Algumas pessoas têm me feito a mesma pergunta nos últimos dias: Por que não consigo vender somente com tráfego orgânico?
Antes de mais nada, quero reforçar que esse artigo não tratará sobre aumento de visitas, mas sobre a falta de contato mesmo com visitas.
O problema nem sempre está na quantidade de visitas
A primeira coisa que pensamos ao não receber contato é que não temos a visibilidade necessária. Algo que nem sempre se confirma. Existem sites com mais de 25 mil acessos mensais e sem um contato sequer. Em contrapartida, existem sites com menos de 1000 visitas mensais e uma taxa de conversão de 7%.
Existem diversos problemas que podem afetar causar isso. Estratégia mal definida, artigos irrelevantes, investimentos errados e problemas técnicos.
Nada de sair desesperado mudando todos os títulos e textos do site! Antes de mais nada, vamos analisar o status da sua estratégia e encontrar soluções.
Vamos aos principais pontos para revisão:
Persona
O erro mais comum de todos. A maioria das empresas de pequeno e médio porte não levam em consideração a persona. Algumas nem possuem noção de cargo e motivos para cliente contratar o serviço.
Todas essas informações devem ser levantadas antes do trabalho de SEO.
Algumas informações importantes:
- Cargo;
- Idade;
- Hábitos;
- Onde se informa.
Essas informações são importantes para produzir conteúdo assertivo. Servem também para alinhar sua estratégia de Marketing e criar novos produtos/serviços.
Artigos irrelevantes
Esse já é um erro de estratégia, muitas vezes consequência do item anterior.
Manter conteúdo irrelevante ou desatualizado não só deixa de ajudar o site, como também prejudica. Um trabalho mal elaborado traz palavras-chave que irrelevantes para a empresa, desinforma o visitante e entrega leads que nunca fecharão um negócio.
Formas de contato: Formulários e Chats
Por mais que o site seja informativo, ele deve possuir formas de contato. Seja pela página de contato ou formulários nas páginas de serviço. O visitante precisa saber como entrar em contato e tirar dúvidas sobre o que você oferece.
De preferência, use algum chat ou serviço de mensagens como o Whatsapp, Telegram e Messenger.
Não consigo vender mesmo assim
Se você não atinge resultados satisfatórios e precisa vender em um curto período de tempo, invista em outros meios.
Abordei algumas alternativas no artigo SEO não se resume a palavras-chave. Procure uma que te atenda melhor.