado é o processo traçar o perfil de um ou mais grupos de leads e dividir de acordo com suas necessidades, preferências, hábitos de consumo e comportamento.
Essa etapa define onde uma empresa atua, os potenciais clientes e suas necessidades, por isso é uma etapa que deve ser iniciada antes da veiculação de anúncios, posts e até mesmo da criação/aquisição de produtos.
Para quem trabalha com SEO, Google Ads e redes sociais, a segmentação auxilia na criação da persona, tom de voz, formato de comunicação e raio para anúncios.
Tipos de segmentação no marketing
O processo para segmentação deve sempre ser orientado a dados, nada deve ser infundado ou criado à gosto de um gestor ou profissional técnico, por isso é importante avaliar as características de tipo de segmentação:
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica é uma das mais simples, normalmente é uma das primeiras a serem avaliadas, ela serve para definir onde a empresa deve atuar e possibilita a divisão do mercado a nível de países e até mesmo bairros.
Alguns exemplos de segmentação geográfica:
- País;
- Região;
- Estado;
- Cidade;
- Bairro;
- Idioma.
A Globalização está possibilitando a entrada de empresas em outros países, removendo um pouco as restrições impostas em alguns países, mas abrir unidades em outros locais não é uma tarefa fácil e nem mesmo barata, por isso que serviços e alguns tipos de produtos, como perecíveis, são muito mais interessantes para se trabalhar a nível local.
Existem ainda empresas multinacionais que trabalham com segmentação geográfica, um bom exemplo é a Netflix. Todo o catálogo da empresa leva em conta as preferências regionais e os direitos do conteúdo:
Segmentação demográfica
Essa segmentação é mais simples de realizar comparada com as próximas duas, mas já faz toda a diferença na hora de definir um padrão de comunicação. Ao conhecer a idade, sexo e renda do público, já é possível validar se faz sentido trabalhar com uma linha de produtos.
Alguns exemplos de segmentação demográfica:
- Idade;
- Sexo;
- Renda;
- Ocupação;
- Grau de instrução;
- Raça;
- Nacionalidade;
- Religião.
A grande vantagem dos dados demográficos é que sua coleta parece menos invasiva aos olhos de potenciais clientes e pode ser feita durante um cadastro ou até mesmo por meio de órgãos, como o IBGE.
Segmentação comportamental
A segmentação por comportamento é mais complexa para quem atua com marketing offline, pois é necessário acompanhar o que o cliente faz na loja e entender como ele reage ao encontrar determinados produtos.
Alguns exemplos de segmentação comportamental:
- Conhecimento;
- Envolvimento;
- Atitude;
- Lealdade.
Uma das empresas que pratica muito bem esse tipo de segmentação é a Apple, a maioria de seus usuários são fiéis à marca, muitos deles sendo heavy users e proprietários de diversos produtos da empresa.
Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica une a psicologia com as condições demográficas do potencial cliente, ou seja, são os itens que não podem ser medidos já partem de fatores internos. Ela é muito utilizada como base para a elaboração da buyer persona.
Alguns exemplos de segmentação psicográfica:
- Personalidade;
- Estilo de vida;
- Hobbies;
- Valores;
- Interesses.
A Nerdstore é uma loja que atende o público nerd e geek, por exemplo. Não é possível determinar quem é nerd por meio de dados geográficos, demográficos ou comportamentais, por isso a empresa se baseia nos interesses.
Quando segmentar
O processo de segmentação, assim como a definição de público-alvo e posicionamento, deve ser realizado antes do início de uma empresa, marca ou campanha.
É recomendado que seja feito em todos os tipos de negócio, pois ele possibilita conhecer onde atuar, como se comunicar, o que produzir e onde distribuir.
Alguns benefícios da segmentação
- Campanhas mais assertivas;
- Redução de custos para aquisição de cliente;
- Conquista/aumento do espaço de mercado;
- Melhoria em produtos de acordo com o consumidor.
Como realizar a segmentação no seu negócio
Realize ou encomende uma pesquisa de mercado avaliando os fatores acima, principalmente de consumidores que costumam adquirir soluções parecidas ou que entreguem valores similares ao que seu produto ou marca está se propondo.
É importante lembrar que nem toda segmentação é útil. Você pode dividir consumidores de smartphones em altos e baixos, mas a altura da pessoa não define qual tipo de aparelho ela comprará. Além disso, é possível combinar duas ou mais segmentações, mas segmentar demais também pode restringir a quantidade de público potencial.
Um segmento precisa seguir alguns critérios para ser considerado útil:
- Ser mensurável: Qual o tamanho do mercado no local? E a renda?
- Substancial: Faz sentido segmentar? Esse segmento traz retorno para a empresa?
- Acessível: É possível atender esse segmento?
- Diferenciável: Existe alguma diferença do perfil de compra entre o segmento e o público padrão?
- Acionável: É possível se comunicar com esse público?
Conclusão
Segmentar um mercado é uma tarefa que precisa de atenção, principalmente para quem está começando, mas a recompensa e assertividade fazem esse esforço valer a pena.
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