Uma das principais dúvidas dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, principalmente os formados em publicidade, programação e marketing, é se eles devem tentar entrar em empresa ou em uma agência de publicidade. Por isso quero compartilhar um pouco da minha experiência em ambos os meios.
Minha experiência em agência e empresa
Há pouco mais de 2 anos eu era responsável pela administração da empresa e por toda a parte de comunicação em uma multinacional de porte médio — sim, eu possuía muitas responsabilidades, mas isso é normal em PME. Na verdade, essa participação em todos os processos da empresa foi importante para a minha carreira, pois me deu uma visão mais comercial das coisas. Entretanto essa visão comercial acabou me mostrando que a empresa possuía certas limitações, principalmente porque a empresa não tinha intenção de investir mais em marketing digital.
Foi então que recebi uma proposta para trabalhar em uma agência especializada em SEO e Links Patrocinados. Confesso que fiquei um pouco receoso no começo, mas acabei aceitando justamente para aprender e conhecer melhor o mundo do marketing digital. Essa agência me ensinou muito sobre análise, planejamento e execução, eu finalmente pude colocar a mão na massa e fazer tudo o que eu tinha vontade. Parece um sonho, não?
Não foi bem assim… com o tempo as pessoas começaram a sair da agência, os clientes começaram a se sentir inseguros com mudanças e isso acabou me frustrando. Logo optei por trabalhar em outra agência.
Mundo novo, clientes novos e muitos desafios, minha motivação havia voltado! Foi então que eu pude aproveitar melhor o que havia aprendido e consegui trazer grandes resultados para os clientes da agência. Com o tempo, a área de SEO se tornou muito mais relevante do que era quando entrei. Entretanto a pandemia chegou, algumas pessoas saíram, clientes cancelaram e minha motivação foi embora novamente.
Foi então que recebi uma proposta para trabalhar em uma nova empresa, dessa vez uma grande e com um enorme potencial de crescimento. Não pensei duas vezes e aceitei.
O comparativo abaixo é feito com base na minha experiência em ambos os cenários.
Como é trabalhar em agência
As agências de publicidade e marketing normalmente são modernas, descontraídas e com muita diversidade. Normalmente você possuem muitas pessoas recém-formadas, com muitas ideias e força de vontade. E é importante que sejam assim, pois são elas que criam essa atmosfera dinâmica.
A maioria das agências atendem PME e por isso acabam atendendo muitos clientes. É normal ver pessoas gerenciando 20, 30 e até 40 contas. Por isso é importante saber gerenciar a agenda e mostrar resultado!
Vantagens de trabalhar em agência
- Ambiente leve e descontraído;
- Muitas oportunidades para aprender e aplicar ideias;
- Chance de trabalhar com diversos segmentos;
- Não exigem muita experiência;
- Estrutura horizontal e de fácil acesso.
Desvantagens de trabalhar em agência
- Pouco tempo para educar o cliente e entregar resultado;
- Alta rotatividade na equipe;
- Muitas vezes exigem contrato como PJ;
- Responsabilidade por cancelamentos.
Como é trabalhar em uma empresa
Enquanto as agências são mais ágeis, as empresas são mais “travadas”. Normalmente já possuem processos definidos e uma hierarquia estabelecida. Isso pode ser bom para pessoas mais analíticas e organizadas, pois as todas as mudanças precisam de um planejamento, negociação e acompanhamento.
Outro ponto importante é que empresas menores normalmente possuem apenas um responsável por todo o marketing, enquanto as maiores possuem uma equipe com diversas responsabilidades.
Vantagens de trabalhar em empresa
- Estrutura maior e mais organizada;
- Benefícios e remuneração elevada;
- Em empresas menores o poder de decisão é maior;
- Possibilidade de acompanhar o resultado das estratégias;
- Tempo para estudar e conhecer melhor o segmento;
- Maior prazo para planejar e executar tarefas.
Desvantagens de trabalhar em empresa
- Verba para marketing restrita e que necessita de aprovação;
- Em empresas maiores o poder de decisão praticamente não existe;
- Dependendo do segmento, o assunto pode ficar saturado (artigos, social media, etc);
- Normalmente exigem maior experiência para entrar.
Qual é indicado para você
Se você for uma pessoa criativa e participativa, a agência pode ser a melhor alternativa. Os únicos pontos de atenção são o salário, as responsabilidades e o ambiente da empresa. Até porque ninguém quer trabalhar em empresas com crunch.
Agora se você for uma pessoa organizada que gosta de se aprofundar no assunto e precisa de estabilidade, vale a pena conferir oportunidades de uma empresa.
Espero que esse artigo tenha te ajudado e que você consiga decidir entre agência e empresa.