Quanto custa um site? Veja o que precisa para criar o seu

Quanto custa um site

Há muito tempo, possuir um um site era um diferencial. A maioria das empresas não possuíam e a renda gerada pela novidade servia para complementar o faturamento. Algumas empresas foram mais longe e criaram modelos de negócio totalmente focados no meio online. Muitas delas se tornaram gigantes internacionais, como o Google e Amazon.

Desde então, possuir um site deixou de ser um diferencial e passou a ser quase uma obrigação.

Empresas que abdicam do meio online acabam perdendo diversas oportunidades de negócio. No Brasil, por exemplo, as pessoas passam cerca de 9h27min na internet. É um tempo de exposição maior que o da TV e rádio. Você não quer ficar de fora, certo?

Sem mais delongas, vamos levantar os custos.

Custos de um site

Sites são espaços publicitários. Por mais que você tenha um para chamar de seu, ele precisa estar em algum lugar e de um endereço. Portanto, prepare-se para pagar mensalmente ou anualmente alguns valores.

Podemos dividir os custos da seguinte forma:

  • Plataforma;
  • Hospedagem;
  • Domínio;
  • Criação.

Plataforma

Decidir a plataforma antes de criar o site te previne de certos problemas comuns, como a perda de relevância e recadastro de produtos. Por isso, esse ponto deve ser definido durante o planejamento.

Existem diversas plataformas para se criar o site. Algumas necessitam de conhecimento médio e avançado de programação, outras podem ser feitas apenas arrastando os elementos. Conheça algumas delas:

Criador de sites

Muito popular entre empresas menores ou novas. Os criadores de site permitem que pessoas com pouco (ou nenhum) conhecimento de programação consigam criar sites institucionais de maneira rápida e prática.

Existem criadores simples que só permitem a troca de conteúdo e outros totalmente personalizáveis. Os mais populares são:

  • Wix: plataforma de criação de sites em HTML5 responsivos, o Wix permite criar um site em questão de minutos e oferece um plano gratuito. Os planos pagos custam a partir de R$ 6,00/mês.
  • Criador de sites Locaweb: a Locaweb é uma das maiores empresas de hospedagem aqui do Brasil. E ela também não deixa de atender o público que deseja investir pouco, mas marcar presença na internet. A ferramenta é um pouco mais simples que o Wix e custa a partir de R$ 82,80/ano, o equivalente a R$ 6,90/mês.
  • Criador de sites Hostgator: concorrente direto da empresa anterior, a ferramenta da Hostgator também é simples, mas o custo é um pouco menor, R$59,94/ano, o equivalente a R$ 4,99/mês.

Lojas virtuais

Diferente dos sites institucionais, as lojas virtuais exigem um pouco mais do site. Segurança, maior largura de banda, controle de estoque, logística e até mesmo algumas integrações com marketplace.

Por essas dificuldades, o custo para montar uma loja é elevado, e por consequência surgiram algumas empresas oferecendo uma solução mais simples e barata. Conheça algumas:

  • Loja virtual: ideal para quem está começando. A plataforma é barata e simples de se configurar.
    O plano mais barato permite o cadastro de apenas 50 produtos. O preço é de R$ 49,90/mês ou R$ 358,80/ano.
  • Loja Integrada: apesar de nova, essa plataforma oferece um recurso que pode pesar no bolso: um plano totalmente gratuito, com integração com Mercado Pago e Sedex.
    Esse plano ainda suporta o cadastro de 50 produtos e diversas configurações.Para quem precisa de algo mais robusto, os planos pagos estão disponíveis a partir de R$ 49,00/mês.
  • Tray: a empresa possui mais de 15 anos de experiência e vencedora do prêmio ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de inovação digital em 2015.
    O plano light (mais barato) suporta o cadastro de 200 produtos, 15.000 visitas e 150 vendas no mercado livre, o custo já é um pouco maior, R$ 99,00/mês ou R$1.068/ano.

Nota: um ponto muito importante das lojas virtuais e criadores é que o site não é totalmente seu. Funciona mais ou menos como um aluguel. Mesmo se você reformar a casa, a estrutura não vai embora contigo quando partir.

