O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que está conquistando espaço entre as maiores redes, como Facebook, Instagram e Youtube, principalmente entre público jovem, conheça o tipo de conteúdo e funcionamento da plataforma neste artigo!
O que é o TikTok?
O Tiktok, antigamente conhecido como Musical.ly, é uma rede social que permite gravar e compartilhar vídeos entre 15 e 60 segundos com opções de efeitos, transições e dublagem. Entre os tipos de vídeo mais publicados há vídeos de animais fofinhos, relatos de histórias engraçadas, curiosidades, além de receitas e até mesmo desafios de dança e maquiagem. O aplicativo também permite seguir amigos e artistas, além de compartilhar vídeos e mensagens.
Origem
Ainda conhecido como Musical.ly, o Tiktok foi criado em 2014 por uma empresa chinesa, mas teve o devido reconhecimento apenas em 2019 quando ganhou milhões de usuários por todo o mundo.
Fusão entre TikTok e Musical.ly
O aplicativo Musical.ly se tornou Tiktok em 2017 quando foi comprado pela empresa ByteDance, dona do Douyin, aplicativo similar ao Tiktok, na intenção de mantê-lo em circulação internacional, enquanto o Douyin permanceria apenas no mercado chinês.
Como funciona
Na página inicial do Tiktok você encontra duas abas: “Seguindo” e “Para você”, conhecida também como “For you” ou apenas “fy”. Na primeira aba, os vídeos de perfis que você segue estarão disponíveis, enquanto na segunda aba, o conteúdo é totalmente personalizado para você de acordo com interações feitas anteriormente dentro do aplicativo. Há também as chamadas trends, que são vídeos e/ou áudios que estão em alta no momento, como um desafio de dança, por exemplo. Se quiser participar, apenas clique no nome do áudio, grave e publique seu vídeo!
Vale a pena investir no TikTok?
A publicidade no aplicativo começou no final de 2018 por meio, primeiramente, de testes. Sendo assim, os usuários já começaram a receber campanhas de produtos que fossem realmente de seus interesses. Com o crescimento dos números de downloads e usuários, a disposição de empresas em publicar no aplicativo cresceu consideravelmente.
TikTok em números
Em 2020, o Tiktok foi o aplicativo mais baixado no mundo, alcançando 850 milhões de downloads.
De acordo com a Hootsuite, o TikTok possui mais de 689 milhões de usuários ativos, ou seja, pessoas que abrem o aplicativo ao menos uma vez por semana. Esse número já é maior que a quantidade de usuários do Twitter, Pinterest e Snapchat.
Além disso, a taxa de engajamento do TikTok é de aproximadamente 17,99%, de acordo com o Statista, para se ter uma ideia, a taxa de engajamento do Instagram varia entre 4 e 6%.
Diferença entre o TikTok e os Reels
Assim como aconteceu com o Snapchat, o Instagram também criou um recurso para combater o novo concorrente, os Reels.
A proposta é basicamente a mesma: vídeos curtos, possibilidade de editar, colocar músicas, responder e interagir, mas tudo dentro de um aplicativo que já possui uma base instalada muito maior.
Existe uma série de diferenças entre as duas ferramentas, desde funcionamento até propostas de conteúdo:
- Duração de vídeos: TikTok 60 segundos x Reels 30 segundos;
- Filtros e efeitos: enquanto o Reels fica restrito aos efeitos também presentes nos Stories, o seu concorrente segue recebendo novos filtros diariamente, inclusive alguns que servem como brincadeiras ou trends;
- Músicas: TikTok possui mais liberdade para inserir músicas, o Instagram ainda possui muitas proteções de direitos autorais.
Essa possibilidade trouxe muitos artistas à tona, como Tones and I, Måneskin e Doja Cat. - Diferencial: é possível ganhar dinheiro no TikTok, tanto com a monetização, quanto com a indicação de usuários.
Como começar no TikTok
Toda rede social nova traz uma complexidade e rejeição imediata, mas é possível enxergar benefícios e espaço para trabalhar a marca empresarial ou pessoal.
Para começar no TikTok, é importante acompanhar muitos conteúdos, entender o assunto do momento, filtros utilizados, músicas, trends e muitos outros.
Após algumas horas (ou até semanas de uso), basta seguir algumas das tendências e testar com algum vídeo curto.
É importante lembrar que assim como o Twitter, o TikTok é uma rede social que trabalha com o momento, então os assuntos em alta hoje podem acabar se tornando obsoletos na semana seguinte.
E aí, já sabe o que postar?
Fique de olho nos próximos textos e veja se consegue algum insight!