Gutenberg vs Editor Clássico: qual é o melhor?

Gutenberg VS Editor Clássico

O WordPress é a plataforma de CMS mais popular do mundo e isso já não é novidade. Porém, no lançamento da versão 5.0 da plataforma, a Automattic tornou o Gutenberg seu editor padrão, deixando de lado um editor utilizado há mais de 15 anos.

Vamos conhecer melhor o Gutenberg e ver se ele realmente é a melhor escolha para o seu site.

O que é o Gutenberg?

Em resumo, o Gutenberg é um editor de blocos e conteúdo para WordPress. Isso quer dizer que ele permite não apenas a edição de texto, mas também alterações de layout e estrutura da página mesmo sem o conhecimento de códigos HTML e CSS. Essa mudança foi necessária para facilitar o uso da plataforma para usuários mais básicos, tornando o uso da plataforma mais dinâmico.

O projeto levou esse nome em homenagem a Johannes Gutenberg, inventor alemão e o primeiro a utilizar prensa e os tipos móveis de metal. Seu trabalho revolucionou a forma como europeus tratavam as impressões.

Período de testes e recepção da comunidade

Apesar de seu lançamento ter ocorrido em 2018, o Gutenberg passou por um longo período de testes. E naquele período a recepção já não era muito boa. O plugin beta do editor ficou disponível por mais de um ano para os desenvolvedores e produtores de conteúdo testarem, algo que poucos fizeram, quem o fez também não teve uma boa impressão.

Se analisarmos as avaliações do Gutenberg na data de hoje (19/12/2019), a sua nota continua baixa. A comunidade do WordPress avaliou o plugin com a nota 2/5. Boa parte dos comentários dizem que o editor deixa a desejar, que é pobre ou até mesmo que não é um editor de verdade.

Avaliações Gutenberg

Quando comparamos com as avaliações do plugin Editor Clássico, plugin que reabilita o editor antigo, a diferença fica ainda maior. A nota média deste é 5/5 e seus comentários são extremamente positivos:

Avaliações classic editor

Mas será que a diferença é tão grande assim? Vamos comparar os plugins e descobrir porque a comunidade ama um e não aceita o outro.

Gutenberg vs Editor Clássico

Gutenberg VS Editor clássico

Edição de texto

Sentar e simplesmente escrever é prático em ambas ferramentas. Afinal, esse é o foco de delas, certo?

Edição de colunas

Pode não parecer, mas isso sempre fez falta dentro do editor antigo. A maior prova disso foi a criação de construtores de sites, eles possibilitavam uma diagramação diferente, assim você poderia criar comparativos e manipular livremente a informação. O Gutenberg faz isso muito bem.

Interface

Um dos principais pontos negativos do novo editor é que ele oculta os recursos. Ele é robusto, talvez seja o editor mais completo que já vi, mas leva muito tempo para se habituar e encontrar onde fazer o que queremos…

Editor de códigos

Mais uma vez a parte visual se torna confusa. Para piorar, boa parte dos códigos gerados pelo editor de blocos acaba nos confundindo.

Integração com novos recursos do Yoast

A equipe do principal plugin para SEO está de parabéns. Eles conseguiram trazer as novidades do momento da comunidade para o novo editor. Felizmente (ou infelizmente) esse é um recurso exclusivo do Gutenberg.

Lembrando que os dados estruturados serão essenciais para qualquer conteúdo produzido em 2020.

Compatibilidade com AMP

As Páginas Móveis Aceleradas, do inglês Accelerated Mobile Pages, também estão entre as novidades de SEO dos últimos 2 anos. Você pode utilizá-las com praticamente qualquer editor, mas apenas o Gutenberg possui suporte para os AMP Stories, algo similar ao recurso explorado por Snapchat, Instagram, Whatsapp e Facebook.

Conclusão

Apesar de não ter agradado a comunidade, os desenvolvedores estão fazendo um ótimo trabalho na parte de compatibilidade e recursos para o novo editor. É uma questão de tempo para os usuários se habituarem ou migrarem, até porque o editor clássico só possui suporte até 2022.