Oversharing, também conhecido como Overposting, são termos em inglês utilizados para definir a ação de compartilhar em excesso nas redes sociais, seja em perfis pessoais ou profissionais.
Esse tipo de assunto ganhou visibilidade com a facilidade de uso das redes sociais, afinal, com apenas dois toques já é possível compartilhar algo.
Conheça agora as causas, problemas, sintomas e soluções para o Oversharing.
Quais são as causas desse fenômeno da atualidade?
Um estudo de 2012 de Harvard revelou que o ato de compartilhar opiniões e momentos em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram gera uma sensação de prazer similar à que temos com comida, dinheiro e sexo, por isso essas redes são tão populares viciantes e causam até mesmo ansiedade para utilizá-las.
É claro que a quantidade de prazer não é a mesma, mas a facilidade para alcançá-lo acaba atraindo mais pessoas.
Problemas gerados pelo Oversharing
O excesso de utilização das redes sociais pode causar ansiedade, insegurança e diversos outros problemas, conforme esse artigo do El País, mas o Oversharing afeta não apenas pessoas físicas, ele também pode destruir uma reputação ou marca na internet. Confira os principais problemas:
Excesso de conteúdo
Vamos começar pelo Instagram, rede social com mais de 110 milhões de usuários no Brasil. Imagine que uma pessoa comum segue em média 150 contas (Task Ant) e utiliza o Instagram por pelo menos 30 minutos por dia (Hootsuite). Se todas as 150 contas postassem algo todos os dias, a pessoa teria que ver ao menos 5 posts por minuto para ficar por dentro de tudo. Considerando que existem vídeos, carrosséis, mensagens e outros recursos, é óbvio que seria impossível acompanhar todas as contas.
Esse exemplo acima considera apenas um usuário que segue 150 contas, mas ao redor do mundo, são mais de 95 milhões de posts por dia!
O algoritmo existe para priorizar posts com maior engajamento, considerando também as contas que o usuário mais interage, ou seja, quanto mais conteúdo existe, menos coisas serão vistas.
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Perda de seguidores
A mLabs, uma das principais plataformas de gerenciamento de redes sociais, publicou que uma das principais causas para a redução de seguidores é o Oversharing.
Muitos usuários enxergam o excesso de publicações como spam e acabam deixando de seguir a página para não atrapalhar a experiência na rede social.
Cultura do cancelamento
O termo “cancelamento” ganhou força nos últimos anos nas redes sociais, vimos artistas, influenciadores e marcas sendo punidas por uma ação ou até mesmo um posicionamento diferente do comum.
Defender políticos, ideologias e crenças se tornou mais delicado do que nunca, principalmente porque cada pessoa vive na sua própria “bolha”.
Engenharia social
No caso de influenciadores e perfis pessoais, é muito importante tomar cuidado com o compartilhamento de rotinas e não publicar dados pessoais.
Existem diversos criminosos especializados em engenharia social que podem se passar por você para enganar alguém ou se passar por outra pessoa para te enganar. Além disso, existe também o risco da pessoa conhecer seu itinerário e cometer crimes ainda piores.
Como saber se está praticando Oversharing
O primeiro passo para verificar se você está praticando Oversharing é entender o objetivo e o público das suas postagens. Para isso, conheça os tipos de post e utilize a lista abaixo para entender a relevância do seu conteúdo:
- Essa é a rede social mais adequada?
- A postagem agrega algum valor para o seguidor?
- Esse é o melhor formato (áudio, vídeo, foto)?
- O conteúdo está de acordo com o posicionamento da marca?
- Essa postagem é focada em engajamento ou seguidores?
- Qual a reação esperada do público?
- Em caso de perfil profissional, é algo da vida pessoal?
- A quantidade de seguidores está diminuindo?
- O número de curtidas oscila muito?
Se você enxergar pelo menos dois problemas com a lista acima, você provavelmente está praticando Oversharing.
Como evitar
Agora que você já conhece os sintomas do Oversharing, basta conhecer algumas soluções. A principal delas é pensar duas vezes antes de publicar e olhar a própria lista acima, mas existem outras ações que podem ser vistas ou revistas para melhorar a experiência do seu público:
- Converse com seu público: As redes sociais foram feitas para contato humano, se você sente que um tipo de post não está funcionando, pergunte ao público se faz sentido manter. Às vezes o engajamento é baixo porque o público é reduzido, portanto vale a pena conversar.
- Crie um planejamento de conteúdo: um documento com todos os posts já publicados e com os próximos pode ser útil para enxergar se existe muita repetição de assuntos ou até mesmo o volume de conteúdo.
- Revise os objetivos da conta: Se trata de uma conta pessoal ou profissional? Qual o tipo de público abordado? Se existir mais de uma resposta em qualquer uma das perguntas, talvez seja o momento de seguir para o tópico abaixo.
- Crie uma segunda conta: A Nike possui diversos perfis no Instagram para diferentes públicos, isso ajuda a reduzir a quantidade de posts no feed e garante que o usuário receberá apenas conteúdo de seu interesse.
Conclusão
Uma das frases mais comentadas dentro de marketing digital é que conteúdo é rei, sim, ele foi e sempre será muito importante, mas nem por isso você deve exagerar na produção e disseminação de informações. A qualidade sempre será melhor que a quantidade!