Fazer SEO não é fácil e essa dificuldade têm aumentado gradualmente. Na maioria das vezes, para não dizer sempre, o responsável pela otimização entende mais sobre determinada parte do trabalho. Seja da parte técnica (código, servidor), analítica ou conteúdo.
Mas existe um fator importante que todos eles precisam: ferramentas. Divulgar sites e programas é um dos objetivos que tracei quando criei esse site e também será o objetivo deste post.
Encontrar ferramentas certas para o trabalho leva tempo, ainda mais quando se trata dos milhões de extensões existentes na Chrome Web Store, por isso existem centenas de artigos indicando extensões para SEO, Ads e marketing.
No entanto, muitas dessas ferramentas são muito similares. Por isso, vou facilitar um pouco as coisas para quem está começando e listar apenas o essencial.
Auditoria on page — SEOquake
A otimização on page é o início de tudo. É onde começamos e por incrível que pareça é onde os erros são mais comuns. O SEOquake ajuda muito nesse quesito.
Essa ferramenta do SEMRush permite verificar Title, Meta Description, URL, cabeçalhos, links internos e externos, servidor, cache, quantidade de compartilhamentos, backlinks (com SEMRush), densidade de palavras-chave, robots.txt, sitemap, schema, AMP e muitos outros itens que normalmente checaríamos manualmente.
Auditoria off page — Mozbar
Quando falamos em ferramentas para SEO é difícil não mencionar a Moz. A empresa é uma das pioneiras do setor e é referência quando se trata de analisar autoridades, pois seu cálculo é chega próximo ao pagerank atualizado.
A Mozbar foi lançada para atender toda a comunidade de SEO. Ela pode ser utiliza gratuitamente e de forma bem simples: basta fazer uma busca no próprio Google e visualizar a autoridade das páginas (PA).
Se preferir, também é possível abrir o site e visualizar a sua autoridade de domínio (DA).
Existem outros recursos integrados com a plataforma da Moz que permitem analisar um domínio mais a fundo.
Análise de tecnologia — Wappalyzer
Essa extensão é uma daquelas que não te ajudam a melhorar o site diretamente, mas facilitam a analisar concorrentes e potenciais clientes.
O Wappalyzer permite analise de plataforma CMS, blog, ferramenta de estatística, reprodutor de vídeo, linguagens de programação, CDN, banco de dados, biblioteca e outra série de tecnologias utilizadas atualmente.
Verificação de tags — Tag Assistant
Nada consegue ser pior do que realizar uma série de otimizações e não conseguir mensurar o resultado. Pior ainda quando essa mensuração não pode ser executada por uma falha humana.
O Tag Assistant ajuda a prevenir esse erro. Veja quais tags do Google estão instaladas, tais como o Analytics, conversão e remarketing (Ads), Tag Manager, Foodlight do Doubleclick e outras.
Informação — Save to Pocket
Um outro fato sobre todos os SEOs é que consumimos muita informação. Artigos em blogs, livros, vídeos, podcasts, tudo que puder ajudar na hora de otimizar nossos sites. Por isso, o Pocket é essencial na hora de organizar informações interessantes. A extensão disponível para chrome permite salvar qualquer link na sua conta do Pocket ou se preferir, na sua conta do Feedly, essa é outra ferramenta que costumo utilizar.
Precisa de outras extensões para o Chrome?
Procurei resumir ao máximo as ferramentas úteis para otimizar sites. Claro que existem muitas outras, basta realiar uma busca simples na web e você encontra centenas.
Se preferir, teste outras extensões e troque de acordo com a necessidade.
Esqueci de alguma ferramenta ou conhece uma melhor? Indique!