A gestão estratégica é um tema que está sempre em alta devido à sua importância e aos seus resultados transformadores. O que antes era conhecido como Balanced Scorecard (BSC) deu lugar para o OKR. Mas o que ele significa?
Sabemos que lidar com estratégias e com a gestão de uma empresa é algo complexo, essa dificuldade é uma das causas dos fechamentos das empresas.
Sendo assim, a maior dificuldade quando falamos de estratégia é transformar as estratégias e os objetivos em algo palpável e mensurável para a organização, e justamente aqui o OKR entra em ação.
O que é OKR?
Basicamente, o OKR é um sistema orientado por metas e por objetivos que é muito utilizado em grandes empresas como a Google e o Walmart, por exemplo, sendo completamente diferente dos métodos de gestão tradicional.
O OKR, do inglês Objectives and Key Results, pode ser entendido como os objetivos e resultados-chave, alinhando estes objetivos e direcionando os esforços de toda a empresa para obter resultados.
Por meio deles, é possível ter uma maior clareza acerca das prioridades do negócio e dos objetivos da empresa.
Sendo assim, os OKRs são compostos por 02 (dois) elementos, sendo eles:
- Objetivos (O), que são qualitativos e descrevem onde a sua empresa deseja chegar, e essa descrição deve ser feita de forma clara e muito bem orientada, para que todos compreendam de maneira simples;
- Resultados-chaves (KR), que são quantitativos e podem ser entendidos como as metas que impactam diretamente no alcance dos objetivos.
Ou seja, enquanto os objetivos são claros, direcionados e concisos, os resultados-chaves são direcionados para a verificar se o objetivo foi alcançado, dentro de um determinado período.
Quais as diferenças entre OKR e KPI
É bastante comum que os conceitos sejam confundidos, já que ambos lidam com estratégias e com a mensuração de resultados. Entretanto, os conceitos são distintos.
Enquanto os OKRs são voltados para o alcance dos objetivos maiores a partir de uma abordagem simples e focada em resultados, os KPIs são os indicadores das ações que estão sendo realizadas.
Assim, podemos dizer que a principal diferença entre os dois conceitos é que os OKRs são voltados para o alcance das metas, enquanto os KPIs são voltados para a mensuração da performance dos indicadores estratégicos.
Alguns exemplos de OKR
Perceba que os OKRs são uma ferramenta excelente de gestão e comunicação organizacional, auxiliando o alinhamento das estratégias e o direcionamento da equipe. Para você compreender melhor, trouxemos alguns exemplos.
Digamos que o seu objetivo principal (O) seja construir uma conquistar novos clientes, e para isso, os resultados-chave serão:
- Firmar 12 parcerias para link building;
- Contratar 3 influencers;
- Aumentar a visita de novos usuários em 20%.
Vamos utilizar outro exemplo, onde o objetivo principal (O) é ter o melhor blog dentro do seu nicho de atuação. Sendo assim, os resultados-chaves (KR) serão:
- Aumentar em 25% o número de assinantes do blog;
- Ter 20% a mais de tempo gasto na página X;
- Aumento de 15% em compartilhamentos dos conteúdos do blog.
Perceba que todos os resultados-chaves são quantificados e claros, tendo a descrição de parâmetro, quantidade e tempo para a execução destes resultados, fazendo com que o objetivo maior seja alcançado.
Sendo assim, é possível perceber que os OKRs podem maximizar os resultados da sua organização e trazer diversos benefícios.
Benefícios de se definir OKRs
A implementação dos OKRs pode trazer vários benefícios, onde o principal deles é a criação de estratégias efetivas e o real alcance dos objetivos. Além disso, podemos listar como benefícios dos OKRs:
- Agilidade;
- Foco nos resultados;
- Alinhamento das estratégias, principalmente no que se trata dos objetivos e da maneira que eles serão alcançados;
- Engajamento da equipe, que estará ciente dos motivos da mudança e de como ela se dará, participando efetivamente da execução da estratégia;
- Facilidade no processo de aplicação, já que as suas fases não são complexas nem longas;
- Transparência em todo o processo, já que a equipe participa de todas as fases;
- Foco no crescimento;
- Resultados efetivos e reais;
- Aprendizado e crescimento contínuo, aprimorando as estratégias e o modelo de negócio;
- Melhoria na comunicação entre a direção e a equipe.
É possível notar que os OKRs não melhoram apenas as estratégias, mas sim o negócio em sua totalidade.
Ditos os seus benefícios, fica o questionamento: como implantar essa metodologia em sua empresa?
Como implantar
De maneira simples e descomplicada, você pode implementar os OKRs da seguinte forma:
- O primeiro passo para implantar os OKRs em sua empresa é definir os seus objetivos organizacionais, de modo que eles sejam qualitativos, claros e ambiciosos, porém alcançáveis e executáveis.
- Em seguida, você irá escolher quais os resultados-chaves, que são ações quantificadas e mensuráveis.
- Sabendo quais são os seus objetivos, você pode definir pelo menos 3 objetivos que a sua empresa deseja alcançar. E lembre-se: para cada objetivo, você pode definir entre 2 a 5 resultados-chaves, os quais devem possibilitar o alcance dos objetivos.
- Também é importante destacar que todo processo de mudança deve ser comunicado, e por isso, a sua equipe deve participar efetivamente de todo o processo de criação de objetivos.
- Sendo assim, realize reuniões e alinhe os objetivos com a equipe, para que todos saibam do que o processo se trata e os reais motivos dessa mudança.
É essencial que os objetivos e resultados sejam mensurados, melhorando continuamente e fazendo com que a sua empresa seja cada vez melhor.
Conclusão
Tal como precisamos de direção, as empresas também devem ter um direcionamento, e este é o principal objetivo da implementação dos OKRs.
Entretanto, devemos lembrar que não basta apenas criá-los. Eles devem ser executados e revisados constantemente, para que a empresa não fique estática.
Por isso, é essencial que a sua empresa esteja por dentro das tendências e do que está acontecendo no mercado, e pensando nisso, a Bluelinks tem conteúdos exclusivos para que você aprenda mais sobre marketing digital!