Como começar um Blog

Como começar um blog

Com a adoção das redes sociais para comunicação com o público, a necessidade de começar um blog se torna cada vez mais rara. Por conta disso, grande parte das pessoas acaba se perdendo ao definir quando e por onde começar. Se você é uma delas, confira algumas dicas para começar um blog.

Assunto para começar um Blog

A primeira coisa que você deve definir antes de criar um blog é o assunto. Não apenas pensar “vou criar um blog sobre moda”, mas entender o público que você deseja atingir e o tipo de conteúdo que buscam.

Eu, por exemplo. Já tive um blog de humor em meados de 2012. Naquele período os memes desenhados estavam em alta, então procurei inspiração e amigos que tinham tempo para trabalhar comigo.

Por conhecer bem o público-alvo e estar imerso naquele universo, consegui atingir bons números e até mesmo monetizar o blog.

Hoje temos inúmeras ferramentas para auxiliar ao decidir o conteúdo. Entre as gratuitas, destaco o Google Trends e Buzzsumo. Apesar de serem gratuitas, não se engane. Elas são muito completas.

Google Trends

Com o Google Trends, você pode buscar o assunto que deseja escrever e verificar a tendência. Ao buscar por “roupas para cachorro”, por exemplo. Temos uma boa noção do quão procurado o tema é e qual o melhor período para focar no assunto:

Google Trends

Indico que comece o blog antes do pico em buscas, pois o Google demora um pouco para indexar.

Buzzsumo

O Buzzsumo não é totalmente gratuito, mas acredito que os recursos sem custo já são suficientes para quem está começando. Ele funciona de forma parecida com o Trends, mas foca no que têm sido compartilhado nas redes sociais.

Para utilizá-lo, basta digitar o termo e verificar quais artigos fizeram mais sucesso nas redes sociais:

Buzzsumo

Melhor plataforma para criar um blog

Com o tema decidido, chegou a hora de escolher uma plataforma. Existem dezenas delas. Plataformas gratuitas, pagas, freemium, open source que precisa de hospedagem.

Entre as mais conhecidas estão: WordPress, Blogger, WordPress.com, Tumblr, Medium,  Joomla, Wix, entre outras. Tudo depende da sua necessidade e seguimento.

Jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo em texto costumam simpatizar e aderir ao Medium, plataforma gratuita que foca totalmente em conteúdo, sem muitas personalizações. Pelo menos até a data de lançamento deste artigo.

O Tumblr costuma atender melhor o público mais jovem. A plataforma que foi adquirida pelo Yahoo em 2017 sofreu muito para se encontrar no ano seguinte, mas ao meu ver ainda possui potencial.

Para os blogs mais corporativos, o WordPress é o mais indicado. Ele não só permite que você tenha um blog com a sua cara, mas também mantém os dados em sua propriedade.

E qual a diferença entre o WordPress e o WordPress.com? A diferença é exatamente a que comentei acima. A plataforma do WordPress, disponível no WordPress.org é muito mais completa que o WordPress.com, principalmente com a possibilidade de edição e melhorias do blog. Em contrapartida, a plataforma exige que você contrate um serviço de hospedagem.

Hospedagem para blog

Caso você tenha optado por uma plataforma como o WordPress ou Joomla, chegou a hora de escolher uma hospedagem. Existem inúmeras empresas brasileiras que oferecem hospedagens com custo baixo e maior estabilidade.

As principais empresas são: Locaweb, Hostgator, Hostnet, UOL Host.

Locaweb

Uma das empresas mais conhecidas quando se trata de hospedagem aqui no Brasil. Não posso dizer que é a melhor e muito menos a pior, mas é utilizada por inúmeros sites. O que destaco dessa empresa é o suporte. Sempre me atenderam bem.

Hostgator

Minha hospedagem atual. A empresa também é conhecida no Brasil e pelo mundo afora. Possuem uma reputação boa, mas ficam um pouco atrás quando se trata de suporte. Seu diferencial fica por conta do preço.

Hostnet

Essa empresa realmente vêm me surpreendendo. Além de investirem bastante em suporte e dicas, eles possuem ótimos servidores para blogs, sites e sistemas de marketing digital. A qualidade é tão boa que eles possuem a melhor reputação do Reclame Aqui.

UOL Host

A Uol já dominou o mercado nacional, mas vêm perdendo espaço a cada dia, muito pela evolução dos concorrentes. Para quem gosta de uma empresa mais tradicional, essa é a opção. Meu primeiro domínio foi adquirido por lá.

Como escolher o nome de um blog

Para quem precisa adquirir uma hospedagem ou até mesmo para quem optou por serviços gratuitos e sem custos adicionais, uma etapa fundamental é a escolha do nome para o blog.

Para quem trabalha com internet, escolher um nome para domínio é quase instantâneo, mas quem precisa trabalhar dentro de um mesmo site por um longo período, precisa simpatizar com o próprio nome.

Se o seu blog não estiver atrelado à nenhuma empresa, procure palavras relacionadas ao conteúdo.

Um blog para falar sobre cães poderia se chamar:

  • quatropatas + .com.br ou .blog.br
  • meupet + .com.br ou .blog.br
  • adoteumpet + .com.br ou .blog.br

Mais uma vez a escolha depende da necessidade e foco do blog.

Temas para blog

Quando falamos em temas para blog, estamos falando exclusivamente de aparência. Layout.

O WordPress possui uma comunidade muito ativa e com diversos temas gratuitos disponíveis para download. O Blogger também possui temas gratuitos e pagos, Tumblr a mesma coisa. Outras plataformas também possuem temas com diversos preços para download.

Com todas essas decisões tomadas, basta criar a coragem e começar o seu blog.

Se precisar de ajuda com instalação, escolha de serviços ou até mesmo mais dicas, entre em contato.