Grupo ou equipe: qual o melhor para o projeto?

Grupo ou equipe

Alcançar bons resultados em um projeto de marketing muitas vezes não é fácil, principalmente quando se depende de interação entre vários especialistas, como em redes sociais que normalmente necessitam de uma pessoa atuando na estratégia e/ou performance, uma para conteúdo, outra para arte e assim por diante.

Isso ocorre porque na maioria das vezes essas pessoas estão atuando como um grupo e não como equipe. Confira as principais diferenças entre esses dois tipos de time e saiba como montar uma equipe de alta performance.

Quais as diferenças entre grupo e equipe?

Todo conjunto com mais de duas pessoas atuando no mesmo projeto pode ser tratado como um grupo, mas apesar do projeto ser o mesmo, normalmente seus resultados e KPIs são diferentes.

Utilizando o mesmo exemplo do início do artigo: em um grupo que trata redes sociais, o designer ou diretor de arte atua apenas na entrega dos banners e imagens, seu desempenho será medido pelas entregas.

O analista ou estrategista será responsável pela performance dos posts e quantidade de seguidores e inscritos.

Já uma equipe normalmente é formada por pessoas com competências que se complementam, conhecimento sobre as atividades dos demais membros e uma meta clara e compartilhada.

O designer neste caso teria que acompanhar com os demais membros qual post teve o melhor desempenho, podendo sugerir novas abordagens e até mesmo estratégias, em contrapartida, ele é cobrado também pela qualidade completa do serviço e não mais apenas da arte.

E como funciona a liderança de grupos e equipes?

Em grupos, a liderança normalmente é ausente, o líder apenas delega a atividade para cada responsável e acompanha a entrega individualmente.

Já em equipes, o líder se faz presente, ajuda a desenvolver as pessoas, contribui com ideias, questiona, é questionado e deixa claro para todos qual é a meta da empresa ou projeto.

Existem muitos casos em que a liderança é compartilhada em equipes, ou seja, além do líder “oficial”, existe um integrante que age como porta-voz, muitas vezes reportando sobre informações que o gestor não possui conhecimento.

Qual método é o melhor: grupos ou equipes?

Ambos os métodos podem ser eficazes, dependendo do tipo de objetivo. Em projeto/cliente de Google Ads, é bem provável que um grupo funcione melhor, pois o analista de performance poderá montar os anúncios e realizar a manutenção, enquanto outras pessoas podem atuar apenas como contribuidores do grupo. Um desenvolvedor que realiza a configuração de tags, não é necessariamente responsável pelo desempenho da conta.

Um grupo também funciona perfeitamente quando você possui N analistas para atender vários clientes. É importante que todos façam suas entregas e que possuam alguma interação, mas eles não possuem metas compartilhadas e também não atenderão o mesmo cliente.

Já em projetos de SEO, é importante que os membros possuam interação constante, por isso uma equipe é mais indicada. O analista de SEO deve estar próximo dos desenvolvedores, analistas de conteúdo, assessores de imprensa e etc, ele também deve reportar o que precisa ser feito e o resultado dos esforços para todos, dessa forma qualquer membro pode sugerir prioridades e entender de fato o que deu certo.

Principais problemas em equipes

É preciso tomar cuidado com os principais problemas encontrados em equipes:

  • Falta de metas;
  • Falta de disciplina e comprometimento;
  • Mudanças de integrantes / rotatividade;
  • Pressão do tempo / muitas demandas x pouco tempo;
  • Conflitos entre os membros ou com a liderança;;
  • Falta de análise e comunicação por parte do líder.

Solução 1: Metas SMART

Para garantir o engajamento de uma equipe, é importante ter uma meta clara e objetiva, por isso um dos métodos mais utilizados por líderes de equipes é a criação de metas SMART – Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Timely.

Um bom exemplo de meta SMART: Aumentar em 20% o tráfego orgânico de um site em 1 ano.

