O Facebook retomou o lugar de rede social mais usada no mundo em 2020, ultrapassando até o WhatsApp. Com cerca de 2,7 bilhões de usuários ativos, ele reúne uma versatilidade de funcionalidades, o que o torna atrativo tanto para o público em geral, quanto para as empresas. Por isso, se você também quer se unir à maior comunidade virtual do mundo, aprenda hoje como criar uma página no Facebook do zero em poucos passos. Vamos nessa!
Observação: estes passos são correspondentes a versão da plataforma em janeiro de 2021.
Tutorial — Como Criar uma Página no Facebook
Antes de tudo, é importante informar que toda página do Facebook está obrigatoriamente vinculada a um perfil pessoal, mas depois é possível configurar outros administradores para a page. Então escolha qual perfil vai se encarregar dessa tarefa e vamos aos passos:
1 – Criando a página
Nesta etapa, acesse o perfil pessoal e vá para a “Página Inicial” sinalizada com o símbolo da casinha. Agora, clique em “Páginas”, localizado do lado esquerdo da página. Uma nova tela vai se abrir, em seguida clique no botão “Criar nova Página”.
Depois disso, descreva o nome, categoria e descrição sobre a página em construção e adicione a imagem de perfil e capa.
A foto de perfil precisa ter dimensões de 170 x 170 pixels, enquanto a imagem de capa deve ter 851 x 315 pixels.
2 – Dê mais detalhes sobre a página
Agora que sua página já foi criada, você foi direcionado para ela, mas ainda há algumas informações a serem incluídas. Por isso, role a barra lateral esquerda e clique em “Editar Informações da Página”.
Vá até embaixo e complete todas as informações solicitadas. Aqui, você também pode definir um nome de usuário (ou user) que serve para personalizar a URL e criar uma página com uma cara mais profissional.
3 – Personalize mais um pouco
Desta vez, clique em “Configurações” também presente na barra lateral esquerda. Todas as personalizações contidas aqui vão te possibilitar mais relevância nas buscas feitas pelos usuários. Adicione novos administradores, defina o público alvo, entre outras coisas.
Ao lado da sua imagem de perfil você tem a opção de personalizar o botão de chamada de ação. Clique nele e escolha a que mais combina com o seu negócio.
4 – Monitore as mensagens e notificações
Na sessão “Caixa de Entrada” é possível ver as mensagens que a página tem recebido pelo Messenger. Também dá para vincular o perfil no Instagram da sua marca para responder aos directs diretamente pelo Facebook.
Por último, logo abaixo nesta mesma tela veja todas as interações em ambas as redes e responda rapidamente. Por último, em “Automated Responses” crie mensagens que serão enviadas automaticamente a quem entrar em contato por esse canal.
DICA BÔNUS – Deixe um post fixado e programe posts de graça
Para começar com o pé direito no Facebook vale muito a pena fazer uma publicação que você queira que seus visitantes “vejam de cara”. Seja uma mensagem de “Olá, chegamos, venham nos conhecer”, uma promoção super boa ou um conteúdo interessante.
Primeiro publique essa postagem normalmente, depois role a tela inicial da página e clique nos “três pontinhos” no canto superior direito da publicação e escolha a opção “Fixar no topo da Página”. E pronto, o primeiro post que seus visitantes verão será esse!
Depois disso, planeje as próximas postagens que você deseja que seus seguidores vejam e programe gratuitamente pelo Estúdio de Criação do Facebook. Essa ferramenta é super intuitiva e vai te ajudar a planejar o conteúdo da sua página.
Para conhecer essa ferramenta clique aqui!
Agora você está pronto para turbinar seu negócio na maior rede social do mundo. Ficou com dúvida de como criar uma página no Facebook? Mande uma mensagem pra gente! Aproveite para navegar sua nova página e explore todas as suas funcionalidades.