A criação de conteúdo é uma parte muito importante quando se trata de redes sociais, mas não é a única! Estudar o público-alvo, montar um bom planejamento e entender o algoritmo do Instagram fazem muita diferença para quem deseja crescer na rede social.
Se você quer entender melhor o funcionamento do Instagram, continue nesse artigo!
O algoritmo do Instagram
Lançado em 2010 como uma rede social para compartilhamento de fotos, o Instagram rapidamente ganhou popularidade e uma vasta quantidade de conteúdo.
Nos primeiros 6 anos de vida, o feed do Instagram funcionava por ordem cronológica, ou seja, os posts apareciam de acordo com o horário da publicação, e essa proposta funcionou muito bem, mas estava se tornando inviável.
O primeiro motivo é que era difícil acompanhar todas as publicações, pois muitas pessoas exageravam para aparecer mais vezes na rede, também era comum ver 3 publicações seguidas do mesmo usuário. Além disso, várias empresas começaram a poluir a rede com a venda de produtos e serviços, foi nesse momento que a possibilidade de aderir a um algoritmo acabou se tornando uma necessidade.
O que é
Na verdade, não existe apenas um algoritmo no Instagram, mas uma série deles. São eles os responsáveis pela ordenação do Feed, Stories, Explorar, Reels, anúncios e outros recursos que a rede venha a disponibilizar futuramente.
Um algoritmo por definição, é uma regra, raciocínio ou operação que pode ser aplicada a uma quantidade de dados, permitindo solucionar determinados problemas, ou seja, no Instagram cada um deles funciona como um “robô” que capta alguma interação e define uma pontuação para ela, depois soma a interações e define o que é relevância. O mesmo algoritmo ou outro pode comparar as relevâncias entre publicações e definir quais devem ser as primeiras.
Como funcionam os algoritmos do Instagram
Em uma publicação recente, Adam Mosseri do Instagram definiu os algoritmos 3 categorias diferentes:
- Feed e Stories: são os mais utilizados para acompanhar publicações de amigos ou pessoas próximas, por isso foca nas pessoas seguidas, horário de publicação, quantidade de curtidas, duração do vídeo e localização. Outros detalhes sobre a pessoa que publicou, atividade do usuário e interação entre ambos também são analisados.
- Explorar: por ser focado na descoberta de novas contas e publicações, o explorar foca em exibir fotos e vídeos que podem ser relevantes com base nas curtidas, publicações salvas ou interações recentes. Dados da publicação, histórico, atividades e perfis são igualmente analisados.
- Reels: a classificação do Reels é similar à do Explorar, mas alguns recursos fazem a diferença, tais como a faixa de música utilizada, variedade de perfis e qualidade dos vídeos.
Confira mais detalhes na publicação original.
É possível burlar ou “hackear” o algoritmo do Instagram?
Se a sua ideia é ganhar visibilidade rápida com pouco esforço, esqueça. Apesar da explicação simples, o Instagram já está tão inteligente quanto os algoritmos do Google.
Primeiramente, não é tão fácil entender todos os critérios, pois é claro que existem outros além dos divulgados publicamente. O Facebook, por exemplo, coleta dados por meio do Pixel, uma ferramenta que analisa o tráfego de usuários no site. Em outras palavras, o tio Mark sabe o que você visita e assim consegue exibir remarketing e outros anúncios relevantes.
O segundo ponto é que o algoritmo muda com frequência. No início do ano eu publiquei um texto falando sobre a queda de engajamento de influencers, isso também já aconteceu com contas comerciais e pessoais, não é uma novidade.
Por esses fatores, não adianta comprar seguidores, likes, comentários ou visualizações. A cada dia a rede consegue detectar de maneira mais ágil o que é uma interação humana e o que vêm de um robô. Contratar um serviço desses só vai encher a sua conta com perfis irrelevantes que não irão engajar e nem mesmo contratar seus serviços.
Em vez disso, use o algoritmo do Instagram ao seu favor! Invista em planejamento para redes sociais, publique com frequência, seja original e se informe por meio de blogs, canais do Youtube e de outros perfis.