Não Consigo Vender com Tráfego Orgânico

Vender com tráfego orgânico

Algumas pessoas têm me feito a mesma pergunta nos últimos dias: Por que não consigo vender somente com tráfego orgânico?

Antes de mais nada, quero reforçar que esse artigo não tratará sobre aumento de visitas, mas sobre a falta de contato mesmo com visitas.

O problema nem sempre está na quantidade de visitas

A primeira coisa que pensamos ao não receber contato é que não temos a visibilidade necessária. Algo que nem sempre se confirma. Existem sites com mais de 25 mil acessos mensais e sem um contato sequer. Em contrapartida, existem sites com menos de 1000 visitas mensais e uma taxa de conversão de 7%.

Existem diversos problemas que podem afetar causar isso. Estratégia mal definida, artigos irrelevantes, investimentos errados e problemas técnicos.

Nada de sair desesperado mudando todos os títulos e textos do site! Antes de mais nada, vamos analisar o status da sua estratégia e encontrar soluções.

Vamos aos principais pontos para revisão:

Persona

O erro mais comum de todos. A maioria das empresas de pequeno e médio porte não levam em consideração a persona. Algumas nem possuem noção de cargo e motivos para cliente contratar o serviço.

Todas essas informações devem ser levantadas antes do trabalho de SEO.

Algumas informações importantes:

  • Cargo;
  • Idade;
  • Hábitos;
  • Onde se informa.

Essas informações são importantes para produzir conteúdo assertivo. Servem também para alinhar sua estratégia de Marketing e criar novos produtos/serviços.

Artigos irrelevantes

Esse já é um erro de estratégia, muitas vezes consequência do item anterior.

Manter conteúdo irrelevante ou desatualizado não só deixa de ajudar o site, como também prejudica. Um trabalho mal elaborado traz palavras-chave que irrelevantes para a empresa, desinforma o visitante e entrega leads que nunca fecharão um negócio.

Formas de contato: Formulários e Chats

Por mais que o site seja informativo, ele deve possuir formas de contato. Seja pela página de contato ou formulários nas páginas de serviço. O visitante precisa saber como entrar em contato e tirar dúvidas sobre o que você oferece.

De preferência, use algum chat ou serviço de mensagens como o Whatsapp, Telegram e Messenger.

Não consigo vender mesmo assim

Se você não atinge resultados satisfatórios e precisa vender em um curto período de tempo, invista em outros meios.

Abordei algumas alternativas no artigo SEO não se resume a palavras-chave. Procure uma que te atenda melhor.