S (específica) – aumentar em 20% o tráfego orgânico do site

M (mensurável) – ter ferramentas e dashboards para acompanhar a evolução

A (atingível) – é alcançável com base na nossa força de trabalho e histórico

R (relevante) – faz sentido para as pessoas e para o negócio

T (temporal) – 1 ano é um prazo interessante para a empresa e envolvidos

Com a criação e apresentação desse tipo de meta, é muito mais simples deixar o time alinhado e ciente das expectativas da empresa.

Solução 2: Comprometimento

A definição de uma meta é o primeiro passo para alcançar o comprometimento de todos, mas não é a única. Nessas horas o papel do líder como animador de um assunto é fundamental, não é necessário controlar o que fazem e quando fazem, mas explicar o porquê eles precisam fazer e quais os benefícios e/ou problemas se a atividade for realizada ou não.

Solução 3: Motivação

A rotatividade de colaboradores está diretamente relacionada à motivação de cada um. Apesar de ser um assunto muito mais explorado no artigo Como a motivação afeta a rotatividade de colaboradores, basicamente se resume ao alinhamento entre líder e liderado, entendimento das necessidades de cada um, reconhecer e ajudar sempre que possível.

Solução 4: Organização

É comum que as demandas aumentem ao longo do tempo, principalmente em agências de publicidade, startups e empresas em crescimento. No entanto, a melhor solução para pressão e excesso de demandas é a organização.

Por mais que existam muitos assuntos em aberto, se houver uma previsão de conclusão e atualização de status, o solicitante percebe que a situação está sob controle.

Ferramentas de organização como Trello, Asana, Jira, Monday, Runrun.it são muito úteis para auxiliar na gestão do tempo.

Solução 5 e 6: Liderança próxima

Assim como mencionado nos tópicos 2 e 3, o alinhamento entre líder e liderados é um ponto extremamente importante. Como diz Mario Sergio Cortella: Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.

É importante entender o comportamento dos liderados, orientar, acompanhar, delegar, exemplificar e dar oportunidades.

Como evoluir para uma equipe de alta performance

O líder é fundamental para alcançar esse nível de desempenho, pois as pessoas não podem evoluir sem uma orientação ou acompanhamento sobre as expectativas e resultados da empresa.

Ele deve entender os diferentes comportamentos do relacionamento interpessoal e acompanhar os membros individualmente. Além disso, ele precisa entender que tipo de liderança é mais aceita pelo grupo (ex: democrata, autocrata, abdicrata), realizar integrações com novos colaboradores da equipe, incentivar a afeição e camaradagem entre os membros e remediar qualquer tipo de desentendimento.

Etapas para alcançar a alta performance

Existem basicamente 5 etapas para alcançar uma equipe de alta performance e todas elas dependem da maturidade das pessoas e ação do líder:

  1. Formação: etapa em que a equipe é criada. Os membros ainda estão confusos, a relação entre eles ainda é reservada e impessoal. Nesse momento o líder deve orientar;
  2. Confronto – fase em que os participantes já entendem ao menos parcialmente as expectativas e começam a se confrontar e/ou começa a disputa por poder. Essa é a etapa onde o líder deve treinar (tecnicamente e comportamentalmente);
  3. Normatização – após a resolução do confronto anterior, a equipe já está mais organizada, treinada e pronta para assumir tarefas. É o momento ideal para o líder dar e receber feedbacks, promover o trabalho em equipe e aproximar pessoas com maior afinidade;
  4. Execução – etapa em que os membros possuem visão clara sobre os objetivos, começam a ser mais prestativos e flexíveis. O líder deve delegar e acompanhar o desenvolvimento;
  5. Encerramento/Continuidade – A última etapa é o momento de encerramento do projeto ou finalização de um ciclo. É o momento em que o líder deve analisar o projeto como um todo, analisar a qualidade, entrega e aprendizados, mas o principal é reconhecer o esforço da equipe.

Espero que esse artigo tenha sido claro e que te ajude a escolher o melhor método para coordenar pessoas e projetos.