O marketing digital tem como grande diferencial a possibilidade de rastrear e mensurar detalhadamente os resultados de campanhas. Entre esses dados mensuráveis está a taxa de conversão, uma das principais métricas de sucesso para e-commerces e serviços.
O que é uma conversão
Antes de mais nada, é importante definir o que é uma conversão. Na prática, é uma ação mensurável feita pelo usuário dentro do site que agrega valor ou traz receita para a empresa. Portanto, conversões podem ser compras, cliques em botões, cadastro em newsletters, download de aplicativos etc.
Antes de definir o que é conversão para um site, é preciso entender qual a estratégia de negócio e objetivos da empresa. No caso de e-commerces, a conversão mais popular é a compra dos produtos. Em blogs e portais de notícias, é uma assinatura ou cadastro. Dentro de aplicativos, pode ser o fato de assistir uma propaganda, por exemplo.
Como calcular taxa de conversão
Após definir as conversões do negócio, é preciso acompanhar a taxa de conversão continuamente para garantir que a estratégia realizada em SEO, Google Ads, Meta Ads e afins está sendo de fato efetiva.
A taxa de conversão é calculada a partir da divisão do número total de conversões pelo total de usuários em determinado período. Ou seja:
Quantidade de conversões ÷ Quantidade de usuários
25 conversões ÷ 100 usuários = 25 ÷ 100 = 0,25
Lembre-se que em contas de porcentagem é preciso “passar a vírgula” em duas casas para a direita. Portanto, um site que recebe 100 usuários, e 25 deles se convertem, possui uma taxa de conversão de 25%.
É um exemplo bem simples, mas se aplica a outros valores. Vamos considerar um site que recebe 7354 visitantes e possui 400 conversões em um mês.
400 ÷ 7354 = 0,054
Em outras palavras, 5,4% de taxa de conversão.
Qual a taxa de conversão ideal
Resumindo de forma direta, é impossível dizer que uma taxa de conversão é boa ou ruim sem entender o que está parametrizado como conversão, por isso é importante entender os tópicos anteriores.
Mas de forma geral, empresas como a Mailchimp, Wordstream e Shopify estimam que uma boa taxa de conversão varia entre 2 e 5%.
Essa média considera como conversão os eventos mais comuns, como compras, assinaturas e solicitações. No entanto, se um simples clique em um banner na página inicial estiver mapeado como conversão, provavelmente a taxa da sua empresa poderá chegar a 20% ou até 30%. Isso pode mascarar os números ou dar a falsa impressão de sucesso.
É imprescindível marcar como conversão o que realmente gera valor para o negócio.
Taxa de conversão em e-commerces
Como mencionado no início do texto, a taxa de conversão mais comum para e-commerces é a compra de produtos. No entanto, é possível considerar outras ações como conversão, bastando não atrelar um valor monetário neste tipo. O melhor exemplo é uma lista de espera para receber notificação sobre um produto lançamento ou até mesmo um aviso quando o produto retornar ao estoque.
Esses dois últimos exemplos são conversões porque tratam de um interesse genuíno no produto, ou seja, trazem valor para o negócio, no entanto eles não trazem receita monetária neste momento.
Existem e-commerces que mensuram o clique em links de e-mail marketing, acessos a determinadas áreas do site e afins, mas tudo faz parte da estratégia de negócio.
3 dicas para aumentar a taxa de conversão de vendas
Aumentar a receita e vendas é o desejo de todos, não é mesmo? Por isso, separei algumas dicas para quem deseja elevar o número de conversões.
- Invista em CRO (Conversion Rate Optimization). Esse profissional ou parceiro analisará seu negócio, oportunidades no site e fará testes A/B e outros tipos de experimentos para encontrar os melhores visuais, comunicações e produtos para otimizar as vendas do seu negócio.
- Enriqueça as páginas de produtos. Para convencer um cliente a comprar, não basta ter o melhor preço, é preciso fazê-lo confiar na marca e no produto que está sendo adquirido. Por isso, trabalhar as descrições, imagens, vídeos e afins ajudará muito a ganhar essa confiança.
- Incentive os compradores a avaliarem. As avaliações ajudam, e muito, na hora de comprar ou vender produtos. Elas possibilitam aos clientes conhecerem os melhores produtos, mostram que outras pessoas compram no site e que é um item confiável, com entrega garantida e qualidade.
5 dicas para aumentar a taxa de conversão de leads
Ok, seu negócio não é um e-commerce? Existem outras formas de garantir um aumento de conversões. Considerando sites de serviços, notícias e blogs, essas são as principais recomendações:
- Deixe os formulários de contato/solicitação de orçamento visíveis. Não adianta ter uma página de serviço e não facilitar a comunicação do cliente. Fazer com que o mesmo procure por uma página de contato pode ser uma porta de saída.
- Disponiblize um chat ou link do Whatsapp para conversas. Parece óbvio, mas é bem comum encontrar restaurantes e pizzarias sem uma forma de contato rápido. Formulários são úteis para a maioria dos negócios, mas alguns segmentos exigem respostas mais ágeis.
- Crie materiais ricos sobre o seu segmento e disponibilize em Landing Pages com formulário de contato. Nem todos os setores podem investir nisso, mas a criação de materiais explicando sobre o serviço prestado ajuda a educar o possível cliente e ainda gera um lead que pode ser trabalhado ao longo do tempo. Um bom exemplo é o do Quinto Andar. Eles possuem diversos materiais explicando sobre financiamento, reformas e outras dicas.
- Não compre base de leads. Além de ser extremamente invasivo e não gerar NENHUM negócio, esse tipo de serviço é ilegal e fere os direitos garantidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Ofereça um benefício! Criar um incentivo para os clientes se cadastrarem pode ser extremamente útil. Em um site de cursos, por exemplo, você pode disponibilizar aulas gratuitas com apenas o e-mail e oferecer um curso pago para quem deseja se aprofundar.
Bônus: não deixe de perguntar aos usuários se eles permitem o armazenamento de dados e contatos posteriores, pois dessa forma não existe um risco de infringir alguma lei. Consulte aqui um material completo sobre o assunto.
Como conferir a taxa de conversão no Google Analytics (GA4)
O Google Analytics permite rastrear a taxa de conversão de qualquer evento de conversão, como mencionado anteriormente. No GA4 existem duas formas de acompanhar a taxa de conversão:
- Taxa de conversão do usuário: mensura a porcentagem de usuários que acionaram um evento de conversão.
- Taxa de conversão da sessão: exibe a porcentagem de sessões nas quais um evento de conversão foi acionado.
Para visualizar suas conversões, primeiro será preciso configurá-las. Em seguida, acessar por meio da visão de Engajamento ou criar um relatório personalizado.
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Até a próxima!