Agência de Publicidade ou Empresa: conheça a melhor opção!

Agência ou empresa

Uma das principais dúvidas dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, principalmente os formados em publicidade, programação e marketing, é se eles devem tentar entrar em empresa ou em uma agência de publicidade. Por isso quero compartilhar um pouco da minha experiência em ambos os meios.

Minha experiência em agência e empresa

Há pouco mais de 2 anos eu era responsável pela administração da empresa e por toda a parte de comunicação em uma multinacional de porte médio — sim, eu possuía muitas responsabilidades, mas isso é normal em PME. Na verdade, essa participação em todos os processos da empresa foi importante para a minha carreira, pois me deu uma visão mais comercial das coisas. Entretanto essa visão comercial acabou me mostrando que a empresa possuía certas limitações, principalmente porque a empresa não tinha intenção de investir mais em marketing digital.

Foi então que recebi uma proposta para trabalhar em uma agência especializada em SEO e Links Patrocinados. Confesso que fiquei um pouco receoso no começo, mas acabei aceitando justamente para aprender e conhecer melhor o mundo do marketing digital. Essa agência me ensinou muito sobre análise, planejamento e execução, eu finalmente pude colocar a mão na massa e fazer tudo o que eu tinha vontade. Parece um sonho, não?

Não foi bem assim… com o tempo as pessoas começaram a sair da agência, os clientes começaram a se sentir inseguros com mudanças e isso acabou me frustrando. Logo optei por trabalhar em outra agência.

Mundo novo, clientes novos e muitos desafios, minha motivação havia voltado! Foi então que eu pude aproveitar melhor o que havia aprendido e consegui trazer grandes resultados para os clientes da agência. Com o tempo, a área de SEO se tornou muito mais relevante do que era quando entrei. Entretanto a pandemia chegou, algumas pessoas saíram, clientes cancelaram e minha motivação foi embora novamente.

Foi então que recebi uma proposta para trabalhar em uma nova empresa, dessa vez uma grande e com um enorme potencial de crescimento. Não pensei duas vezes e aceitei.

O comparativo abaixo é feito com base na minha experiência em ambos os cenários.

Como é trabalhar em agência

As agências de publicidade e marketing normalmente são modernas, descontraídas e com muita diversidade. Normalmente você possuem muitas pessoas recém-formadas, com muitas ideias e força de vontade. E é importante que sejam assim, pois são elas que criam essa atmosfera dinâmica.

A maioria das agências atendem PME e por isso acabam atendendo muitos clientes. É normal ver pessoas gerenciando 20, 30 e até 40 contas. Por isso é importante saber gerenciar a agenda e mostrar resultado!

Vantagens de trabalhar em agência

  • Ambiente leve e descontraído;
  • Muitas oportunidades para aprender e aplicar ideias;
  • Chance de trabalhar com diversos segmentos;
  • Não exigem muita experiência;
  • Estrutura horizontal e de fácil acesso.

Desvantagens de trabalhar em agência

  • Pouco tempo para educar o cliente e entregar resultado;
  • Alta rotatividade na equipe;
  • Muitas vezes exigem contrato como PJ;
  • Responsabilidade por cancelamentos.

Como é trabalhar em uma empresa

Enquanto as agências são mais ágeis, as empresas são mais “travadas”. Normalmente já possuem processos definidos e uma hierarquia estabelecida. Isso pode ser bom para pessoas mais analíticas e organizadas, pois as todas as mudanças precisam de um planejamento, negociação e acompanhamento.

Outro ponto importante é que empresas menores normalmente possuem apenas um responsável por todo o marketing, enquanto as maiores possuem uma equipe com diversas responsabilidades.

Vantagens de trabalhar em empresa

  • Estrutura maior e mais organizada;
  • Benefícios e remuneração elevada;
  • Em empresas menores o poder de decisão é maior;
  • Possibilidade de acompanhar o resultado das estratégias;
  • Tempo para estudar e conhecer melhor o segmento;
  • Maior prazo para planejar e executar tarefas.

Desvantagens de trabalhar em empresa

  • Verba para marketing restrita e que necessita de aprovação;
  • Em empresas maiores o poder de decisão praticamente não existe;
  • Dependendo do segmento, o assunto pode ficar saturado (artigos, social media, etc);
  • Normalmente exigem maior experiência para entrar.

Qual é indicado para você

Se você for uma pessoa criativa e participativa, a agência pode ser a melhor alternativa. Os únicos pontos de atenção são o salário, as responsabilidades e o ambiente da empresa. Até porque ninguém quer trabalhar em empresas com crunch.

Agora se você for uma pessoa organizada que gosta de se aprofundar no assunto e precisa de estabilidade, vale a pena conferir oportunidades de uma empresa.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e que você consiga decidir entre agência e empresa.