Quando falamos em acessibilidade na Web, muitos pensam em textos alternativos e descrições.
Por mais que isso seja necessário, existem outros fatores que podem facilitar a vida dos visitantes, como a conversão de post em áudio.
Antes de mostrar os diferenciais das principais ferramentas, vamos entender a importância desse recurso.
Se preferir, clique no índice ao lado e vá direto para o comparativo. Boa leitura!
Origem da Conversão de Texto para Áudio
As ferramentas para conversão de texto em áudio estão presentes há muito tempo, dois exemplos são o narrador do Windows e o VoiceOver dos Mac’s.
Elas são focadas em atender o público com deficiência visual e conseguem descrever tudo o que está presente na tela. De textos à imagens e botões para interação.
Hoje, a utilização dessas ferramentas se disseminou no mundo inteiro graças aos assistentes de voz, que são nada mais mais robustos que os narradores e unem a conversão de texto para áudio e também o sentido inverso. Alguns exemplos são: Siri, Android Assistant, Alexa e Cortana.
Transcrições de Áudio para Texto
Como citado anteriormente, hoje já é possível converter o áudio em texto e essa tecnologia está disponível em praticamente tudo o que usamos no celular: Waze, pesquisas do Google, teclados inteligentes etc. A Rock Content desenvolveu um artigo com outras ferramentas.
E qual a importância disso tudo?
Simples: O Google quer que o seu conteúdo seja rico e atenda as necessidades das pessoas. Ter um conteúdo acessível é um grande passo.
Indexação de áudio
Existe uma série de testes onde podemos ver o funcionamento da interpretação de áudio em texto feita pelo Google.
O exemplo mais popular é o recurso de legendas do Youtube.
Essa função já está cada vez mais precisa para o maior número de idiomas possíveis, é possível até mesmo traduzir simultaneamente o que o narrador do vídeo está falando.
Se o Google já interpreta o que estão dizendo nos vídeos, por que não indexar este conteúdo?
A resposta é: ele já o faz.
Você pode ver como esse recurso funciona aqui.
Podcasts
Em Junho de 2018, o aplicativo “Podcasts” do Google chegou ao público. Não apenas o aplicativo, mas o buscador começou a exibir podcasts na SERP.
Até o momento, apenas a descrição do podcast pode ser lida, mas essa indexação têm evoluído com a melhoria da conversão de áudio em texto.
Com o Google focando em seu próprio aplicativo de podcasts e até mesmo na leitura deles, fica claro que essa necessidade já se tornou realidade.
A Infobase Interativa publicou um infográfico com os principais dados sobre podcasts no Brasil:
Por que converter post em áudio
O tempo das pessoas está cada vez mais escasso e posts longos dificilmente são lidos na integra, até por isso utilizo o índice. Dessa forma o leitor consegue ser direto e sanar as dúvidas sem precisar ler todo o conteúdo.
Trazer o conteúdo ao público com uma ferramenta dessas aumenta o tempo de permanência na página, aumenta a interação e consequentemente diminui sua taxa de rejeição.
Além do mais você facilita o acompanhamento de conteúdo para os deficientes visuais ou até mesmo quem está no trânsito ou transporte público.
Chegou a hora de conhecermos as principais ferramentas para converter posts em áudio.
Audima
Audima é uma ferramenta criada por uma Startup brasileira de mesmo nome.
O intuito dos criadores é atender os mais de 19% de brasileiros com alguma deficiência visual, os 25% de analfabetos e semi analfabetos e etc.
Principais Vantagens
Instalação simples com plugin para WordPress, versão gratuita sem a necessidade de cadastrar cartão de crédito, controle pelo teclado, narração instantânea. O preço da versão paga varia de acordo com a sua necessidade, possui estatísticas avançadas.
Desvantagens
Voz automática muito robótica, versão gratuita possui anúncios.
Vooozer
Ferramenta desenvolvida por uma Startup focada em aumentamos o tempo médio nos sites em até 43% e geração de leads em até 45%.
Fomos selecionados como startup residente no Google for Startups Residency Program 2019.
Principais Vantagens
Voz humana (narradores leem o post), entregam áudio de qualidade em até 48h, acompanhamento de métricas por meio de uma plataforma própria, captura de lead para ouvir o áudio.
Desvantagens
Só possui versão paga. R$ 478 / mês pela plataforma + 4 Posts em Áudio por mês de até 800 palavras cada, preços válidos no momento de publicação deste post.
Qual escolher?
Depende muito da sua necessidade, recursos e exigência. Até o momento o Vooozer apresenta uma qualidade superior em áudio, mas leva 48h para te entregar e com um limite de 4 posts na assinatura básica, enquanto o Audima te entrega um áudio automático que possui uma boa qualidade, mas não substitui um narrador humano.