O Threads, nova rede social da gigante Meta de Mark Zuckerberg, chegou fazendo muito barulho. Em dois dias, o aplicativo alcançou a marca de 70 milhões de usuários, feito que o TikTok só alcançou com 9 meses.
A rede chegou com o propósito de competir com o Twitter, Bluesky, Mastodon e outras redes de microblogging. Mas será que ela conseguiu superar o passarinho azul? Confira abaixo os acertos e erros!
Threads vs Twitter
O Threads funciona de forma semelhante ao Twitter (alguns diriam que até demais), com uma interface extremamente simples, que facilita o uso e o consumo de informações, foco em publicações em texto com até 500 caracteres e interações por meio de comentários. Além disso, permite o compartilhamento de fotos e vídeos com até 5 minutos.
Acertos
Existem diversos acertos que podem fazer com que a rede social obtenha sucesso na competição com o Twitter, diferentemente do que vimos com o Mastodon e Koo.
- Período de lançamento: durante toda a história do Twitter, nunca houve um momento tão conturbado quanto o atual. Desde a aquisição por Elon Musk, a rede do passarinho passou por confusão com selos, duas timelines, versão paga, limite de visualização de tweets e muitas polêmicas. Faltavam alternativas com uma proposta similar.
- Foco em texto: um grande diferencial do Twitter sempre foi a informação rápida e com opção de interação. Esse foco em textos curtos permite que o Threads seja tão bom quanto, mas existe uma preocupação em relação aos conteúdos multimídia, já que o próprio Facebook possui recursos similares aos do Instagram e outra rede similar é totalmente desnecessária.
- Interface simples: é natural que uma rede social surja mais simples. O Facebook, citado anteriormente, foi criado dessa forma e aos poucos foi copiando e se adaptando ao cenário competitivo. No entanto, aparentemente, o Threads seguirá com esse tipo de proposta ao longo do tempo.
Erros
Apesar dos acertos, o Threads falha em muitas coisas para se tornar uma opção viável para os 237 milhões de usuários ativos do Twitter.
- Conexão com o Instagram: ao mesmo tempo que a facilidade de criar conta vinculada ao Instagram é algo interessante, pois reduz as barreiras de entrada, ela também traz problemas, como a obrigatoriedade de excluir a conta do Instagram para sair permanentemente do Threads.
- Influencers: o Instagram é uma rede social muito voltada para influencers, tanto que existem pessoas que ganham a vida com isso. No Twitter, o cenário é bem diferente, a comunidade possui muito mais peso que os famosos. Este artigo da Influency expõe bem esse cenário. Por esse motivo, tanto a conexão com o Instagram, o convite antecipado para influencers e a priorização dos mesmos no feed são um equívoco da Meta para o Threads.
- Público: além de levar influencers para a plataforma, o Threads também levou familiares e conhecidos. O Twitter sempre foi muito utilizado justamente por ampliar nossa bolha. Faz sentido ter as mesmas pessoas conectadas ao Facebook, Instagram e Threads?
- Sistema de busca: como bom profissional de SEO, não posso deixar esse ponto passar batido. O Twitter possui um dos melhores sistemas de busca, provavelmente o melhor entre as redes sociais, por isso é fácil encontrar tweets antigos ou extremamente específicos. A Meta precisará de um bom esforço nesse ponto, pois a busca de suas redes nunca foi boa e o Threads simplesmente herdou a busca ruim do Instagram. Um novo sistema pode ser usado para a criação de “Trending Topics” sem a necessidade do uso de hashtags, assim como acontece no Twitter e diferentemente daquelas adotadas pelo Instagram na década passada.
É claro que alguns desses erros podem ser corrigidos nos próximos meses, mas parte deles são intrínsecos do Instagram e por isso foram herdados pelo Threads.
Qual o diferencial do Threads?
Ok, é óbvio que essa nova rede chegou para brigar diretamente com o Twitter e que vai entregar boa parte dos recursos para isso.
No entanto, sabemos que não é fácil convencer usuários a saírem de uma rede. Os Stories do Instagram obtiveram sucesso, mas o Snapchat continua com uma base gigantesca de usuários, existem pelo menos 383 milhões de pessoas ativas diariamente. O Reels também foi criado para bater de frente com o TikTok, encontrou seu público, mas não é a referência para esse tipo de conteúdo. Isso sem contar que ambos os recursos estão dentro de um aplicativo que já estava instalado em diversos aparelhos ao redor do mundo.
O que o Threads oferecerá para seus usuários? A instabilidade e polêmicas do Twitter não durarão para sempre, assim como o FOMO (Fear of Missing Out ou medo de estar perdendo algo) das pessoas em relação ao Threads.
Levando em conta o histórico da Meta, é bem provável que ele se torne um recurso dentro do próprio Instagram, assim como foi com o IGTV e muitos outros apps. No entanto, isso só agravaria os problemas destacados ao longo deste texto.
Vamos aguardar a resposta do Twitter à esse novo competidor, o lançamento oficial do Bluesky e o que o time de Zuckerberg irá propor nos próximos meses.