O cenário de pandemia mundial, lockdown e isolamento social trouxe à tona uma ação que já era inevitável: estar conectado nas redes sociais. Essa foi uma das afirmações mais ditas em março deste ano no CMO Summit, o evento que reuniu os maiores especialistas de marketing do Brasil. Paralela a esta conclusão, as mídias têm se tornado grandes aliadas das pequenas e médias empresas por apresentarem resultados surpreendentes.
Aproveitando a necessidade do mercado, o Instagram tem implementado constantemente diversos recursos para contas comerciais. Então, se você também tem interesse em aproveitar esse momento, veja aqui como utilizar as funcionalidades do perfil comercial no Instagram e aumentar o engajamento do seu negócio!
Entenda o que é o perfil comercial no Instagram
O perfil comercial no Instagram é uma solução criada em 2016 para as empresas que desejam captar clientes e melhorar sua relação entre marca e consumidor. Diferente de uma conta comum, o perfil comercial permite que a marca veja métricas importantes, dados sobre o público, sobre o engajamento do perfil, de cada publicação e muito mais.
Mudando para esta modalidade é possível ver relatórios e adicionar o seu nicho de mercado na bi, além de poder colocar um e-mail, telefone e até botões de chamada para a ação. Essas informações ajudam o usuário a encontrar o seu negócio e incentivam as pessoas a entrarem em contato.
E não é só isso, mudando para a conta comercial você tem a opção de integrar a sua página do Facebook e WhatsApp Business, entregando a melhor experiência de navegação ao seu consumidor.
Alguns dados mostrados em um perfil comercial no Instagram:
- Dados de stories: nesta métrica, o Instagram mostra quando um seguidor saiu dos seus stories e quantos deles foram dos stories ao perfil;
- Dados demográficos: neste aqui é possível saber qual é o gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores;
- Impressões: veja aqui o total de visualizações em cada postagem;
- Cliques: nesta métrica, você verá o número de usuários que acessaram o link da bio da sua conta.
Passo a passo de como criar um Instagram comercial
Caso você queira criar uma conta do zero, baixe o aplicativo disponível para iOS ou Android e siga os passos a seguir:
- Clique em “cadastre-se”, escolha um endereço de e-mail e pressione o botão “avançar”;
- Toque em “Conta” e escolha a opção de “Conta profissional”;
- Siga adiante a partir do direcionamento 4, que está logo abaixo.
Agora, caso você já possua um perfil no Instagram, siga os passos abaixo:
- Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
- Toque em “Conta”;
- Toque em “Mudar para conta profissional”;
- Escolha a opção que melhor descreva seu negócio;
- Selecione uma categoria que defina o nicho da sua empresa;
- Escolha as opções de exibição do perfil;
- Caso sua a conta esteja privada, autorize-a para se tornar pública.
Pronto. Seu perfil comercial no Instagram está criado com sucesso!
Aprenda boas práticas para organizar o Instagram comercial
Segundo dados do Facebook, o Instagram já conta com mais de 25 milhões de contas comerciais cadastradas. Diante de tamanha concorrência, é preciso cumprir algumas regrinhas de boa conduta para não acabar diminuindo o desempenho do seu perfil, confira as principais:
Poste com frequência
A frequência ajuda o seu perfil a obter mais visitas e visualizações em seus posts, mas isso não significa que sua marca deva se tornar um robô, você não deve se tornar refém dos algoritmos do Instagram! Poste conteúdo útil e com propósito. Comece com uma ou duas postagens por semana e aumente o nível de engajamento gradativamente.
Abuse dos recursos para empresas
Você já reparou que um perfil comercial no Instagram é diferente de um perfil pessoal? Uma conta comercial tem a possibilidade de usar diversos recursos para transformar a experiência do cliente. Por exemplo, com o recurso de “Guias” é possível agrupar diversos vídeos em “pastas”, isso é muito útil quando você possui diversos conteúdos sobre o mesmo tema. Existe também o botão “Comprar agora”, onde você coloca o link do produto na publicação e leva o público direto a uma página de destino, é possível também marcar vários itens numa mesma postagem, assim o cliente toca exatamente no produto que se interessou e descobre mais sobre ele.
Existem diversas funcionalidades e maneiras de vender seus produtos ou serviços através dos stories, eles são muito úteis para veicular promoções com data limite, pois eles duram apenas 24 horas. Veja outras dicas e recursos sobre isso, aqui.
Use a geolocalização
É muito importante incluir onde o seu negócio está localizado, tanto na bio quanto nas publicações. Assim você atrai pessoas que procuram por serviços locais e ajuda sua audiência a te encontrar.
Use todos os formatos ao seu favor
Explore os stories, reels, IGTV e tudo que você tem direito, toda forma é válida para apresentar seu negócio ao público. Teste tendências, assuntos em alta mas não se esqueça do seu posicionamento como marca, trace uma linha de abordagem a ser seguida, do contrário, seus seguidores poderão encarar a marca como uma empresa sem planejamento.
Separe a vida pessoal da profissional, mas nem tanto
Calma, eu explico. É muito importante que, principalmente no início, você reforce a identidade da sua marca e mostre aos seus clientes uma postura mais profissional, mas é claro que isso não impede que você mostre seu rosto e humanize o seu negócio, se esse for o caso. Apenas evite misturar os assuntos, opte por redes sociais separadas, pois com certeza isso vai te dar mais liberdade de planejar seu conteúdo.
Planeje os conteúdos das postagens
Falando em conteúdo, pensar previamente nos assuntos do seu perfil comercial é extremamente importante, é recomendável que você pense com cerca de duas semanas a um mês de antecedência. Isso vai te ajudar a pensar num tom de abordagem conciso e linear, além de poder prever com liberdade suas promoções, avisos, entre outras coisas.
Pronto, agora você não só está bem orientado sobre como criar um perfil comercial no Instagram, como também já recebeu muitas dicas para começar o seu negócio com o pé direito.
Lembre-se que nunca é tarde para melhorar. Se a sua empresa já está no Instagram, experimente hoje mesmo a praticar algumas das dicas acima.
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