Instagram Shopping: O que é e Como criar sua loja

Instagram Shopping

O Instagram é um verdadeiro sucesso a cada ano que passa e a cada dia surgem novas ferramentas para auxiliar empresas por todo o mundo. Entre essas essas ferramentas está o Instagram Shopping, um dos queridinhos do e-commerce. Se você também tem desejo de investir nele, acompanhe este artigo até o final!

O que é Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas possam adicionar uma espécie de etiqueta com preço nas fotos dos produtos. Essa etiqueta leva o consumidor a uma nova página dentro do Instagram com mais informações sobre o produto, e caso ele se interesse, é possível clicar em “Comprar” e assim é possível visualizar a página do produto no site da empresa.

No feed comercial todas as fotos marcadas com essa tag, ficam agrupadas na aba da “sacolinha de compras”. Assim, o público pode ver diretamente seus produtos marcados com nome e preço.

Vantagens de utilizar o Instagram Shopping

Duas em cada três pessoas dizem que o Instagram permite a interação com as marcas. Então, para aproveitar este comportamento de consumo, essa rede social tornou sua plataforma como uma espécie de shopping virtual.

Dessa forma, você pode personalizar sua loja conduzindo as pessoas a visitarem seu site ou a conhecerem o perfil comercial da sua empresa. Entretanto, para aproveitar este requisito nos stories sua loja deve ter a partir de 10 mil seguidores.

Com essas etiquetas, cada produto tem seu nome, código e preço. O diferencial é que qualquer loja ou empresa pode obter este recurso de forma gratuita. Transmitindo profissionalismo e transparência, dando adeus ao famoso e polêmico “preço no direct”.

Se você não possui um site, não tem problema

Se você está começando agora e ainda não tem um site, também é possível usar o Instagram Shopping. Neste caso, todas as etapas serão feitas dentro do Instagram.

Na página de informações do produto, é possível colocar um botão de checkout, sem ir para nenhuma outra página. Assim, a compra será finalizada dentro da rede social mesmo.

Como criar sua loja no Instagram Shopping

Agora, para que a sua marca esteja habilitada para ter uma loja no Instagram Shopping, siga os passos a seguir:

Vincule sua conta comercial a uma página no Facebook

Na página da sua empresa no Facebook, clique em “configurações” no canto inferior esquerdo da tela e depois clique em “Instagram”. Depois disso, clique no campo “Adicione sua conta no Instagram para começar”.

Coloque os dados de usuário da loja para vincular as contas e siga para os próximos passos.

Cadastre os produtos no Facebook

Há duas maneiras de vincular seu catálogo de produtos no Instagram Shopping: cadastrar um catálogo pela página do Facebook ou pelo catálogo pelo gerenciador de negócios.

No catálogo pela página do Facebook, você deve ir em “Configurações” e depois em “Modelos e Guias”. Clique em “Compras” e siga as orientações da plataforma até aparecer o botão “Adicionar Produto”. Cadastre o seu produto adicionando foto, nome, preço, link do produto etc.

Depois disso, seus produtos entrarão no processo de aprovação pela plataforma. Aguarde o retorno do Facebook.

Enquanto isso, se você escolher o catálogo pelo gerenciador de negócios, que é o caminho mais longo, o processo pode demorar um pouco mais, entretanto, deve reduzir os problemas futuros.

No Gerenciador de Negócios da sua marca, clique em “Gerenciador de Catálogos”. Depois clique em “Criar Catálogo”, na parte inferior central da tela. Selecione a opção de “Comércio Eletrônico” e clique em “Avançar” para continuar cadastrando os produtos.

Aqui, se sua empresa for parceira das plataformas Shopify, Opencart, 3dcart e Big Commerce, selecione a opção desejada e assim, todas as informações contidas na plataforma serão transferidas. Caso não seja, faça o cadastro manual dos produtos.

Envie sua conta para análise

Selecione “Configurações” no perfil da sua empresa no Instagram. Cadastre-se para o recurso Compras e siga as etapas para enviar sua conta para análise. Para consultar o status da análise, clique em “Configurações” e depois em “Compras”.

Algumas empresas podem ser notificadas de alguma inconsistência a ser ajustada. Se você receber esse aviso, siga as etapas indicadas por eles, para concluir o processo de verificação de domínio

Ative o recurso de compras

Assim que sua conta no Instagram Shopping for aprovada, clique em “Configurações” > Empresas > Compras. Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta e clique em “Concluir”.

Use as tags de produto

Pronto, agora é só começar a usar as etiquetas de marcação nos produtos de suas publicações. Para isso:

  • Toque em “Adicionar foto”;
  • Adicione uma legenda;
  • Toque em “Marcar produtos”;
  • Toque na foto;
  • Pesquise o produto;
  • Selecione o produto;
  • Toque em “Concluir”;
  • Toque em “Compartilhar”.

Enfim sua conta no Instagram Shopping está criada. Agora é só usar muita criatividade para divulgar seus produtos. Não esqueça de sempre atualizar os valores dos produtos e de acompanhar as tendências do mercado!