O termo UX (User Experience) ganhou força nos últimos anos, a demanda por profissionais da área cresceu e o conhecimento exigido também aumentou consideravelmente. Com isso, novos termos também ganharam força, entre eles a navegabilidade e interatividade.
Confira neste artigo as principais diferenças entre eles e algumas dicas para melhorar a navegação no seu site.
Qual a diferença entre usabilidade, interatividade, acessibilidade e navegabilidade?
São tantos termos novos que fica fácil confundir, principalmente quando não se está inserido no marketing ou design. Para entender melhor a diferença entre eles, vamos tentar definir o que é a palavra e dar alguns exemplos.
Usabilidade
Esse termo se refere à facilidade de se utilizar o site, ou seja, a disposição de menus, botões, cores, nomes e tudo que pode auxiliar na forma como o usuário usufrui do site.
O profissional da área normalmente cria algumas versões de uma tela e valida com uma série de usuários utilizando testes A/B, mapas de calor e outros tipos de acompanhamento.
Interatividade
A interatividade está próxima do tópico anterior, pois é trabalhada em botões e alguns links. No entanto, ela foca em gerar interação, enquanto o profissional possui algumas formas para atingir esse objetivo, como testar cores, tamanhos de fonte, ícones, aumentar imagens e outras formas de tornar aquela ação interessante.
Muitas vezes, a ausência de interação é conhecida como rejeição, o que dá origem à “taxa de rejeição”.
Acessibilidade
Construir uma internet acessível, sem barreiras e com acesso para todos, é basicamente o objetivo da acessibilidade. Em outras palavras, qualquer pessoa com mobilidade reduzida ou problemas cognitivos e visuais precisa ter uma experiência agradável, assim como usuários que não enfrentam essas dificuldades.
WCAG são as diretrizes da W3C para garantir que todos possuam uma boa experiência, entre elas estão os assistentes de navegação, possibilidade de aumentar letras, designs adaptados e muitos outros.
Navegabilidade
O quarto e último termo diz respeito à forma como o usuário navega no site. Em outras palavras, uma boa navegabilidade serve para facilitar a chegada do usuário em determinada página e ela pode ser melhorada por meio de uma reestruturação de menu, criação de links e utilização de nomes mais compreensíveis.
Qual a importância de ter um site com boa navegação?
Uma boa navegação é o sonho de qualquer profissional de UX e SEO, isso acontece porque ela consegue agregar valor à jornada de compra do usuário e também traz alguns benefícios quando falamos em otimização de sites.
A boa navegação facilita o entendimento do Google sobre qual assunto cada página se refere e quando feita constantemente, melhora também as chances das novas URLs serem descobertas e indexadas.
Teste de navegação
A forma mais simples de realizar testes desse tipo é por meio do método A/B, ele consiste em utilizar duas versões de uma página com uma base limitada de usuários em cada versão.
De preferência, é melhor dar orientações simples e claras, por exemplo: adicione o Smartphone X no carrinho.
Acompanhe o processo (se possível) para ambas as versões e depois colha o feedback dos usuários.
Como melhorar a navegabilidade?
Existem diversas formas de melhorar a navegabilidade, algumas delas já foram abordadas ao longo do texto, mas o checklist inicial para se seguir é esse:
- Crie um menu fixo, intuitivo e conciso;
- Exiba um breadcrumb ao longo da navegação do usuário;
- Utilize links internos contextuais ao invés do velho “clique aqui”;
- Adicione uma barra de busca;
- Crie categorias e subcategorias que façam sentido para o usuário;
- Acompanhe as buscas feitas no site por meio do Google Analytics;
- Utilize uma ferramenta de mapa de calor;
- Atualize os links em destaque com base nas páginas mais acessadas.
Quem é o responsável por essa melhoria?
Garantir uma boa navegabilidade depende de vários profissionais, desde o designer até o redator do site, todos precisam entender a organização, como melhorar e acompanhar os resultados.
Procure por mais referências e leve esse ponto para discutir com a sua equipe!
Nos vemos no próximo artigo!