O que é marketplace e como funciona

Marketplace comprando

Após o crescimento da Amazon e Mercado Livre, o termo marketplace ficou muito conhecido em todo o mundo. Esse modelo de negócio é um dos mais rentáveis, o que faz com que vendedores e donos de lojas fiquem sempre atentos às possibilidades.

Aqui neste artigo, iremos mostrar tudo sobre esse tipo de negócio e alguns exemplos de sucesso no mercado.

O que é marketplace e como funciona

O marketplace pode ser definido como um shopping virtual que permite aos lojistas venderem em sites de terceiros e estes conseguem aumentar a gama de produtos ofertados, além de receber uma porcentagem da venda.

Shopping x Marketplace

Esse modelo de e-commerce traz uma plataforma de vendas já completamente estruturada e ainda uma influência positiva no mercado com uma marca que já está bem consolidada.

O lojista recebe um canal de vendas pronto, bastando somente atrair os seus clientes e vender seus produtos.

Hoje em dia, você já pode encontrar esse tipo de e-commerce que vende produtos novos, aqueles para vendas de produtos usados (como a OLX, por exemplo) e até mesmo plataformas para a contratação de serviços.

O marketplace é um tipo de estrutura que conta com três opções de acesso distintas, que são:

  • Acesso do lojista ou vendedor, que irá fazer o cadastro dos seus produtos ou seus serviços;
  • Administrador do e-commerce, que gerencia todos aqueles lojistas cadastrados na sua plataforma;
  • Clientes, que podem acessar esses grandes shoppings virtuais para realizar compras ou fazer a contratação de serviços.

O gestor dessa plataforma de e-commerce, em geral, cobra um valor de comissão dos lojistas que atuam no seu “shopping virtual” a cada negócio que eles fecham ou ainda por mensalidade fixa a todos os vendedores.

Quem pode vender no marketplace

De maneira geral, qualquer modalidade de negócio tem a possibilidade de vender através dos marketplaces, então não importa se seu negócio online é de micro, pequeno, médio ou grande porte.

A disponibilidade para que as pessoas possam vender nessas plataformas com seus negócios, entretanto, varia de acordo com o próprio canal de vendas.

Isso quer dizer que uma determinada plataforma pode ser menos exigente com quem pode vender os produtos ou serviços dentro dela, enquanto outras exigem mais obrigações dos lojistas.

De forma geral, os requisitos necessários para que os lojistas possam cadastrar-se como parceiros e fazer as suas vendas na plataforma são:

  • Ter um CNPJ ativo e que seja livre de restrições;
  • Ter um capital social que seja igual ou superior ao valor de R$ 1 mil;
  • Emitir no fiscal, que pode ser a NF-a ou a NF-e;
  • Ter um CNAE de varejista;
  • Ter uma inscrição ativa no Sintegra, com exceção de quem é MEI;
  • Ter uma conta corrente em banco que seja vinculada ao CNPJ.

Essas regras podem variar, principalmente em plataformas que trabalham com C2C, a venda de pessoa física para física (Consumer-to-consumer), ou C2B, pessoa física para empresas.

Saiba mais sobre os tipos de e-commerce.

Vantagens de um marketplace

Se você possui dúvidas sobre as vantagens de vender em um marketplace ao invés de criar sua própria loja virtual, conheça as vantagens nos tópicos a seguir!

Marketplace Negócio Fechado

Custos menores

Criar um site pode ser caro para quem está começando e até mesmo plataformas de e-commerce grátis possuem seu custo: o tempo.

Os marketplaces possuem exigências para o cadastro do produto, mas não existe qualquer trabalho em configuração, layout, logo ou testes.

Por isso é uma excelente opção para quem trabalha sozinho ou possui um time reduzido.

Não sabe quanto custa um site? Confira neste artigo.

Ajuda a aumentar as suas vendas

Uma das maiores vantagens de optar por vender nesses shoppings virtuais ao invés de criar sua própria loja virtual, sem dúvidas, é o aumento da visibilidade e das oportunidades de vendas.

Lógico que isso não é algo que surge do dia para a noite e sem esforço, você precisará de ações que ajudem a vender mais, como colocar boas fotos em seus anúncios dos produtos, colocar descrições detalhadas e vender por um preço.

Mas é fato que a própria plataforma já consegue trazer uma boa visibilidade, tanto pela reputação, quanto por anúncios próprios.

