Um estudo recente realizado pela InfluencerDB, empresa de análise, mostra que a taxa de engajamento de influencers está próxima de atingir o menor número dos últimos tempos.
O estudo foi compartilhado com a Mobile Marketer.
Vamos aos números
O estudo mostra que o engajamento de posts patrocinados hoje é de 2,4%. Três anos atrás essa média era de 4%.
No mesmo período, a taxa de engajamento de posts orgânicos caiu de 4,5% para 1,9%.
Nem todos os influencers foram atingidos da mesma maneira
A taxa de engajamento de influencers do Instagram varia da seguinte forma:
- Influencers com pelo menos 10.000 seguidores possuem em média um engajamento de 3,6%, utilizando uma média global.
- Influencers que possuem de 5 a 10.000 seguidores possuem um engajamento médio de 6,3%.
- E aqueles que possuem entre 1.000 e 5.000 possuem a maior média de engajamento, 8,8%
No geral, a taxa de engajamento caiu para influencers e perfis comerciais de todos os setores. De perfis de beleza à automotivos. O estudo ainda cita que o engajamento de influencers de viagens e turismo, aqueles que possuem a maior taxa de engajamento, caíram para 4,5% neste ano, contra 8% em 2018.
Apesar da queda brusca, isso não é novidade para quem trabalha com redes sociais.
Diminuição de engajamento no Facebook em 2017
O Buzzumo, empresa que analisa engajamento de artigos, publico uma análise em Agosto de 2017.
Na data, pudemos observar que a queda de interações na rede havia caído cerca de 20%. Os principais afetados foram empresas e produtores de conteúdo.
Foram analisados mais de 880 milhões de posts no Facebook, publicados por empresas e produtores de conteúdo.
Utilizando como exemplo todos os tipos de posts (videos, imagens e links) a redução média foi de 340 para 264 apenas nos 6 primeiros meses de 2017.
Entretanto, o Facebook mais uma vez correu atrás do prejuízo e focou exatamente naquilo que trazia engajamento: Vídeos.
Causas da diminuição do engajamento
Uma das principais culpadas sem sombra de dúvidas é a quantidade de posts e stories patrocinados.
Os posts patrocinados são uma oportunidade para quem deseja investir e ter um retorno mais rápido, mas acabam complicando a vida do produtor de conteúdo que fica cada vez com menos espaço.
Não é incomum encontrar páginas de humor ou pequenas marcas que preferem manter o perfil como “não comercial”.
Outro causa é a quantidade de pessoas que estão presentes no Instagram. A rede social teve um crescimento de 16% entre Janeiro e Abril de 2019. A disputa por espaço está maior, e claro que quem aparece na frente é aquele que produz conteúdo de qualidade ou impulsiona posts.
Oportunidade
Para as marcas, fica a oportunidade de trabalhar com influencers menores, de maior nicho e com mais interações.
Para os produtores de conteúdo, o rumo que o Instagram está tomando fica cada vez mais parecido com o Facebook. Resta à você se especializar e trabalhar sua marca, seja começando um blog ou migrando para outro local com maior controle sobre os dados e alcance.