O Google realiza diversas mudanças e testes diariamente. Aparentemente, a mudança da vez é a exibição de miniaturas (thumbnails) na página de resultados, a SERP.
Até o momento, as miniaturas eram exibidas apenas no Google Notícias e no Discover, recurso do App do Google. Em ambos os casos as imagens eram recortadas para se adequarem ao padrão de onde seria exibido.
Miniaturas na SERP
Assim como já acontece nos smartphones, a SERP começou a exibir as imagens ao lado de seu respectivo conteúdo.
SERP com imagens em dispositivos móveis
Entretanto não são todos os resultados que recebem uma imagem destacada. O motivo ainda é desconhecido, mas diversos SEOs vêm discutindo..
O Search Engine Journal destacou dois prováveis motivos:
- Pode ser que a imagem utilizada no artigo não é larga o suficiente ou que possua uma proporção não convencional.
- A página que não possui uma imagem pode não ter recebido uma miniatura porque a imagem não foi declarada em dados estruturados ou Open Graph Protocol.
Imagens nas sugestões do Google
Além das mudanças na SERP, o Google também está testando a exibição de imagens nas sugestões de pesquisa.
Diferentemente da mudança anterior, essa não é aplicada para a maioria dos resultados. Pelo que notamos até o momento, as imagens das sugestões só aparecem para entidades, artistas, marcas, alimentos e outros. Em outras palavras, não é o tipo de otimização que afeta palavras-chave abordadas em artigos e outros trabalhos de SEO.
Isso é muito parecido com o que vemos na caixa de busca presente no Chrome para desktop:
O que muda com a adoção de miniaturas?
Se o Google está testando essa mudança na SERP, provavelmente é porque os resultados no Discover e Notícias são satisfatórios. Mais recursos na página de resultados pode auxiliar na otimização de CTR e finalmente dar visibilidade a sites atualizados. Por outro lado, não sabemos se imagens serão tão úteis como nos celulares e outros produtos da empresa.
Em todos os casos recomendo que revise os dados estruturados e Open Graph Protocol do seu site, isso pode garantir alguns cliques em redes sociais e já previne de futuras atualizações.