Traz uma maior visibilidade à sua marca

Um outro excelente benefício de usar essas plataformas de e-commerce é o aumento da visibilidade para sua marca, o que demoraria ao criar sua própria loja virtual.

Esse tipo de plataforma é visto por um número maior de pessoas do que as lojas físicas ou virtuais individuais, o que é uma vitrine excelente.

Ao destacar o nome do vendedor, a plataforma se isenta de possíveis transtornos, mas ao mesmo tempo ajuda na divulgação da marca.

Chance de escalabilidade

O marketplace é um modelo de negócio escalável, o que significa que é possível crescer a quantidade de clientes que compram, sem que os custos com a operação aumentem proporcionalmente.

Isso garante um potencial maior de faturamento, que é o desejo de qualquer lojista que vende nesse tipo de e-commerce.

Exemplos de marketplaces

Depois de entender o que é um marketplace, quem pode vender nele e as suas vantagens, é hora de ver alguns exemplos de sucesso no mercado.

Amazon

A Amazon é um modelo de negócio desse tipo que está entre os mais tradicionais do mercado, vendendo produtos físicos, como eletrodomésticos, roupas, móveis e muitos outros, além de ofertar produtos digitais, como os e-books, músicas e canais dentro do Prime Video.

Hoje em dia, é difícil conhecer alguém que nunca tenha comprado nada pela Amazon.

Airbnb

Uma plataforma de aluguel de espaços que faz muito sucesso nesse modelo de e-commerce é o Airbnb. Nele as pessoas podem alugar quartos, apartamentos ou casas inteiras para passarem uma noite ou até mesmo semanas.

A empresa obtém seus recursos da comissão que cobra sobre cada transação e recentemente ganhou destaque por fazer uso da chamada economia compartilhada.

Facebook

O Facebook possui seu próprio marketplace, que faz uso da geolocalização com o intuito de conectar os vendedores e lojistas a clientes nas proximidades.

A plataforma recebe investimento constante e hoje abrange o Instagram. Atualmente boa parte das vendas focam no modelo C2C, visando pegar pequenos vendedores locais, mas aos poucos as grandes empresas estão testando o recurso.

Mercado Livre

Quando falamos sobre shoppings virtuais, uma das marcas mais conhecidas é o Mercado Livre, presente em toda a América Latina.

Ele tem uma quantidade enorme de usuários que estão cadastrados, como lojistas e clientes, além de ter um faturamento na casa do bilhão.

Play Store e App Store

Apesar de passar despercebido por muitas pessoas, a Play Store e a App Store são dois exemplos de marketplace de ativos digitais.

A Play Store é a loja virtual da venda de aplicativos, games e outros softwares para smartphones Android, enquanto o App Store é aquele acessado por quem tem iPhone.

Ambas conectam usuários de smartphones a desenvolvedoras e cobram um comissionamento por vendas e em alguns casos vinculam anúncios dentro dos aplicativos.

Shopee

A Shopee tornou-se uma das empresas de maior sucesso em pouco tempo, principalmente por conta dos cupons. Hoje já é um grande shopping virtual no qual pessoas de todo o mundo podem vender produtos e clientes adquiri-los por ótimos preços.

Já temos um artigo detalhando tudo que você precisa entender antes de vender na Shopee, desde ferramentas até mesmo uma planilha grátis para evitar prejuízos.

Confira o que você precisa saber antes de vender na Shopee

Uber

Muitas pessoas não sabem, mas o Uber também é uma plataforma de marketplace, só que de prestação de serviço, pois este conecta os motoristas com os clientes, no caso, os passageiros.

Os usuários podem solicitar corridas de maneira bastante simples e muito rápida por meio do aplicativo, com a empresa cobrando um % de comissão sobre cada corrida feita pelos motoristas.

Outras plataformas

Existem muitas empresas neste segmento em todo o mundo, a Workana, 99freelas e Fix são usadas para prestação de serviços. Algumas gigantes do varejo também aceitam produtos de terceiros, como a Casas Bahia, Magazine Luiza, Americanas e Submarino.

Conclusão

Como você viu, os marketplaces são modelos de negócio que fazem muito sucesso na internet, pois permitem que lojistas/vendedores comecem a vender seus produtos ou serviços sem precisar criar sua própria loja.

Neste texto, você conheceu mais sobre esse modelo de negócio, quais as vantagens de optar por ele e ainda exemplos de sucesso no mercado atual.

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