Há algum tempo o Facebook deixou de ser somente uma rede social para se tornar uma plataforma de negócios para muitos empreendedores. Com isso, novas funções surgiram como: anúncios, impulsionamentos, catálogo de produtos, gerenciador de públicos e outras funcionalidades incríveis, todas essas utilidades deram vida ao Facebook Business, a ferramenta completa para empresas no Facebook. Para entender mais sobre seus recursos continue lendo este artigo!
O que é o Facebook Business
Em poucas palavras, o Facebook Business é a plataforma de negócios do Facebook. Nele estão reunidas todas as funções que uma empresa precisa ter para obter resultado nessa rede social. Ou seja, ele possui mais recursos do que o gerenciador de páginas e perfis pessoais.
Para que serve
O Facebook Business serve para todos os tipos de empresas, seja para um microempreendedor ou multinacionais. Ao utilizar essa plataforma, as marcas conseguem obter gerenciadores aprimorados de anúncios, controle de acessos de cada um dentro da ferramenta, extração de relatórios e, além disso, é possível vincular o perfil da marca no Instagram e conectar o WhatsApp da empresa, deixando tudo conectado.
Indo mais a fundo nas utilidades do Facebook Business acompanhe outros detalhes permitidos apenas com essa ferramenta:
- Dados sobre os seguidores
Com os recursos dessa ferramenta tenha acesso a métricas importantes do seu público como gênero, idade, localização geográfica, entre outros. - Segurança no pagamento
Pelo Facebook Business é possível escolher entre algumas formas de pagamento, como boleto e cartão de crédito e ainda pré ou pós pago. Não é preciso disponibilizar seus dados bancários no perfil pessoal. - Perfil pessoal desvinculado
Não se preocupe, seu perfil pessoal não é vinculado a página corporativa.
Como anunciar com o Facebook Business
Aqui nós falamos diretamente do Gerenciador de anúncios, também conhecido como Ads Manager. Ele é o responsável por criar e gerenciar as publicações pagas do Facebook e é um dos recursos do Facebook Business.
Veja o passo a passo de como criar um anúncio por lá:
- Entre no Facebook Ads
Acesse o Facebook Business e clique em “Criar Anúncio”. - Escolha um objetivo para a sua campanha
Defina um objetivo entre as opções disponibilizadas pelo Facebook. - Escolha um público
Especifique aqui quem deve ver seu anúncio. Isso inclui dar muitos detalhes sobre seu público alvo. - Defina a verba
Agora é hora de escolher um orçamento total e duração da campanha. Você pode optar por escolher uma data de início e fim do anúncio ou não. A plataforma é bem intuitiva e vai te ajudar. - Crie o anúncio
Passada a parte técnica, chegou a hora de definir o que o seu público vai ver de fato. Crie um bom título, escolha boas imagens, uma descrição com no máximo 90 caracteres e por aí vai. - Fique de olho
Seu anúncio está pronto. Agora é só monitorar os resultados e analisar o retorno do seu anúncio.
Cuidados ao investir no Facebook Business
Embora pareça “simples” nem todos conseguem obter sucesso fazendo os anúncios sozinhos no Facebook Business. Isso porque as segmentações são complexas e sem um estudo de público adequado, é perigoso perder dinheiro.
Por isso existe um profissional de mídia que dedica estudos para aprender as melhores segmentações na plataforma, conseguindo assim melhores resultados. Portanto, se for necessário, contrate um alguém de tráfego da sua confiança para que cuide das campanhas da sua empresa. Essa sem dúvida é uma ótima escolha quando você achar que seus investimentos não estão indo muito bem.
Agora queremos saber a sua opinião, o que você acha de fazer publicidade no Facebook? Acredita que essa é uma forma rentável de promover as marcas? Compartilhe esse conteúdo e conte a sua experiência com a plataforma.