CMS e plataformas próprias

A solução para o problema relatado acima é a utilização de um CMS ou a criação de uma plataforma própria. Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, do inglês Content management system (CMS), são plataformas que prezam pela propriedade dos dados.

Sites construídos com essas plataformas precisam de uma hospedagem paga, mas em compensação, permitem o backup, atualização e restauração de todo o conteúdo publicado no site. Você se torna o proprietário dos dados, diferente das opções anteriores.

Os CMS mais populares do mercado são:

  • WordPress: usado em mais de 30% de todos os sites da internet, o WordPress é um CMS de código aberto que permite a gestão de conteúdo de maneira simples e rápida. Ele pode ser usado em blogs, lojas, sites institucionais, fóruns e até mesmo redes sociais.
    O custo? R$ 0,00! Isso mesmo, o WordPress é gratuito!
  • Magento: ao contrário do exemplo anterior, o Magento foca totalmente em lojas online, e por isso acabou não chegando ao mesmo patamar do concorrente. Entretanto, ele acabou se tornando referência em e-commerce de código aberto.
    Outro diferencial do Magento é que ele é totalmente modular. Precisa integrar com Correios? Basta comprar uma extensão ou criar a sua!
    Ele também é gratuito.
  • Joomla: lançado em 2005, o Joomla veio com a missão de bater de frente com o WordPress. Ele também é versátil e muito funcional, mas o ponto fraco é a comunidade.
    Mais um exemplo gratuito.

Hospedagem

É aqui que você define onde ficará o seu site. As empresas de hospedagem possuem planos com diferentes tamanhos e utilização de banda e cabe a você decidir qual é ideal para o seu negócio.

No artigo sobre como criar um blog, informei as 4 hospedagens mais populares do Brasil: Locaweb, Hostgator, Hostnet e UOL Host.

Todas elas possuem planos a partir de R$ 20,00/mês.

Domínio

O domínio é o endereço do seu site. Antes de escolher, é interessante realizar uma pesquisa para ver se já existem empresas com um domínio parecido.
Dê preferência a nomes relacionados à sua empresa e serviço.

Ex: adoteumpet + .com.br ou .blog.br

O domínio pode ser registrado por R$ 40,00/ano no registro.br. Algumas das empresas citadas acima oferecem domínios mais baratos ou até mesmo gratuitos no primeiro ano de contrato.

Criação

Criar um site em uma plataforma própria ou CMS exige conhecimento, por isso é bem provável que você precisará contratar uma agência para criação do site.

As agências de marketing digital costumam cobrar R$ 3 a R$ 7 mil para criar um site único. Claro que existem empresas que oferecem o serviço por R$ 500 ou mil reais, mas vá por mim, não vale a pena. Invista em quem realmente sabe ou crie por conta própria.

Afinal, quanto custa um site?

O valor total da criação de um site pode variar de acordo com o tamanho e foco.

Site institucional

Você pode montar um site institucional investindo apenas R$ 13,00 por mês
Contratar um profissional para montar um site com WordPress, por exemplo, por R$ 3.000,00 (desenvolvimento) + hospedagem de R$ 110,00 por ano, totalizando R$ 3.110,00 no primeiro ano e R$ 110,00 nos seguintes.

Por que contratar um profissional/agência? O motivo principal é simples: serve para quem quer uma imagem profissional e única para a empresa. Outro ponto importante é o tempo para criação, desenvolver um site demora e pode ser trabalhoso.

Loja virtual

Você pode montar uma loja pequena na Loja Integrada e contratar apenas o domínio e o certificado SSL (segurança) para a sua loja. O custo total é de R$ 160,00/ano.
Se preferir, pode montar uma loja utilizando o Magento, pois todo o sistema pertence a empresa. Os custos se resumem a R$ 110,00 por ano para a hospedagem + SSL + domínio, ainda existe o valor de R$ 6.000,00 para desenvolvimento. O valor total no primeiro ano é de R$ 6.110,00.

Claro que isso é uma estimativa. Algumas empresas costumam cobrar um pouco mais para criar sites com SEO, realizar integrações e muito mais.

Em alguns casos, o valor de um site pode chegar a R$ 20.000,00.