Twitter Ads: Vale a pena investir?

Twitter Ads

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo e atualmente também uma das principais formas de consumir informações. A rede está se reinventando para se tornar uma plataforma completa para criação e distribuição de conteúdo. Entretanto, faz sentido anunciar no Twitter Ads?

O que é o Twitter Ads

Assim como o Facebook, a rede social do passarinho também possui sua própria plataforma de anúncios, o Twitter Ads.

Essa plataforma permite que usuários promovam Tweets, Assuntos e Contas, cada tipo de anúncio possui um foco específico. Os Tweets promovidos podem gerar tráfego, conversões, engajamento ou simplesmente visualização de uma informação. Já os Assuntos, também conhecidos como Trending Topics, servem para destacar uma campanha, por exemplo o paredão do BBB. A promoção de Contas possui o foco de conquistar seguidores e gerar reconhecimento de marca.

Além disso, outros pontos podem ser explorados no Twitter Ads:

  • visualizações de vídeos e GIFs;
  • visualizações em lives;
  • instalações de aplicativos.

Quanto custa anunciar no Twitter

O Twitter Ads funciona por meio de um leilão, assim como o Facebook Business e Google Ads, portanto o custo por clique pode variar de acordo com o segmento e site. No entanto, é bom que se tenha noção que o Twitter costuma ser uma das plataformas mais caras para se anunciar, ficando atrás apenas do Linkedin.

Simon Brisk, co-fundador da Click Intelligence, publicou um artigo comparando os resultados de um experimento comparando as plataformas de anúncio do Twitter e Facebook.

Em seu artigo, fica evidente que o Twitter está muito atrás quando o assunto é gerar resultado para clientes. A plataforma pode custar até 5x mais que o Facebook, não oferece uma boa experiência em segmentação e ainda possui spam.

Resumidamente: você vai pagar caro, pode não atingir o público esperado e ainda pode atrair robôs e outras ferramentas de spam.

Estou ciente dos problemas, vale a pena investir no Twitter Ads?

Se você ainda estiver interessado em anunciar mesmo com os pontos acima, é importante saber que também não é um desperdício total de dinheiro, o Twitter pode gerar algum resultado para a sua empresa, principalmente quando se trata de reconhecimento de marca.

Vantagens de anunciar no Twitter

  • Chance de conquistar seguidores de concorrentes: a plataforma permite que você selecione um ou mais concorrentes e apresenta um público semelhante na segmentação da campanha.
  • Possibilidade de promover tweets que deram certo: uma das maiores vantagens do Twitter Ads é poder reaproveitar uma publicação que teve um alto engajamento de maneira bem simples, basta selecionar o tweet em uma lista disponibilizada.
  • Localização do anúncio: mesmo que você promova apenas um tweet, é possível selecionar onde ele irá aparecer. Algumas das opções são timeline, busca e perfis.

Desvantagens de anunciar no Twitter

  • Preço alto e taxa de conversão baixa: como já mencionei anteriormente, a plataforma não é barata e quando você soma esse custo à segmentação pobre, acaba gerando um CPA muito alto.
  • Alcance menor: o Twitter possui uma base de 217 milhões de usuários ativos mensalmente, enquanto o Instagram possui 500 milhões. Além disso, 92% dos tweets vêm de apenas 10% dos usuários, ou seja, nem todas as pessoas são participativas na rede.
  • Quantidade de conteúdo: em 2010, a “vida” de um tweet era de aproximadamente 60 minutos. Se levarmos em conta que foram publicados 35 milhões de tweets naquele ano e em 2020 foram publicados mais de 500 milhões, esse número cai ainda mais. Mesmo com algoritmos e uma inteligência muito forte, esse número caiu para 15~30 minutos.

Conclusão

Não é impossível gerar resultado com o Twitter, mas você precisará de paciência e um bom investimento. Talvez faça sentido em uma estratégia buscando um posicionamento de mercado ou até mesmo se você gerencia a conta de uma grande marca.