Otimizações SEO para artigos

Otimização SEO para Artigos

Escrever bem é fundamental quando falamos em artigos para a internet, mas nem todos os textos bem escritos possuem o destaque que merecem. E um dos motivos é bem simples de corrigir, basta seguir a lista de otimizações SEO deste artigo.

Esse checklist foi montado pensando em otimização on page para conteúdo e se divide em 9 tópicos: objetivo. palavra-chave, meta tags, heading tags, URL, imagens, tamanho do texto, legibilidade e naturalidade, outros fatores.

Se você precisa de um checklist técnico, confira essa planilha.

Objetivo

Antes de iniciar qualquer pesquisa, entenda melhor a proposta do texto. É informativo? Comercial? Focado em conversão?

A partir desse entendimento, veja com o responsável pela pauta qual é a palavra-chave (ou defina uma).

Palavra-chave

Tão importante quanto a anterior, é a responsável pelo assunto do texto. Existem diversos fatores que identificam uma palavra-chave interessante, volume de busca, concorrência, dificuldade para rankear. Pode ser uma head tail, long tail. Por isso palavra-chave deve ser escolhida durante o planejamento da pauta.

A partir desse ponto, basta seguir as etapas abaixo.

Meta tags

São basicamente as tags que definem como seu artigo aparecerá no Google. Um artigo sem título ou com um já existente (dentro do seu site) tem grandes chances de ser descartado pelo buscador.

Já a descrição serve para chamar a atenção de quem passa pela SERP. Caso não defina, um trecho do seu texto será utilizado como descrição. Seguem abaixo os tamanhos ideais:

  • Title: máximo de 40 caracteres, pois será somado ao nome do site, chegando a 50~55 caracteres. Precisa possuir a palavra-chave, de preferência no começo. Ex: “Canaleta: O que é e para que serve”;
  • Description: 120 a 155 caracteres. Utilize alguma chamada para a pessoa ler o artigo, algo como “confira nosso artigo”, “entenda melhor o assunto” e afins. O uso da palavra-chave também é importante.

Heading Tags – H’s

As tags de inter título servem para melhorar a distribuição do texto e legibilidade. Por consequência, o Google as utiliza para compreender do que seu texto se trata.

  • H1/Nome do Post: O título do seu artigo. Não precisa utilizar exatamente o mesmo texto do Title, na verdade é recomendável trabalhar uma abordagem diferente. Ex: O que é canaleta?
  • H2: Possuir pelo menos 1 com a palavra-chave;
  • H3: Só pode existir no texto se for inserido após um H2. O contexto dele também deve estar dentro do H2. Ex: H2 – Tipos de canaleta, H3 – Canaleta de alumínio;
  • H4: Desnecessário para SEO e raramente utilizado dentro de artigos com menos de 2000 palavras.

Otimizações de URL

Um endereço otimizado passa mais confiança e localiza melhor o usuário. Ex: site.com.br/p=123  não diz sobre o que o conteúdo se trata, já site.com.br/camiseta-gola-v é autoexplicativo. Isso também ajuda durante o compartilhamento.

  • A URL ou Slug deve conter a palavra-chave, de preferência no começo, como no Meta Title;
  • Não ultrapasse 60 caracteres, por isso a relação com o meta title;
  • Evite a repetição de palavras. Ex: site.com.br/alianca-de-noivado-e-de-casamento.  Opte por algo como site.com.br/alianca-noivado-casamento.

Imagens

Quem está acostumado com a mídia tradicional às vezes não dá a devida atenção a esse recurso tão importante. As imagens acrescentam recursos ao conteúdo e facilitam a compreensão do leitor, como em infográficos.

  • Todos os artigos devem conter pelo menos 1 imagem. O arquivo deve ser salvo sem espaços, caracteres especiais ou acentos. Ex: climatizacao-no-brasil.jpg;
  • Ao inserir no artigo, defina também o Título da Imagem (title) e Texto Alternativo (alt).

Tamanho de texto e naturalidade

Inúmeros “especialistas” dizem que todos os textos devem conter no mínimo 2000 palavras. Eu digo o contrário, palavras não são qualidade. Não adianta trabalhar com 8000 palavras se o texto não fizer sentido.

  • Durante o planejamento, veja se existem tópicos e subtópicos para explorar. Confira também a concorrência e fontes disponíveis;
  • Ao revisar os textos, preste atenção na naturalidade da palavra-chave e fluidez do texto. Se algo parecer forçado, retire;
  • Sempre entregue o que foi prometido no título. Exemplo: 6 Formas de economizar energia elétrica.
    Se você prometeu 6 formas, cumpra.

Legibilidade

De nada adianta um texto otimizado, mas com um parágrafo de 20 linhas. Por mais que o posicionamento seja bom, dificilmente o texto será lido. Tenha sempre em mente que os textos disputam com redes sociais, jogos e outros produtos de entretenimento. Objetividade, coerência e coesão precisam ser os pilares de qualquer texto.

Existem algumas mudanças que podem melhorar esse ponto:

  • Inter títulos: O tópico abordado acima é de extrema importância. Até mesmo para esse ponto do texto.
  • Negrito: Já teve impacto direto em SEO, hoje só ajuda na leitura;
  • Listas: Melhoram legibilidade e agilizam o entendimento;
  • Palavras de transição: Também conhecidas como partícula de transição. Enfim, afinal e assim são bons exemplos;
  • Parágrafos curtos: Ajuda o leitor a se localizar de maneira mais simples. Facilita a leitura em F.

Outros fatores de SEO

Existem algumas otimizações desejáveis que são indicadas pelo Yoast, Moz, SEMrush e diversos especialistas. Algumas passam mais link juice, outras servem para passar mais credibilidade às informações do texto. Segue a lista:

  • A palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo;
  • Todos os artigos devem possuir pelo menos 1 link interno e se possível 1 externo. Este último serve para passar credibilidade em dados fornecidos no artigo. Muito cuidado para não linkar concorrentes;
  • O link interno também deve ser apresentado próximo ao H2 ou H3 e não pode conter a palavra-chave do artigo como âncora. Trabalhar um termo no texto e linkar para outra página diminui as chances de rankeamento.

Leia mais sobre SEO

As dicas disponíveis aqui são apenas um começo. Existem diversos artigos e cursos disponíveis na internet. O artigo de cursos para jornalistas pode ajudar bastante.