Há um certo tempo me questionei se press releases ainda são relevantes para SEO. Fiz uma busca e vi que é uma dúvida bem comum em nossa comunidade e há motivo para isso: o Google está cada vez mais criterioso com backlinks.
Você já teve essa dúvida? Não sabe o que é ou para que servem os press releases? Todas essas dúvidas serão esclarecidas neste artigo.
O que é e para que serve um press release?
O press release, também conhecido como comunicado de imprensa, é uma ferramenta de comunicação utilizada para comunicação externa, mas diferentemente de e-mails marketing, o press release é disparado apenas para jornalistas. É um trabalho focado em informar algo sobre uma empresa ou segmento.
Você pode até não ter trabalhado com press releases, mas eles estão mais presentes em seu dia-a-dia do que você imagina.
Alguns exemplos de comunicados de imprensa
O mais comum é publicar um press release informativo+comercial:
Proteção da marca: por que esse serviço é importante?
Aqui o conteúdo serve para divulgar o serviço e popularizar os termos utilizados pela empresa.
Esse já é um comunicado focado em divulgação:
Evento de arte e criatividade no RJ reúne profissionais do entretenimento
Apesar de simples, esse exemplo serve para divulgar um evento local e consolidar a marca.
Já o terceiro se trata de um press release informando sobre uma empresa
Startup aposta em registro de marcas na internet para crescer 600%
Nosso terceiro exemplo pode ser utilizado para divulgar a empresa dentro do próprio site ou encaminhando para clientes. A ideia central é passar credibilidade.
Press release conta como backlink?
Sim, os press releases contam como backlinks, mas existem dois pontos interessantes: o primeiro é que eles ajudam sua estratégia de SEO, já o segundo ponto é que nenhum deles melhora seu posicionamento.
É agora que você me pergunta: para quê vou querer backlinks que não me ajudam a ganhar posições?
A resposta é simples: tráfego. Nem tudo em SEO se baseia em posições. Para ser bem honesto, é até bom que não afete o posicionamento.
Imagine uma empresa, que não possui nenhum backlink, adquirindo 45 links misteriosamente em menos de 24 horas. Estranho, não? Por isso todos os artigos publicados com o atributo “nofollow”. Ele indica que o buscador não deve seguir aquela página.
O Google mudou um pouco a utilização deste atributo com a introdução do “ugc” e “sponsored”, mas os press releases já estão se adaptando.
Voltando ao principal benefício. Apesar de existir um atributo dizendo para o buscador não seguir, não existe nenhum efeito visual dizendo para o visitante não clicar no link. É desta forma que o seu site é beneficiado.
Tráfego auxilia o trabalho de SEO, divulgação da marca, coleta de leads e remarketing, por isso ele é tão valioso.
Press release ajuda o SEO (2019)?
Mesmo com todas as atualizações de algoritmo, introdução do BERT e diversas mudanças na forma como o Google trata backlinks, trabalhar com press release ainda funciona, e funciona muito bem.
Claro que existem formas boas e ruins de se utilizar uma ferramenta. Você pode criar um texto e ele ser completamente ignorado ou publicar um artigo viral com o link do seu site dentro de um portal de notícias. A segunda opção parece interessante, não é? Então vamos ver algumas dicas para publicar o seu próprio comunicado.
Qual a melhor maneira de criar um press release?
Existem alguns cuidados que devemos tomar ao trabalhar com comunicados de imprensa. Um deles é a quantidade exacerbada de publicações. Nem adianta pensar em atalhos para rankear ou construir autoridade.
Publicar muitos artigos dessa forma só atrapalhará sua estratégia, pois você ficará sem assunto e acabará praticando spam. O ideal realmente é publicar quando tiver algum evento ou mudança no seguimento.
As dicas que dou são as seguintes:
- Encontre um tema muito quente do segmento;
- Veja o que os concorrentes estão trabalhando e o que deixaram passar;
- Crie um título chamativo;
- Seja conciso e coeso;
- Distribua apenas para lugares relevantes;
- Se possível, parametrize as URLs desta campanha;
- Monitore os resultados.
Se der certo, repita o processo quando tiver alguma novidade.