As plataformas de mensagens online, conhecidas como chats, foram muito populares na década passada, mas aos poucos perderam sua relevância quando se trata de uso particular, dando espaço ao Messenger, ICQ e posteriormente o Whatsapp.
Apesar dessa perda de força no meio pessoal, essas plataformas continuam muito populares quando se trata do atendimento ao cliente. Basta acessar algum site de hospedagem, sistema de agendamento de consultas e até mesmo sites de imobiliárias. Diversos prestadores de serviço gostam de estar presentes e ajudar o cliente na tomada de decisão.
Hoje vou listar os principais motivos para adotar um chat e quais são suas opções.
Por que utilizar um chat em seu site
Eu sei que já falei da parte de atendimento, e isso pode ser útil, mas o que realmente difere um chat de um formulário ou até mesmo um link para contato?
Na verdade, existe uma série de fatores:
- Gera proximidade: formulários de contato são mais “frios” e diretos. O cliente preenche os dados e recebe um contato, simples assim. Já com formulários, basta preencher nome e e-mail, e pronto! O cliente já está em contato com seu atendente.
- Mantém o cliente no site: outro ponto positivo para os chats. Além de manter contato com a central de atendimento, o usuário ainda pode navegar no site na maioria das vezes.
- Possui integrações: o Whatsapp Business ainda não é tão robusto quanto os chats. Neles você consegue integrar com um CRM ou criar uma lista de e-mail marketing. Citarei outros diferenciais entre esses serviços no final do artigo.
Se isso já foi suficiente para te convencer, conheça alguns exemplos de chats para o seu site:
Chats gratuitos
Existem plataformas disponíveis para diversas demandas e alguns deles disponibilizam uma versão gratuita. Os principais são:
Zendesk Chat: um dos serviços mais populares de chat. A versão lite (gratuita) permite 1 chat simultâneo, classificação de atendimento e mantém o histórico por até 14 dias.
PureChat: o Pure oferece um dos planos mais completos para quem está disposto a investir cerca de R$ 60,00/mês. A versão gratuita disponibiliza chats ilimitados, login para até 3 operadores, customização completa e algumas integrações.
Jivochat: a solução mais prática para quem deseja contratar um chat. O Jivo não possui limite de conversas, é totalmente em português, possui versões para computadores e celulares e mantém o histórico de conversas por até 2 meses.
Chats pagos
Todos os exemplos gratuitos também possuem uma versão paga, muito mais completa que as informações acima. Além deles, existem outros chats pagos que merecem uma menção honrosa: Intercom, Olark e SnapEngage.
Chats para site em WordPress
O WordPress é a plataforma de CMS mais utilizada do mundo, ao todo, cerca de 30% de todos os sites utilizam. Visando alcançar esses usuários, alguns serviços de chat foram além e desenvolveram plugins para facilitar a nossa vida: WP-Live Chat, Tidio Live Chat e Tawk.To.
Chats VS Whatsapp
Os serviços de chat certamente perderam muito espaço com a chegada do Whatsapp no meio corporativo, mas ainda existem motivos para acreditar em chats, além das integrações citadas anteriormente.
Vantagens do chat
- É menos invasivo, pois o chat não está vinculado ao número de celular;
- A maioria dos serviços oferecem um serviço de avaliação de atendimento, sendo um diferencial quando se trata de suporte ao cliente;
- Possui protocolos de atendimento. Isso é fundamental para controlar a quantidade de clientes e a ordem que devem ser atendidos;
- É possível categorizar o tipo de atendimento. Ex: suporte, vendas, financeiro;
- Com a coleta de leads chat, pode-se criar uma segmentação dentro da sua base.
Vantagens do Whatsapp
- É o principal meio de comunicação do Brasil, todos estão lá;
- A solução é ainda melhor quando utilizada em dispositivos móveis. Basta clicar no link e o app já carrega a conversa;
- Por se tratar de uma conversa mais “descontraída”, a pessoa se sente menos intimidada para entrar em contato.
Essas são as principais características, vantagens e exemplos de chats disponíveis no mercado. Não esqueça de acompanhar as principais dicas aqui no blog.
Abraço e até a próxima!